Questões de Enfermagem - Fisiologia do Sistema Respiratório para Concurso

Foram encontradas 115 questões

Q2478782 Enfermagem
Em um possível caso clínico em onde o paciente recém-nascido apresenta frequência respiratória de 10 IRPM, o diagnóstico será que ele está com?
Alternativas
Q2478437 Enfermagem
NÃO é finalidade da nebulização:
Alternativas
Q2456749 Enfermagem
Um paciente com hiperpneia apresenta uma respiração 
Alternativas
Q2424406 Enfermagem

Na avaliação do aparelho respiratório é importante identificar as anormalidades na frequência e no ritmo. Considere as afirmativas como (V) para verdadeiras e (F) para falsas, sobre os tipos de anormalidades na frequência e no ritmo respiratório.


( ) Hiperpneia é a respiração rápida e superficial. Está presente em casos de doenças pulmonares restritivas, dor torácica, distúrbios do diafragma e alcalose metabólica,

( ) Bradipneia é a respiração lenta e superficial. Ocorre fisiologicamente durante o sono e em atletas.

( ) Apneia é a ausência de movimento respiratório.

( ) Respiração de Kussmaul é também denominada atáxica, caracteriza-se por ser irregular.

( ) Respiração de Cheyne-Stokes também chamada de dispneia periódica corresponde a períodos de respiração lenta e superficial que gradualmente vai se tornando rápida e profunda.


A sequência correta, de preenchimento das lacunas, é:

Alternativas
Q2424402 Enfermagem

A ausculta pulmonar permite avaliar o fluxo aéreo pela árvore traqueobrônquica, e consiste em ouvir os ruídos torácicos com o diafragma do estetoscópio durante todo o ciclo respiratório. Sobre esta técnica propedêutica, considere as afirmativas.


I) Os sons respiratórios normais resultam da transmissão de vibrações produzidas pela movimentação do ar nas vias respiratórias. São denominados de som traqueal, som brônquico, murmúrio vesicular e som broncovesicular, e não se modificam com a tosse.

II) Crepitações ou estertores finos são sons bolhosos mais graves, de maior duração, audíveis no início da inspiração e ao longo da expiração.

III) Roncos são sons mais agudos, de maior duração, audíveis ao longo da expiração, com predomínio nesta última fase, e não se modificam com a tosse.

IV) Sibilos são ruídos musicais ou sussurrantes, mais agudos, de maior duração, audíveis na inspiração e ao longo da expiração e que não se modificam com a tosse.


Estão corretas,

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: B
5: D