Questões de Concurso Público Câmara Municipal de São Paulo - SP 2024 para Consultor Técnico Legislativo - Medicina Clínica Geral

Foram encontradas 2 questões

Q2361993 Medicina
Uma servidora de 50 anos, assintomática, apresenta ao longo dos últimos meses alterações laboratoriais em um padrão de colestase. Em relação à avaliação por métodos de imagem avalie as assertivas a seguir.
I. A avaliação não-invasiva por imagem do fígado e da árvore biliar é mandatória em todos os pacientes com evidência bioquímica de colestase.
II. Usualmente a ultrassonografia do abdome é o primeiro exame de imagem a ser realizado a fim de excluir obstrução biliar extra-hepática.
III. A ausência de dilatação do ducto biliar indica que a causa da colestase deve ser intra-hepática, enquanto a dilatação dos ductos sugere a avaliação de causas extra-hepáticas.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2361994 Medicina
Servidora, 55 anos, em investigação por uma síndrome de colestase há um ano.
Ela procura novamente o posto de atendimento médico da Câmara Municipal de São Paulo, por um quadro de prurido cutâneo, sem evidência de lesões dermatológicas elementares.
Você prescreve uma medicação sintomática, propõe cuidados locais e observa o seguinte perfil laboratorial recentemente solicitado por outro colega.
Laboratório: aspartato aminotransferase (AST): 90 UI/L; alanina aminotransferase (ALT) :80 UI/L; bilirrubina total: 0,7 mg/dL; fosfatase alcalina: 520 UI/l; gama glutamil-transferase: 243 UI/l; albumina 4,5 mg/dL; globulina 1,5 mg/dL; HbsAg negativo, anti-Hbc negativo; anti-HBS positivo; anti-HCV negativo; anticorpo anti-nuclear (FAN): negativo; anti músculo-liso: negativo; anti-LKM tipo 1: negativo; anticorpo anti-mitocôndria: 1/400.
Em relação ao caso clínico, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B