Questões de Concurso Público TJ-RJ 2024 para Programa de Residência - Áreas de Tecnologia da Informação

Foram encontradas 4 questões

Q2370382 Arquitetura de Software
O ciclo de vida natural de um software abrange as seguintes fases: concepção, construção, implantação, implementações, maturidade, declínio, manutenção e descontinuidade. Estas fases são comumente descritas como fase de requisitos, projeto, implementação, teste e manutenção. 

Entre os vários ciclos de vida de software descritos, o mais relevante é: 
Alternativas
Q2370383 Arquitetura de Software

Com relação ao modelo incremental do ciclo de vida do software, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).



(   ) O ciclo de vida incremental é um modelo de desenvolvimento de software que divide o projeto em incrementos entregues ao usuário de forma sequencial. 


(   ) O ciclo de vida incremental é um modelo iterativo, pois cada incremento é desenvolvido e entregue ao usuário, e então o processo é repetido para o próximo incremento. 


(   ) O ciclo de vida incremental é um modelo mais eficiente do que o modelo em cascata, pois permite que o software seja entregue ao usuário mais rapidamente.



As afirmativas são, respectivamente, 

Alternativas
Q2370385 Arquitetura de Software
Com relação à arquitetura de software em camadas, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(   ) A arquitetura de software em camadas é uma arquitetura que divide o software em camadas, cada uma com uma responsabilidade específica. 
(   ) A arquitetura de software em camadas é uma arquitetura que facilita a manutenção e evolução do software, pois cada camada pode ser desenvolvida e mantida independentemente das outras camadas.
(   ) A arquitetura de software em camadas é uma arquitetura que é sempre a melhor escolha para qualquer tipo de software.

As afirmativas são, respectivamente, 
Alternativas
Q2370388 Arquitetura de Software
Relaciones as desvantagens dos microsserviços com seus respectivos conceitos.

1. Complexidade do projeto
2. Complexidade da rede
3. Persistência de dados
4. Testes de integração

(   ) Desenvolver aplicativos com arquitetura de microsserviços pode atrasar o processo de obtenção de feedback, pois nem todos os serviços podem ser testados completamente antes de serem implantados em um servidor de teste ou de produção
(   ) Microsserviços precisam acompanhar onde os serviços são implantados e o número total de instâncias implantadas, para que, quando uma nova instância de um serviço específico for criada, o tráfego possa ser redirecionado de forma adequada. Isolar o estado de um serviço específico para que ele não seja compartilhado ou duplicado é extremamente difícil.
(   ) Com um monólito, tudo acontece em um único processo, então não se precisa fazer muitas chamadas para outros serviços. Ao dividir partes do seu aplicativo em microsserviços, se precisará fazer uma chamada de rede, o que pode causar problemas, especialmente se vários serviços precisarem se comunicar entre si, resultando em efeitos semelhantes aos do pingue-pongue em termos de solicitações de rede.
(   ) Refatorar um módulo separado dentro do monólito geral é uma opção mais fácil do que dividir uma parte do seu aplicativo em um microsserviço, pois não há como voltar atrás depois de dividir um serviço.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: D