Questões de Concurso Militar CBM-RJ 2024 para Cadete do Corpo de Bombeiro
Foram encontradas 8 questões
Q2463512
História
Os primeiros contatos entre os índios e os portugueses foram
marcados pelo escambo, que permitia aos colonos receberem
mantimentos e mão-de-obra para a extração de pau-brasil, e
mesmo para trabalho nas lavouras.
(FRAGOSO, João; FLORENTINO, Manolo; FARIA, Sheila de Castro. A economia colonial brasileira (séculos XVI – XIX). São Paulo: Atual, 1988. p. 34)
O escambo foi uma prática largamente utilizada pelos portugueses em seu contato com os indígenas na primeira metade do século XVI. Mas não foi a única. Nesse sentido, para descrever a complexidade das relações entre portugueses e indígenas, é necessário considerar
(FRAGOSO, João; FLORENTINO, Manolo; FARIA, Sheila de Castro. A economia colonial brasileira (séculos XVI – XIX). São Paulo: Atual, 1988. p. 34)
O escambo foi uma prática largamente utilizada pelos portugueses em seu contato com os indígenas na primeira metade do século XVI. Mas não foi a única. Nesse sentido, para descrever a complexidade das relações entre portugueses e indígenas, é necessário considerar
Q2463513
História
Diante do avanço dos exércitos soviéticos, não havia mais dúvida
quanto aos resultados da guerra. Por essa razão, os líderes dos
três países que lutavam contra a Alemanha nazista sentiram
necessidade de reordenar a condução da luta e pensar em
acordos para depois de findar a guerra. Mas a razão mais
importante que levou os três aliados a se reunirem foi uma mútua
desconfiança que já existia. Desde o início da guerra, Stalin tinha
sérias desconfianças de que os ocidentais queiram empurrar a
Alemanha contra a União Soviética. Com o desenrolar da guerra e
a formação da linha contra a Alemanha nazista a União Soviética
passou a desconfiar que tanto ingleses como norte-americanos
poderiam assinar uma paz em separado com Hitler. Agora, depois
das avassaladoras vitórias dos exércitos soviéticos, em quem
começava a desconfiar de uma paz em separado eram os ingleses
e americanos.
(PEDRO, Antônio. A Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Atual, 1994. p. 50-51).
A partir da interpretação do texto, podemos afirmar que
(PEDRO, Antônio. A Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Atual, 1994. p. 50-51).
A partir da interpretação do texto, podemos afirmar que
Q2463514
História
O abolicionismo foi um movimento político que defendia o fim da
escravidão e do comércio de escravos. Tal movimento
desenvolveu-se a partir dos ideais iluministas do século XIX,
ganhando milhares de adeptos que, junto com escravos e
escravas, lutaram pelo fim da escravidão em diversos países
americanos. No Brasil não foi diferente.
(SANTOS, Ynaê Lopes do. História da África e do Brasil afrodescendente. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. p. 241).
O avanço da luta abolicionista no Brasil se relaciona ao contexto histórico em que se destaca
(SANTOS, Ynaê Lopes do. História da África e do Brasil afrodescendente. Rio de Janeiro: Pallas, 2014. p. 241).
O avanço da luta abolicionista no Brasil se relaciona ao contexto histórico em que se destaca
Q2463515
História
A razão iluminista apresenta-se aos seus adeptos como um
instrumental crítico que se dirige a cada indivíduo naquilo que
possui de mais íntimo e essencial – sua consciência racional de ser
humano. Mais que convencer ou persuadir, com argumentos
racionais, trata-se de trazer à tona, em cada um, essa capacidade
ou essa essência racional, comum a todos: pensar por si mesmo,
“sair da menoridade para a maioridade”, tal é a palavra de
ordem.
(FALCON, Francisco Calazans. Iluminismo. São Paulo: Ática, 1986. p. 37)
No que diz respeito ao impacto do Iluminismo no pensamento europeu do século XIX, é correto afirmar que
(FALCON, Francisco Calazans. Iluminismo. São Paulo: Ática, 1986. p. 37)
No que diz respeito ao impacto do Iluminismo no pensamento europeu do século XIX, é correto afirmar que
Q2463516
História
“Praticar o espiritismo, a magia e seus sortilégios, usar de talismã
e cartomancias para despertar sentimentos de ódio ou amor,
inculcar cura de moléstias curáveis ou incuráveis, enfim para
fascinar e subjugar a credulidade pública”, como diz o artigo 157,
do Código Penal de 1890, eram práticas condenadas pela lei e
pela própria crença da sociedade no Brasil republicano.
Desde a promulgação desse Código Penal e ao longo do século XX, inúmeros acusados de serem maus espíritas, macumbeiros ou pais de santo foram levados à prisão em quase todos os estados da federação. No Rio de Janeiro, não foi diferente. Mas quem eram os praticantes do espiritismo, da magia e de seus sortilégios perseguidos pela polícia em uma cidade cuja crença em espíritos e feitiçarias ocorria entre pessoas de todas as classes? Como eram descobertos?
(MAGGIE, Yvonne. FIGUEIREDO, Luciano (org). Raízes africanas. Rio de Janeiro: Sabin, 2009. p. 50)
O fragmento de texto trata da relação entre Estado e populações negras na nascente República brasileira.
O conceito que melhor define essa relação é
Desde a promulgação desse Código Penal e ao longo do século XX, inúmeros acusados de serem maus espíritas, macumbeiros ou pais de santo foram levados à prisão em quase todos os estados da federação. No Rio de Janeiro, não foi diferente. Mas quem eram os praticantes do espiritismo, da magia e de seus sortilégios perseguidos pela polícia em uma cidade cuja crença em espíritos e feitiçarias ocorria entre pessoas de todas as classes? Como eram descobertos?
(MAGGIE, Yvonne. FIGUEIREDO, Luciano (org). Raízes africanas. Rio de Janeiro: Sabin, 2009. p. 50)
O fragmento de texto trata da relação entre Estado e populações negras na nascente República brasileira.
O conceito que melhor define essa relação é