Questões de Concurso Público Prefeitura de Jundiaí - SP 2022 para Professor II - Arte
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“Nossa concepção de história da arte não é linear mas pretende contextualizar a obra de arte no tempo e explorar suas circunstâncias. Em lugar de estarmos preocupados em mostrar a chamada “evolução” das formas artísticas através do tempo, pretendemos mostrar que a arte não está isolada de nosso cotidiano, de nossa história pessoal.” (Barbosa, 2001)
O excerto do livro de Barbosa, demonstra uma perspectiva da Abordagem Triangular que propõe que
Heitor Villa-Lobos institui o canto orfeônico nas escolas públicas brasileiras no início dos anos 1930. Como referência para o canto orfeônico, Villa-Lobos teve influência de métodos ativos de educação musical de caráter nacionalista, em especial, aquele que propunha a utilização de material folclórico da própria terra, a ênfase no ensino da música por meio do canto coral e o uso da manossolfa. Essas características eram fundamentais na proposta de
As atividades que propõe podem ser executadas dentro ou fora da sala de aula, com grupos de qualquer faixa etária e com ênfase no som ambiental. Essas atividades tanto podem ser utilizadas dentro do currículo específico de música como em atividades extraclasse ou mesmo fora da escola e funcionam como uma espécie de “guerrilha cultural” na qual brincar com sons, montar e desmontar sonoridades, descobrir, criar, organizar, juntar, separar e reunir são fontes de prazer e levam à compreensão do mundo por critérios sonoros. (Adaptado de Fonterrada, 2008)
Essa caracterização indica a proposta de ensino musical de
Segundo Spolin (1992), no que diz respeito à espontaneidade necessária para o desenvolvimento da atuação a partir de jogos, a expectativa de julgamento por parte do professor em relação ao proposto aos alunos tem impacto sobre os trabalhos de atuação.
Para a autora, o julgamento, por parte do professor-diretor
Segundo Marques (2002), para Rudolf Laban a função da dança na escola é