Questões de Veterinária - Clínica Médica para Pequenos Animais para Concurso

Foram encontradas 673 questões

Q3041606 Veterinária

O Tumor Venéreo Transmissível (TVT) canino é classificado como uma das neoplasias mais frequentes em cães, principalmente naqueles que são semidomicialiados, errantes e que não são castrados. É uma neoplasia de células redondas ou mesenquimais, que acontece através da transplantação de células tumorais durante o coito ou lambedura. Mas também pode acontecer por contato com a área do animal contaminado. Em relação ao tumor venéreo transmissível, com qual medicamento é preconizado o tratamento quimioterápico citotóxico?

Alternativas
Q3034549 Veterinária
O veterinário foi chamado para atender em uma propriedade, com ocorrências recorrentes de bovinos que estavam aparecendo mortos. De acordo com o proprietário da fazenda, ele viu pelo menos 2 animais, aparentemente sadios, caírem subitamente ao chão, em decúbito esternal e logo em seguida em decúbito lateral e morrerem em questão de poucos minutos, fazendo movimento de pedalagem e com respiração ofegante. Dito isso, assinale a alternativa que condiz com o quadro apresentado pelos animais.
Alternativas
Q3029524 Veterinária
Com o passar do tempo, no período Neolítico, o homem provoca uma revolução social com o domínio das técnicas de cultivo e de domesticação de animais. Dessa forma, passa a se fixar em um lugar, cultivar alimentos e criar animais para o seu consumo, garantindo sua sobrevivência. Ao modificar seus hábitos, o homem causa uma evolução na sociedade que pode ser observada em vários registros históricos. Esse processo de domesticação, segundo Araujo e Zanetti (2019), iniciou com qual animal?
Alternativas
Q3028748 Veterinária
A respeito dos métodos de controle populacional de cães e gatos, é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Ano: 2017 Banca: UFES Órgão: UFES Prova: UFES - 2017 - UFES - Médico Veterinário |
Q2788998 Veterinária
Um filhote de cão da raça labrador retriever, com três meses de idade, foi levado ao médico veterinário apresentando vômito, hiporexia e apatia há três dias. Ao exame físico, foi observada dor à palpação abdominal e, em exame de imagem, foram constatados pregueamento e presença de gás em alças intestinais. Para o caso descrito, a suspeita diagnóstica é de
Alternativas
Q2718769 Veterinária

O proprietário de um gato macho, castrado e com seis anos de idade, relata que o animal sofre com estomatites e quadros de diarreia frequentes, que melhoram com a administração de antibióticos, mas apresentam recidivas recorrentes. O proprietário relata livre acesso do animal à rua e a presença de lesões, provavelmente devido a brigas com outros gatos. No exame clínico e hemograma, o veterinário observa que o animal está febril, com anemia, leucopenia e linfopenia acentuadas. A conduta mais adequada neste caso é

Alternativas
Q2700657 Veterinária

Um cão pitbull de 5 anos foi atendido com histórico de queda intensa de pelo, descamação de pele, intolerância ao exercício e apatia. No exame físico, observou-se temperatura corporal 37,0ºC, frequência cardíaca 72 bat./min, frequência respiratória 20 mov./min, alopecia simétrica, hiperpigmentação cutânea e prurido discreto. Frente ao caso, analise as alternativas a seguir e assinale a que apresente a sua suspeita clínica e o exame confirmatória que poderia ser solicitado para confirmação do caso:

Alternativas
Q2690423 Veterinária

A síndrome de Cushing ou hiperadrenocorticismo é um distúrbio endócrino comum em cães adultos e idosos, sendo caracterizada por diversas anormalidades clínicas e bioquímicas, que ocorrem devido a uma exposição crônica a concentrações excessivas de glicocorticoides. A maioria dos cães com essa síndrome apresenta sinais c línicos que progridem lentamente e não são alarmantes para os proprietários. Portanto, é provável que a maioria desses pacientes apresente sinais óbvios no momento em que o proprietário perceber que o problema existe. Em cães que desenvolveram essa endocrinopatia, os sinais clínicos mais comuns são:

Alternativas
Q2690422 Veterinária

A esporotricose é uma doença que afeta animais e humanos e é causada principalmente pelo fungo saprófita Sporothrix schenckii. Nos últimos anos, essa micose se tornou um problema de saúde pública no Estado do Rio de Janeiro, em razão do aumento significativo de casos em seres humanos e passou a ser de notificação compulsória no estado. A epidemia no Rio de Janeiro despertou a atenção de autoridades de saúde pública em todo o Brasil. Os gatos domésticos são considerados os principais transmissores dessa enfermidade para os humanos. A adoção de medidas preventivas eficazes requer um conhecimento significativo da fisiopatologia dessa doença. Em gatos, a forma de transmissão mais frequente da esporotricose é

Alternativas
Q2639106 Veterinária

Diante das grandes crescentes de dermatopatias em animais domésticos de pequeno porte, assinale a alternativa INCORRETA sobre doenças causadas por fungos em cães e gatos.

Alternativas
Q2623279 Veterinária
Considerando que a saúde animal é um dos pilares da saúde única, os procedimentos de contracepção de cães e gatos em programas, campanhas e mutirões de esterilização com a finalidade de manejo populacional devem seguir as diretrizes do Conselho Federal de Medicina Veterinária. Conforme a Resolução n° 1.596, de 26 de março de 2024, analise as seguintes afirmativas:


I- O responsável técnico médico veterinário deve guardar consigo, por no mínimo 2 (dois) anos, o relatório e respectivos anexos.


II- Realizar a higienização e a desinfecção adequadas do local conforme os procedimentos a serem realizados.

III- O gestor municipal fará a triagem clínica de todos os animais, responsabilizando-se pelos critérios de triagem escolhidos.

IV- Deverá proporcionar a paramentação da equipe mediante o uso adequado de equipamento de proteção individual para cada atividade.

V- Na anotação de responsabilidade técnica, é facultativa a indicação do local e as datas das ações.


É CORRETO o que se afirma apenas em:
Alternativas
Q2623274 Veterinária
O Brasil se tornou um país livre de febre aftosa sem vacinação animal. Porém, a próxima etapa consiste na apresentação de documentação para a Organização Mundial de Saúde Animal, que exige a suspensão da vacinação contra a febre aftosa e a proibição de ingresso de animais vacinados nos estados por, pelo menos, 12 meses. Segundo a Organização Mundial de Saúde Animal, qual destes estados tem o reconhecimento de livre de febre aftosa sem vacinação? 
Alternativas
Q2586696 Veterinária

Assinale a alternativa correta a respeito dos métodos de controle populacional de cães e gatos:

Alternativas
Q2583344 Veterinária

Analise as afirmativas a seguir em relação à mastite.


I. A mastite ambiental é causada por dois grupos de patógenos: coliformes e algumas espécies do Streptococus. O principal meio de infecção é o ambiente onde a vaca se encontra e o manejo inadequado. Camas úmidas, úberes molhados, higiene inadequada do preparo da teta na fase pré-ordenha e sistemas de confinamento são exemplos que permitem a ocorrência deste tipo de mastite.

II. A mastite clínica resulta em grande diminuição da produção de leite, acarretando grandes perdas econômicas. Os patógenos ligados diretamente com a mastite clínica são o Streptococus agalactiae, que gera a maior perda na produção, e o Staphylococus aureus, que apresenta a maior resistência ao tratamento e persiste por mais tempo como infecção.

III. A contagem de células somáticas (CCS) no leite de tanque de resfriamento é uma medida direta da prevalência de mastite. A CCS encontra-se diminuída no caso de mastite subclínica.

IV. O Califórnia Mastitis Test (CMT) é considerado um teste indireto realizado para detecção de mastite subclínica. Os resultados são imediatos e eficientes. Para que uma amostra seja considerada negativa, após leite e reagente misturados, esta deve permanecer líquida, sem espessamento ou formação de gel.

V. A contagem bacteriana total (CBT) encontrada no tanque de leite de resfriamento é uma importante medida da qualidade do leite e da sanidade do úbere. De acordo com a legislação vigente, é que a contagem apresente 600.000 UFC/ mL de leite.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2583338 Veterinária

Analise as afirmativas a seguir em relação à intoxicação de animais de produção por plantas tóxicas.


I. O gossipol, uma substância tóxica presente em quantidades variáveis na torta de algodão feita com caroço de Gossypim spp. e híbridos (algodão comercial), pode ocasionar lesões no miocárdio e fígado. Bovinos, ovinos, caprinos e suínos possuem o mesmo nível de tolerância, com a presença de 18.000 ppm de gossipol livre em uma ração com 17% de proteína.

II. Saponinas são glicosídeos produzidos na natureza com propriedades físicas dos sabões, ou seja, produzem espuma estável na água. As saponinas esteroides são responsáveis por causar fotossensibilização em ruminantes, ocorrem em gramíneas como Brachiaria decumbens.

III. A intoxicação crônica por ptaloquilosídeo é devido à ingesta de samambaia presentes nos pastos, tendo efeito cumulativo, ou seja, em grandes quantidades e por longos períodos.

IV. As doenças associadas a este componente são a hematúria enzoótica bovina e lesões neoplásicas no trato alimentar e na bexiga.

V. A intoxicação por oxalato dá-se pela ingesta de pequenas quantidades deste componente, presente em Solanum malacoxylon, por exemplo. Bovinos que ingerem esta planta por períodos prolongados podem desenvolver hipovitaminose D e urolitíase.

VI. A maioria das intoxicações por ácido cianídrico é causada pela ingestão de plantas que contêm glicosídeos cianogênicos. Exemplos de plantas que contêm glicosídeos cianogênicos suficientes para causar intoxicação são a mandioca e o sorgo.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q2573000 Veterinária
O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem como objetivo a redução da incidência e prevalência destas doenças na produção de bovinos e bubalinos. O programa possui medidas de controle compulsórias e voluntárias. Assinale a afirmativa que contenha uma medida compulsória prevista pelo PNCEBT.
Alternativas
Q2563994 Veterinária
Os sons cardíacos ou bulhas referem-se a vozes acústicas geradas pelo impacto do sangue em estruturas cardíacas e grandes vasos. As vibrações são propagadas às paredes do tórax e podem ser auscultadas com o auxílio de um estetoscópio, permitindo a obtenção de informações importantes sobre a condição do coração. Assim, ao exame clínico de ruminantes, equinos e suínos, observa-se a redução absoluta na intensidade das bulhas cardíacas
Alternativas
Q2563991 Veterinária
Ao exame clínico, uma ovelha em terço final de gestação gemelar apresentou anorexia, apatia, dispneia, cegueira, tremores e decúbito. Os exames complementares revelaram azotemia e cetonuria. Com base no histórico, qual o diagnóstico clínico?
Alternativas
Q2563976 Veterinária
Os deslocamentos a esquerda do abomaso são relatados no periparto de vacas leiteiras e, muitas vezes, a permanência do deslocamento e suas consequências no período pós-parto decorrem da atonia abomasal e do subsequente acúmulo de gás no lúmen gástrico. Nesse cenário, o que desencadeia a atonia abomasal?
Alternativas
Q2551587 Veterinária
Assinale a alternativa correta. Qual é o principal mecanismo de toxicidade induzido por organofosforados em cães?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: A
5: D
6: B
7: C
8: C
9: D
10: A
11: D
12: D
13: E
14: A
15: C
16: C
17: B
18: E
19: B
20: C