Questões de Design Gráfico - Diagramação e Editoração para Concurso
Foram encontradas 200 questões
Levando em consideração que a diagramação pode ser considerada como uma arte do equilíbrio, analise as afirmativas e assinale com V para verdadeiras ou F para falsas.
( ) O equilíbrio de uma composição é alcançado apenas quando os elementos são distribuídos simetricamente.
( ) Equilibrar contrastes de tons, cores e tamanhos é importante para uma diagramação eficaz da página.
( ) Um diagrama (grid) permite ao diagramador criar diferentes composições contendo uma grande variedade de elementos sem, no entanto, fugir da estrutura pré-determinada.
( ) A perspectiva é uma ilusão e, não, um retrato fiel da realidade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
No programa Adobe Photoshop, diversos filtros criam efeitos variados, indo desde a reprodução das pinceladas em pinturas aquareladas até as distorções dos mais diversos tipos.
Quais desses filtros reproduzem a impressão de relevo?
As imagens vetoriais são as geradas a partir de construções geométricas de formas, diferente das bitmap (mapa de bits), construídas por uma unidade básica. Em relação a esses tipos de imagens, é correto afirmar:
O material utilizado pelo método de encadernação conhecido como lombada canoa é
De acordo com Caldwell e Zappaterra (2014), no design editorial, é necessário construir fundações sólidas, desde a escolha do formato, da criação das grades (ou grids) ao uso da hierarquia, por exemplo, pois elas são importantes para garantir o fluxo e o ritmo de uma publicação durante um trabalho que sofre constantes mudanças. Tendo em vista um projeto de design dessa natureza, analise as assertivas a seguir:
I. Os diagramas de uma coluna funcionam bem em documentos simples. Já projetos para publicações com hierarquia complexa ou que integrem textos e imagens, diagramas de múltiplas colunas (quanto mais colunas, mais flexível o diagrama) ou modulares são mais indicados.
II. Em softwares como o InDesign, uma imagem “colada” sobre a página pode ser “embutida” no arquivo para que uma cópia seja armazenada. Assim, a opção recomendada é vinculá-la, para que o arquivo de imagem original permaneça como cópia única e quaisquer mudanças posteriores sejam reproduzidas automaticamente na página.
III. Em projetos para publicações digitais, as larguras de coluna podem ser variáveis, ou seja, o aplicativo de leitura ajusta o texto automaticamente conforme a largura da tela e sua orientação, a partir das definições contidas na linguagem CSS do documento web.
IV. Outra questão editorial importante, tanto em projetos editoriais impressos quanto digitais, é o controle de órfãs e viúvas. Para tanto, alguns ajustes são recomendados, como os de kerning ou tracking, ou quebras de linha, remoção de palavras e hifenização.
V. Entre os fatores de design editorial que constituem a identidade de uma publicação, estão a construção da repetição e do fluxo. Se dão na forma de tons, alinhamentos, estrutura de grade, posicionamento da tipografia, cores e tamanhos, entre outros, que permitem ao designer criar um fluxo consistente, mas com margem para variações e fluidez, pois a repetição em cada página é raramente desejável.
Quais estão corretas?
I - Kerning é o processo de ajuste de espaço entre dois caracteres específicos.
II - Tracking é o processo de ajuste de espacejamento horizontal simultâneo entre todos os caracteres de uma palavra, grupo de letras ou mesmo das palavras de um bloco de texto.
III - Entrelinha (leading) se refere ao espacejamento vertical entre as linhas do texto.
Das afirmativas acima:
I - Colunas com menos de 30 toques, quando justificadas geram poucas hifenizações.
II - Textos justificados devem preferencialmente ser hifenizados, evitando assim espacejamentos excessivos entre as palavras.
III - Uma colunagem entre 50 e 80 toques com justificação via de regra produz uma mancha de texto mais uniforme, com menor número de hifenizações, proporcionando maior conforto na leitura.
Das afirmativas acima:
A esse respeito, analise as explicações a seguir.
I. O principal objetivo da diagramação editorial é facilitar a leitura e compreensão de conteúdo em publicações como livros, revistas, jornais e outros materiais informativos.
II. Na diagramação publicitária, a ênfase está na comunicação persuasiva e no impacto visual.
III. A diagramação publicitária lida com materiais mais curtos e focados, como anúncios, cartazes e folhetos.
Está correto o que se afirma em
I. O grid organiza o conteúdo de maneira automática, com apenas um clique.
II. Ao alinhar textos e elementos visuais de acordo com o grid, a leitura se torna mais fluida e agradável para o espectador.
III. O uso de um grid facilita o posicionamento do texto já que é ele quem define quais fontes serão utilizadas no projeto.
Está correto o que se afirma em
( ) A hierarquia visual ajuda a destacar elementos importantes, como títulos, subtítulos e chamadas.
( ) Permite organizar o conteúdo de forma lógica e fácil por isso deve ser aplicada apenas na página de sumário.
( ) Ajuda os leitores a entenderem a estrutura do material, identificando seções e subseções.
( ) Contraste de cor, tamanho e estilo não são utilizados para definir a hierarquia visual.
As afirmativas são, respectivamente,
Segundo Collaro, 2007, o tipo de papel e a gramatura; se o arquivo será encaminhado fechado em alta resolução ou aberto; o número de cores na frente e no verso e, se houver, na capa; o formato aberto e o formato fechado; se as imagens estão prontas para a reprodução gráfica; a tiragem."
O texto acima apresenta informações mínimas para preparar um(a):
Assinale a opção que apresenta os três formatos mais comuns utilizados na definição para diagramação de um jornal, segundo Collaro, 2007.
Em um projeto complexo de design gráfico que envolve a criação de uma identidade visual corporativa, um profissional utiliza o Photoshop, Illustrator e InDesign. Considerando o uso avançado de recursos disponíveis na suíte de softwares da Adobe, como utilização de grep styles, a gestão de cores ICC e a criação de vetores com malhas gradientes e blend modes.
A partir do caso apresentado, como esses recursos específicos podem ser empregados de forma integrada para garantir a coesão e a eficiência na entrega de um projeto de design gráfico de alto nível?
No processo de design gráfico, a síntese é uma técnica importante para a comunicação eficaz. Considere a criação de um banner que deve combinar elementos de tipografia, paleta de cores restrita e iconografia minimalista para transmitir uma mensagem sobre conservação ambiental.
Neste caso, a síntese é aplicada para
Imagine um maestro conduzindo uma orquestra, onde cada
instrumento tem seu lugar e momento para brilhar. No
universo do design gráfico, os grids atuam como esse
maestro. Qual é o papel principal dos grids neste cenário
artístico?