Questões de Medicina - Clínica Médica Humana para Concurso
Foram encontradas 508 questões
Acerca da pesquisa científica, dos estudos epidemiológicos e de conhecimentos correlatos julgue o item subsequente.
Estudos de coorte, apesar de terem custo elevado e exigirem logística complexa para sua realização, apresentam a capacidade de estudar múltiplos desfechos e múltiplas exposições.
A respeito de Hemorragia Digestiva Alta (HDA), sua epidemiologia, conceitos e condutas médicas, julgue o item que se segue.
Intoxicações exógenas ou alimentares que resultam em vômitos repetidos podem levar a HDA devido à Síndrome de Mallory-Weiss.
Julgue o item relativo ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), incluindo suas definições e conceitos.
Mesmo com o advento da terapia antirretroviral (TARV), trata-se da complicação respiratória mais comum.
Em relação a Tromboembolismo Pulmonar (TEP), sua apresentação clínica, epidemiologia e algoritmos diagnósticos, julgue o item subsecutivo.
A tríade clássica que ocorre na maioria dos casos de TEP consiste em dispneia, dor torácica pleurítica e hemoptise, sendo a dispneia o sintoma mais frequentemente relatado.
Com base nesse caso clínico hipotético, julgue o próximo item.
Depreende-se do quadro que o paciente apresenta distúrbio misto: acidose metabólica e acidose respiratória.
Considerando o quadro clínico apresentado, bem como os conceitos que ele suscita sobre distúrbios de hemostasia, julgue o item subsequente.
São distúrbios de hemostasia primária qualitativo: Trombastenia de Glanzmann, Síndrome de Bernard-Soulier, uremia, e paraproteinemias como Macroglobulinemia de Waldenström e Mieloma Múltiplo.
A respeito de Síndromes Paraneoplásicas (SP), sua epidemiologia, conceitos e assuntos correlato, julgue o item.
Em pacientes do sexo feminino, com 22 anos de idade, que apresentam encefalite por anticorpo contra N-metil-D-aspartato (NMDA) e respondem bem ao tratamento, é aconselhável realizar o rastreamento para teratomas ovarianos uni ou bilaterais.
A respeito de Síndromes Paraneoplásicas (SP), sua epidemiologia, conceitos e assuntos correlato, julgue o item.
São exemplos de SPs endócrinas: hipercalcemia por excesso de PTHrP, hiponatremia por aumento de vasopressina, síndrome de Cushing, mas não as que cursam com diarreia ou hipermobilidade intestinal.
A respeito de Síndromes Paraneoplásicas (SP), sua epidemiologia, conceitos e assuntos correlato, julgue o item.
Epidemiologicamente os tumores carcinoides e neuroendócrinos como o carcinoma de pulmão de pequenas células juntos são a causa mais comum de SPs.
A respeito de Síndromes Paraneoplásicas (SP), sua epidemiologia, conceitos e assuntos correlato, julgue o item.
A SP indica condições clínicas cuja causa podem ser tanto tumores benignos quanto malignos, mas que não estão relacionadas diretamente com efeito de massa e nem com a invasão do tumor primário.
Considerado o texto de caráter apenas informativo e considerando a relevância do tema, bem como conhecimentos e conceitos correlatos, julgue o item a seguir.
As indicações para a determinação do índice tornozelo-braquial incluem pessoas com idade entre 50 e 69 anos que são tabagistas diabéticos. Além disso, em indivíduos com idade superior a 70 anos, um valor superior a 0,9 no índice tornozelo-braquial indica a presença de doença arterial periférica, representando um maior risco cardiovascular.