Enem e Vestibulares

Enem 2021: inscrições são abertas

| Por

Foram abertas as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados devem se inscrever na página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 14 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 85,00.

Como se inscrever

No ato da inscrição, o participante deve informar o número do CPF e a data de nascimento, além de escolher o modelo de prova que deseja realizar, se será a impressa ou digital.

Os "treineiros", estudantes que fazem o exame somente para autoavaliação de conhecimentos, poderão se inscrever somente para o Enem impresso. Ao todo, 99 municípios receberão o Enem digital, com um total de 101.100 vagas para esta versão.

De acordo com o Inep, os participantes que se identificam e querem ser reconhecidos socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) podem solicitar o tratamento pelo nome social, no período de 19 a 23 de julho, pela página do participante.

Provas

As versões impressa e digital do Enem 2021 serão aplicadas nos mesmos dias, 21 e 28 de novembro de 2021. O exame consistirá em 4 provas objetivas e uma redação.

🎯 Guia de estudo: o que estudar para o Enem 2021

Cada prova objetiva será composta de 45 questões de múltipla escolha sobre os seguintes temas:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Matemática e suas Tecnologias

No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia haverá as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática. A aplicação nos dois dias terá 5 horas e 30 minutos de duração.

📝 28 participantes tiraram nota máxima na redação do Enem 2020

Enem digital

Os examinandos que optarem pela versão impressa do exame vão realizar as provas presencialmente, seguindo a mesma logística do Enem impresso. Não haverá prova em casa ou realizada por meio de computador pessoal.


Principais informações sobre o Enem 2021:


O Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais definidos pelo Inep.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Nara Boechat Equipe Graduada em jornalismo, com pós-graduação em marketing digital. Trabalha há mais de 10 anos com produção de conteúdo digital, com passagem pelos jornais O DIA e EXTRA e rádio CBN.