Questões de Concurso
Comentadas sobre tipologia em comunicação social
Foram encontradas 15 questões
Leia o texto a seguir sobre tipografia e relacione a primeira coluna com a segunda.
O conhecimento da anatomia tipográfica proporciona o fundamento para a comunicação concisa e consistente com o público. A capacidade de distinguir uma face, fonte ou família tipográfica é essencial para o desenvolvimento do senso estético de comunicadores e designers. À medida que o vocabulário tipográfico é dominado, torna-se mais fácil a escolha de um tipo de letra para comunicar significado e destacar a mensagem visual.
(Adaptado de CLAIR, K. e BUSIC-SNYDER, C. Manual de tipografia: a história, a técnica e a arte. Bookman, 2009, p. 151)
I – Serifa.
II – Tracking.
III – Kerning.
IV – Entrelinhamento.
V – Justificado.
A – Espacejamento entre as palavras, é utilizado para mudar a textura visual de um texto.
B – Também chamado de leading, refere-se ao espaço vertical entre as linhas e promove a fluidez do texto ao longo da página.
C – É o texto alinhado em ambos os lados, esquerdo e direito, da coluna, fazendo com que o parágrafo tenha o aspecto de bloco.
D – Aperto do espaço entre as letras, tem o objetivo de facilitar a leitura da palavra e de evitar que os tipos se toquem na impressão ou na tela.
E– Leve extensão no início e no fim do traço de uma
letra, desenhada em ângulo reto ou obliquamente
através do braço, haste ou cauda do caractere.
No que concerne aos impactos de aportes tecnológicos aplicados na preparação de originais e no processo gráfico em geral, julgue o item subsequente.
Atualmente, as fontes gráficas são criadas exclusivamente
em meio digital, o que torna inadequado o emprego da
expressão tipografia digital, uma vez que o termo tipografia
designa a disposição de tipos de chumbo em uma
composição organizada em chapas metálicas.
Com relação a elementos que possibilitam a legibilidade, julgue o item a seguir.
O uso da tipografia serifada é desejável, pois os tipos
sem serifa prejudicam a legibilidade do texto, embora
não o tornem necessariamente ilegível.
Julgue o item a seguir, relativos à classificação dos tipos nos projetos gráficos.
Apesar de sua breve duração, o tipo de fonte criado
por Gutenberg, classificado como gótico, que cedeu lugar
ao tipo old style, ainda hoje é utilizado quando se pretende
ressaltar os valores tradicionais.
Julgue o item a seguir, relativos à classificação dos tipos nos projetos gráficos.
A maioria das pessoas consegue distinguir entre duas fontes
semelhantes, mas não percebe uma mudança de meio ponto
(0,175 mm) no tamanho de uma letra, embora isso não afete
a legibilidade do texto.
Julgue o item a seguir, relativos à classificação dos tipos nos projetos gráficos.
A facilidade na leitura está mais associada à forma da letra
que se está acostumado a ler, embora haja estudos que apontem
o tipo serifa como o mais fácil para a leitura
Julgue o item a seguir, relativos à produção gráfica de edições.
O editor deve realizar a escolha do tipo de fonte textual
mais adequado à publicação, tarefa que faz parte da definição
do projeto gráfico.
A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa, visando-se à diminuição das barreiras de entendimento do conteúdo. Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das áreas de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto com o uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem.
Uriá Fassina Firmino. A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia. Internet: <www.uel.br> (com adaptações).
Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.
A família tipográfica é o conjunto de caracteres que possuem
as mesmas características de desenho, independentemente de
suas variações de peso, inclinação e corpo.
A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa, visando-se à diminuição das barreiras de entendimento do conteúdo. Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das áreas de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto com o uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem.
Uriá Fassina Firmino. A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia. Internet: <www.uel.br> (com adaptações).
Os três gêneros de comportamento para a tipografia são texto, informação e imagem, os quais apresentam em comum a legibilidade como fator crítico, uma vez que se relacionam igualmente à legibilidade de conteúdo e à intencionalidade da comunicação.