Questões de Arquivologia - Teoria e Abordagem Arquivística para Concurso

Foram encontradas 654 questões

Q2483519 Arquivologia
Segundo Marques (2011), a partir do século XVI, houve uma considerável evolução no âmbito dos arquivos, desde a especialização de diferentes instituições públicas, perpassando o fortalecimento da monarquia e a forte curiosidade histórica, até o surgimento das novas tecnologias. Em relação aos conceitos, teorias e princípios arquivísticos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A Revolução Francesa marcou a trajetória da Arquivologia por meio da hierarquização dos depósitos, nacionalização, centralização dos arquivos e a concepção dos arquivos nacionais.
( ) O princípio da impessoalidade é o primeiro princípio basilar da Arquivologia e surgiu no século XII, na Europa.
( ) De acordo com Schellenberg (2006), os arquivos são órgãos colecionadores, enquanto as bibliotecas são órgãos receptores.
( ) A necessidade prática de incrementar a eficiência governamental, conforme descreve Schellenberg (2006), foi um dos fatores que levaram o Brasil a criar seus arquivos, ao contrário da França e Inglaterra, que incrementaram seus arquivos em razão das práticas de guerra.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FUNDATEC Órgão: CREMERS Prova: FUNDATEC - 2024 - CREMERS - Arquivista |
Q2452379 Arquivologia
Segundo Rhoads (1986), a divisão do Programa Geral de Informação da Unesco estabeleceu o Records Archives Management Program (RAMP), e os elementos básicos do referido programa refletem os temas gerais do Programa de Informação Geral e contribuem com eles. Com base no RAMP, analise as afirmações abaixo:

1. O RAMP, de acordo com Rhoads (1986), compreende uma sequência de projetos, estudos e outras atividades destinadas ao estabelecimento de normas, regras, métodos e outros instrumentos normativos para tratamento e transferência de informação especializada.
2. O objetivo principal do RAMP, como descreve Rhoads (1986), foi satisfazer melhor as necessidades dos Estados Membros, em particular os países desenvolvidos, dentro dos campos especializados da gestão de documentos e arquivos.
3. A formulação de políticas e planos de desenvolvimento está entre os elementos básicos do RAMP, conforme observa Rhoads (1986).
4. Entre as fases do ciclo total de vida dos documentos citadas pelo RAMP, como aponta Rhoads (1986), estão a fase de classificação, avaliação e descrição de documentos de arquivo.
5. De acordo com Rhoads (1986), um programa de gestão de documentos é importante, porque os documentos são os instrumentos básicos com os quais se executam funções e processos e, se os documentos são bem geridos, o governo compreenderá sua eficácia.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q2390857 Arquivologia

Julgue o item que se segue.


Os arquivos tornam-se referência privilegiada para tomadas de decisão baseada em precedentes. Em outras palavras, são a base para a administração e para toda a jurisdição que não tenha um respaldo baseado em um corpo jurídico. 

Alternativas
Q2390845 Arquivologia

Julgue o item que se segue.


A intenção de um arquivo é ser o espelho da sociedade que o constituiu, o conserva e o explora para fins exclusivamente econômicos.

Alternativas
Q2383869 Arquivologia
Para Schellenberg (1974), as repartições públicas que produzem uma quantidade excessiva de documentos podem diminuir essa quantidade
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: E
5: A