Questões de Veterinária - Procedimentos e Aparelhos de Análise Diferenciados para Concurso

Foram encontradas 43 questões

Q2496899 Veterinária
Uma égua apresenta histórico de não conseguir levar gestações a termo, tendo abortado em três ocasiões consecutivas no segundo trimestre. Os exames cruciais para diagnosticar a causa subjacente são:
Alternativas
Q2398925 Veterinária

A hemogasometria constitui o método mais apropriado e eficaz para a verificação do equilíbrio ácido-base dos fluidos orgânicos e suas possíveis alterações, é possível analisar os gases sanguíneos, verificando pressão parcial de oxigênio (pO2) e pressão parcial de dióxido de carbono (pCO2), bem como do bicarbonato e do pH. O distúrbio caracterizado por diminuição do pH sanguíneo e por aumento na pCO? é:

Alternativas
Q2333967 Veterinária

Julgue o item que se segue. 


A endoscopia é um exame complementar que consiste na introdução de um tubo flexível através de orifícios naturais do animal, permitindo a visualização das estruturas internas.

Alternativas
Q2333925 Veterinária

Julgue o item que se segue. 


Segundo o CBR, os profissionais que operam os equipamentos de tomografia, ressonância magnética, raios X e similares, são tecnólogos, técnicos em radiologia e biomédicos. Levando em consideração a afirmativa é correto dizer que a interpretação de uma imagem tomográfica é fácil e não requer conhecimento especializado.

Alternativas
Q2245084 Veterinária
Dadas as afirmativas sobre a transfusão sanguínea em equinos e bovinos,
I. O plasma colhido, separado e armazenado a -18 °C até 12 horas após a colheita, é chamado de plasma fresco congelado. O congelamento protege os fatores de coagulação lábeis V e VIII, e, portanto, o plasma fresco congelado contém todos os fatores de coagulação, além de todas as proteínas plasmáticas e imunoglobulinas (Ig).
II. A transfusão sanguínea em grandes animais deve ser vista como medida terapêutica emergencial e de efeito limitado e transitório, visto que o tempo de vida das hemácias transfundidas é bastante curto: 2 (dois) a 6 (seis) dias em equinos e 2 (dois) a 3 (três) dias em bovinos.
III. Em equinos, em casos de hemorragia aguda intensa em andamento, um Ht menor que 20% representa um esgotamento de reservas esplênicas de hemácias e indica necessidade de transfusão.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2245072 Veterinária
Dadas as afirmativas sobre a doação de sangue e hemoterapia em felinos,
I. Machos são mais procurados por serem maiores, devem pesar pelo menos 4 (quatro) quilos, com idade entre 1 a 7 anos e a vermifugação e a vacinação devem estar em dia (FIV e FeLV, e negativos para PIF).
II. Gatos possuem tipo sanguíneo parecido com o humano, que é o sistema AB com tipos A, B e AB. Gatos tipo B são os mais comuns; o A é considerado o mais raro; e o AB raríssimo. Os tipos sanguíneos são relacionados à raça e à pelagem.
III. A reação transfusional de hemólise tardia resulta na opsonização das hemácias transfundidas por anticorpos IgG presentes no doador, destruindo células pelo sistema monocítico fagocitário no fígado e no baço.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2241714 Veterinária
Considerando-se que os aminoácidos podem ser classificados quanto ao destino do grupo amina, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: O destino tomado pelo aminoácido quando o grupo amina é excretado do corpo é na forma de amônia em ___________; na forma de ureia em ______________; e na forma de ácido úrico em _____________. 
Alternativas
Q2238867 Veterinária
No que se refere à brucelose, zoonose com potencial para ocasionar problemas sanitários e prejuízos econômicos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2238858 Veterinária
No que se refere à urinálise, exame de fácil realização e que pode fornecer informações importantes, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2238857 Veterinária
A coloração de gram é amplamente utilizada e se baseia no resultado de colorações diferentes para composições diferentes da parede bacteriana. Considerando o assunto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2238855 Veterinária
Em relação à contagem de reticulócitos em animais, importante avaliação diagnóstica e de monitoramento, é correto afirmar que
Alternativas
Q2232268 Veterinária
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
A coloração de fluoresceína tem como objetivo detectar e caracterizar úlcera de córnea, bem como avaliar a patência dos ductos lacrimais durante a avaliação clínica de cães com secreção ocular aquosa crônica ou turvação da córnea. A fluoresceína, que é solúvel em água, distribui-se dentro do filme lacrimal pré-ocular, resultando em uma aparência leve de amarelo-laranja. O epitélio da córnea é seletivo para ________________ e resiste à penetração dessa mancha solúvel em água. Na presença de um defeito epitelial (úlcera), o corante de fluoresceína difunde-se rapidamente no _____________________, onde é retido mesmo após o enxágue.
Alternativas
Q2230949 Veterinária
Em relação à detecção do vírus da raiva em animais, além da técnica utilizada e descrita na questão anterior, há também, atualmente, um método que avalia a presença ou não do material genético do vírus em amostras de animais suspeitos. O RNA é isolado e convertido em cDNA para ser amplificado.
A técnica descrita é denominada
Alternativas
Q2230948 Veterinária
Para o diagnóstico da raiva em animais, existe um teste diagnóstico que consiste no uso de imunoglobulinas antirrábicas marcadas com isotiocianato de fluoresceína (conjugado antirrábico). A prova baseia-se no exame microscópico de impressões de fragmentos de tecido nervoso “tratados” com esse conjugado específico e submetidos à luz ultravioleta, para verificar se ele se liga ao antígeno rábico.
A técnica em questão é:
Alternativas
Q2227813 Veterinária
Paciente canino deu entrada no hospital veterinário apresentando hemoptise, tosse e cansaço físico. Após os exames, o médico veterinário identificou no raio-X um nódulo em região pulmonar, e as alterações de hemograma apresentadas condiziam com quadro de coagulação intravascular disseminada, anemia normocítica normocrômica e linfopenia. Em relação ao quadro clínico do paciente, assinale a alternativa que apresenta um possível diagnóstico. 
Alternativas
Q2210930 Veterinária
A dilatação anormal, permanente e irreversível do brônquio, com destruição dos componentes elásticos e musculares de suas paredes, que pode ser decorrente de processos infecciosos ou inflamatórios, radiograficamente visualizada como um aumento do tamanho e paredes saculares, denomina-se: 
Alternativas
Q2210929 Veterinária
ECOGENICIDADE pode ser definida como aquela que: 
Alternativas
Q2210928 Veterinária
NÃO é possível determinar pela ultrassonografia torácica a seguinte alteração:
Alternativas
Q2210927 Veterinária
Dentre as características ultrassonográficas descritas a seguir, a que NÃO se refere a um indício de neoplasia para os linfonodos é: 
Alternativas
Q2210924 Veterinária
Foram observadas as seguintes características no exame ultrassonográfico de uma cadela maltês: rim esquerdo com dimensões aumentadas (7 cm de comprimento), formato arredondado, perda de definição da arquitetura interna, perda de definição dos limites corticomedulares, pelve dilatada medindo aproximadamente 4,1 cm. A impressão diagnóstica CORRETA para as características ultrassonográficas renais apresentadas pela paciente é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: E
5: B
6: C
7: B
8: A
9: D
10: C
11: D
12: C
13: D
14: A
15: C
16: E
17: C
18: A
19: B
20: B