Questões de Medicina - Saúde do Adulto na Atenção Básica para Concurso

Foram encontradas 18 questões

Q2548829 Medicina
Homem, 29 anos, comparece à consulta médica por queixa de dores em quadril e em região lombar crônicas de início insidioso há três anos. Refere rigidez matinal e alívio da dor com exercício físico. Nega melhora ao repouso. Traz radiografia com sinais de sacroileíte. Teste de Schober positivo. Exames laboratoriais com taxa de hemossedimentação (VHS) e proteína C reativa (PCR) elevadas. Presença do antígeno de histocompatibilidade HLA-B27. Diante desse quadro clínico, qual é a principal hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q2496561 Medicina
Carlos, 45 anos, visita sua unidade de saúde local pela primeira vez após se mudar para a área. Durante a consulta, o médico foca em estabelecer um plano de cuidados abrangente. Para isso, deve refletir no princípio da atenção primária à saúde de
Alternativas
Q2487005 Medicina

        Uma paciente com 50 anos de idade procurou um serviço médico para avaliação clínica de rotina. Ela informou se sentir saudável e negou a presença de sintomas; nunca fumou ou fez uso de bebidas alcoólicas; não pratica exercícios físicos e disse ter uma alimentação normocalórica. O pai dela é portador de hipertensão arterial e a mãe faz tratamento para diabetes. O exame físico dessa paciente mostrou peso de 90 kg e altura de 1,60 m. Os exames laboratoriais realizados na consulta mostraram glicemia de jejum de 200 mg/dL e hemoglobina glicada de 8%. O hemograma, o lipidograma e as funções renal, hepática e tireoidiana apresentaram resultados dentro do limiar de normalidade. Sorologias para hepatite e HIV foram negativas.         


Acerca desse quadro clínico hipotético, julgue o item que se segue. 


A idade da paciente e a presença de obesidade são fatores que excluem o diagnóstico de diabetes melito do tipo 1. 

Alternativas
Q2460109 Medicina
Homem 46 anos de idade, tabagista 20 anos/maço, queixa-se de tosse produtiva há alguns meses, “chiados” esporádicos e dispneia ao subir mais de dois lances de escada. Ao exame físico, apresenta tórax em barril, sibilos e roncos à ausculta respiratória, ausência de ictus e bulhas cardíacas abafadas.

Nesse caso, a abordagem diagnóstica mais custo-efetiva é: 
Alternativas
Q2452048 Medicina
A Dengue é hoje a arbovirose mais importante do mundo. Ela pode apresentar-se segundo um amplo espectro de manifestações clínicas, desde quadros assintomáticos até formas graves, choque e óbito. É considerado sinal de alarme na Dengue: 
Alternativas
Q2390147 Medicina
Paciente, 20 anos, mulher, relata que, quando vai realizar coleta de sangue, fica muito estressada ao ver aquela situação. Ela afirma sentir palpitação, sudorese e escurecimento de vista que, na maioria das vezes, evolui para síncope, rapidamente retornando ao seu estado normal de consciência. A patologia associada a esse quadro é 
Alternativas
Q2369753 Medicina
Analise as afirmativas a seguir: 

I. Com aumento da expectativa de vida as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) destacam-se como importante desafio de saúde pública, principalmente pela alta morbidade que causam.
II. Estas doenças podem provocar sérios graus de incapacidade que afetam tanto os hábitos de vida e o bemestar do indivíduo, quanto à economia do país.
III. Dentre as DCNT relacionadas ao envelhecimento estão as demências, que se destacam como causas principais de comprometimento funcional e da qualidade de vida do idoso.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2360763 Medicina
Texto 7A2-I   

    Maria, de 48 anos de idade, recém-divorciada e com 2 filhos adolescentes, procurou a UBS preocupada com quadro de diarreia havia 5 dias. O episódio atual começou no dia em que assinou o divórcio, mas já é o quinto episódio no último ano. Refere fadiga e polifagia no mesmo período. Nega uso de medicações, exceto lactulose, que usa ao menos duas vezes por mês. Encontra-se logorreica e com tremores de extremidades. Urina clara e frequente. PA = 130x82mmHg, FC = 92, BRNF em 2Tss, MV+ s/ RA, TEC>3s, pulsos radiais presentes e simétricos, e extremidades frias. 
Ainda com relação ao caso clínico apresentado no texto 7A2-I, assinale a opção que apresenta a conduta terapêutica correta. 
Alternativas
Q2360762 Medicina
Texto 7A2-I   

    Maria, de 48 anos de idade, recém-divorciada e com 2 filhos adolescentes, procurou a UBS preocupada com quadro de diarreia havia 5 dias. O episódio atual começou no dia em que assinou o divórcio, mas já é o quinto episódio no último ano. Refere fadiga e polifagia no mesmo período. Nega uso de medicações, exceto lactulose, que usa ao menos duas vezes por mês. Encontra-se logorreica e com tremores de extremidades. Urina clara e frequente. PA = 130x82mmHg, FC = 92, BRNF em 2Tss, MV+ s/ RA, TEC>3s, pulsos radiais presentes e simétricos, e extremidades frias. 
Em relação ao caso clínico apresentado no texto 7A2-I, assinale a opção que apresenta a estratégia correta para estabelecer o diagnóstico da paciente em tela. 
Alternativas
Q2320930 Medicina
A insuficiência renal crônica é mais comum em adultos jovens, enquanto a insuficiência renal aguda é mais comum em idosos.
Alternativas
Q2299804 Medicina
A atenção à saúde deve se responsabilizar pela prestação de cuidados abrangentes a todos os indivíduos que procuram cuidados médicos, bem como por providenciar a prestação de serviço de outros profissionais de saúde, sempre que necessário, cuidando do indivíduo no contexto da família e da comunidade. É clinicamente competente para prestar a maior parte dos seus cuidados de forma ampla e abrangente, sendo também os cuidados continuados. Já a atenção especializada, limitam o acesso de seus serviços com base em idade, sexo ou diagnóstico. Dos fundamentos básicos da atenção à saúde abaixo, qual alternativa NÃO se enquadra nos princípios da atenção primária e da medicina e comunidade:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFSCAR Órgão: UFSCAR Prova: UFSCAR - 2023 - UFSCAR - Médico |
Q2298777 Medicina
A Política Nacional de Atenção Básica, a PNAB, tem na Saúde da Família sua estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. Para a execução da Estratégia Saúde da Família, os profissionais de saúde são organizados em equipes de Saúde da Família. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a composição mínima de uma equipe de Saúde da Família: 
Alternativas
Q2172512 Medicina
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é o tumor benigno mais comum em homens e sua incidência está relacionada 
Alternativas
Q1622646 Medicina
A UBS recebeu, como demanda espontânea, um usuário inscrito na Saúde da Família de uma determinada região, queixando-se de tosse pouco produtiva e persistente, com períodos intermitentes de febre baixa vespertina há quatro meses. Relata que seu pai, dependente de álcool, apresenta quadro de tosse produtiva intensa. Com base nos princípios da Atenção Básica, a conduta apropriada seria:
Alternativas
Q1276109 Medicina

N.M.J, 45 anos, procura a unidade básica de saúde próxima a sua moradia, desejando avaliação de uma lesão cutânea. O paciente foi avaliado pela enfermeira de sua equipe, informado que o médico da equipe não faz avaliações cutâneas, e que seria gerado um encaminhamento para o dermatologista, com um tempo médio de espera de três meses.


Assinale a alternativa que apresenta a diretriz da atenção básica que foi CONTRARIADA no caso descrito.

Alternativas
Q1122164 Medicina
Homem, 22 anos, procura seu médico de família por queixa de hiperemia ocular iniciada há dois dias. Dos cenários a seguir, o mais sugestivo do diagnóstico de conjuntivite é:
Alternativas
Q1122159 Medicina
Jovem é trazido pelos pais para atendimento ambulatorial com queixa de lesões pruriginosas papulares em braço e tronco, com escoriações e algumas lesões com trajeto linear pouco elevado. Das opções a seguir, qual é a mais indicada no tratamento da escabiose, no Brasil?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Médico ESF - PMAQ-AB |
Q1050579 Medicina
Cefaleias são queixas comuns nos ambulatórios de saúde da família. Alguns sinais de alarme podem aparecer juntamente com a queixa de cefaleia e devem chamar a atenção do profissional de saúde:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: D
5: B
6: A
7: A
8: C
9: C
10: E
11: D
12: C
13: A
14: D
15: C
16: C
17: C
18: E