Questões de Concurso Público Prefeitura de Maringá - PR 2024 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 9 questões

Q2438837 Terapia Ocupacional
Após um Acidente Vascular Cerebral (AVC), um paciente pode apresentar qual tipo de alteração com o aumento do tônus muscular?
Alternativas
Q2438846 Terapia Ocupacional
Com relação à atuação do terapeuta ocupacional junto a pacientes com lesões medulares, qual das alternativas a seguir apresenta informações CORRETAS?
Alternativas
Q2438848 Terapia Ocupacional
De acordo com os estudos da Dr.ª Jean Ayres, a Integração Sensorial é descrita como o processo neurológico que organiza as sensações do corpo e do ambiente, permitindo o uso eficaz do corpo no ambiente. Esse processo, que é neurológico e inconsciente, coordena as sensações (audição, visão, tato, gustação, olfato, movimento, gravidade e posição), permitindo-nos agir e reagir adequadamente. A Integração Sensorial fornece as informações essenciais para capacitar o corpo e a mente, integrando todas as nossas sensações e dando-lhes significado. Ao descascar e comer uma laranja, você a sente com as mãos, cheira, observa com os olhos e saboreia com a boca. Essas informações combinadas proporcionam a experiência completa de comer uma laranja. As bases neurais da Integração Sensorial de Ayres definem a capacidade de lidar de forma adaptativa com o ambiente físico, envolvendo atividades como vestir-se, usar talheres, brincar, escrever, construir, dirigir um carro, modificar o ambiente para atingir um objetivo específico e ganhar a vida. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

I – Segundo a Dra. Jean Ayres, a práxis é a base para lidar com o ambiente físico de forma adaptativa.

II – O indivíduo não necessita ser avaliado em sua práxis no contexto terapêutico, apenas nas observações clínicas não estruturadas.

III – A práxis é uma construção centralizada na integração sensorial de Ayres, compreendendo três componentes (ideação, planejamento motor e execução).

IV – Realizada a avaliação de práxis, é dado o diagnóstico de dispraxia.

V – A práxis não é avaliada pela terapia ocupacional, apenas pela equipe multiprofissional.
Alternativas
Q2438851 Terapia Ocupacional
Qual das seguintes opções é mais crítica para manter um campo visual estável na vida cotidiana?
Alternativas
Q2438856 Terapia Ocupacional
A mão é uma parte essencial do membro superior, desempenhando suas funções de acordo com os comandos provenientes do cérebro e da medula espinhal. Esse processo ocorre por meio do plexo braquial, abrangendo o ombro, o braço e o antebraço. Para garantir um desempenho adequado, é fundamental que haja pleno funcionamento das funções sensoriais e motoras. Do ponto de vista funcional, é impossível separar essas partes, pois é a integração delas que resulta em um órgão de execução e informação excelente. Como nossas mãos transmitem ao cérebro grande quantidade de informações armazenadas ao longo da vida, entendemos que a função manual é fundamental para a realização das atividades cotidianas, seguindo padrões determinados. Assinale a alternativa que apresenta os principais nervos da mão e do punho.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: A
5: C