Questões de Concurso Público Prefeitura de Xaxim - SC 2019 para Farmacêutico/Bioquímico

Foram encontradas 5 questões

Q1739042 Farmácia
Nos pacientes com infecção urinária, o laboratório pode ser muito importante no diagnóstico e especialmente na definição do tratamento a ser prescrito.
Assinale a alternativa correta em relação a esta temática.
Alternativas
Q1739048 Farmácia
O hemograma completo proporciona a avaliação dos três componentes principais do sangue periférico.
Assinale a alternativa correta em relação a esta temática.
Alternativas
Q1739049 Farmácia
Assinale a alternativa correta sobre os testes de identificação bacteriana.
Alternativas
Q1739050 Farmácia
A sífilis é uma infecção de caráter sistêmico, causada pelo Treponema pallidum, e que, quando não tratada precocemente, pode evoluir para uma enfermidade crônica com sequelas irreversíveis em longo prazo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre os testes utilizados no diagnóstico da Sífilis.
( ) A pesquisa do T. pallidum por microscopia de campo escuro pode ser realizada tanto nas lesões primárias quanto nas secundárias da sífilis. ( ) Todas as técnicas de microscopia utilizando materiais corados para a detecção do T. pallidum, como o método Fontana-Tribondeau, apresentam sensibilidades inferiores à microscopia de campo escuro. ( ) O VDRL (do inglês Venereal Disease Research Laboratory) baseia-se no uso de uma suspensão antigênica composta por uma solução alcoólica contendo cardiolipina, colesterol e lecitina purificada e utiliza soro inativado como amostra. ( ) Como os anticorpos detectados são produzidos exclusivamente como consequência da sífilis e de outras doenças treponêmicas, o teste não treponêmico confirma a infecção pelo Treponema pallidum. ( ) Nos testes não treponêmicos, especialmente na sífilis secundária, quando há baixa produção de anticorpos, podem ocorrer resultados falso-negativos em decorrência do fenômeno de prozona.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q1739051 Farmácia
No Brasil, a tuberculose (TB) ainda se constitui como um grave problema de saúde pública, o que demanda medidas para prevenir o adoecimento por TB, como o tratamento da infecção latente para pessoas com maior risco de adoecimento. Neste contexto, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose possui uma política de expansão da utilização da prova tuberculínica (PT).
Analise as afirmativas abaixo sobre esta prova.
1. A PT baseia-se em uma reação de hipersensibilidade cutânea após a aplicação da tuberculina por via intradérmica, e a leitura é realizada 24 a 48 horas após a aplicação, podendo ser estendida até 56 horas. 2. A tuberculina é um produto obtido de um filtrado de cultivo de sete cepas selecionadas do Mycobacterium tuberculosis esterilizado e concentrado. Trata-se de um líquido injetável límpido, incolor ou levemente amarelado. 3. O teste sofre interferência da vacinação BCG e de micobactérias não tuberculosas, mas não sensibiliza não infectados, mesmo que repetido várias vezes. 4. Quanto mais próximo de 5 mm se situar o ponto de corte, a sensibilidade será maior e diagnosticará mais infectados por Mycobacterium tuberculosis, o que pode elevar o número de falsos-positivos, perdendo a especificidade. 5. Para a leitura da PT deve-se medir a área endurada com uma régua após a palpação. Não se deve esticar a pele e nem pressionar a régua no local do endurado. 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: D
4: A
5: E