Questões de Nutrição - Doenças Cardiovasculares para Concurso

Foram encontradas 79 questões

Q3067219 Nutrição
Maria, uma mulher de 55 anos,foi recentemente diagnosticada com dislipidemia, caracterizada por níveis elevados de colesterol LDL e triglicerídeos. O objetivo do tratamento dietético é melhorar seu perfil lipídico e, ao mesmo tempo, promover a saúde cardiovascular de forma duradoura. Considerando as diretrizes nutricionais atuais, a abordagem dietética mais adequada para o manejo da dislipidemia é:
Alternativas
Q3060659 Nutrição
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial e é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e renais. Ela também é frequentemente associada a outras doenças crônicas e a eventos como morte súbita, acidente vascular encefálico, infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca e doença arterial periférica. São fatores de risco controláveis para a HAS: 
Alternativas
Q2551104 Nutrição
As doenças cardiovasculares são algumas das principais causas de morbidade e mortalidade presente no Brasil. O infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica ou morte súbita, são algumas das formas das doenças cardiovasculares que vem afetando milhares de pessoas ao redor do mundo. A nutrição tem um importante papel na prevenção do surgimento dessas patologias, sendo crucial o entendimento dos fatores que podem desencadear esse quadro clínico.

Sobre as possíveis causas, indicadores e intervenções nessas patologias, assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO: 

( )A dieta inadequada não é um fator que origina doenças cardiovasculares.

( )O aumento nos níveis de colesterol e triglicérides estão diretamente relacionados com o aumento da prevalência das doenças cardíacas.

( )O consumo de bebida alcoólica favorece a prevenção das doenças cardiovasculares.

( ) Os inquéritos alimentares são possíveis indicadores que auxiliam na conduta adequada.

( ) O controle de peso é uma das intervenções possíveis para melhora do quadro das doenças cardíacas.


Assinale a sequência CORRETA: 
Alternativas
Q2528451 Nutrição
As doenças cardiovasculares (DCVs) representam um grupo de condições que afetam o coração e os vasos sanguíneos, incluindo aterosclerose, insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana, arritmias e acidente vascular cerebral. Essas condições são responsáveis por um grande número de mortes em todo o mundo e constituem um sério problema de saúde pública. Assim, o principal fator dietético associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares é
Alternativas
Q2528447 Nutrição
A hipertensão, também conhecida como pressão arterial elevada, é uma condição comum em que a força do sangue contra as paredes das artérias é consistentemente alta. Se não for controlada, a hipertensão pode resultar em danos aos órgãos internos, como coração, rins, cérebro e vasos sanguíneos. Assim, em pacientes com hipertensão arterial, a recomendação dietética geral é 
Alternativas
Q2454800 Nutrição
Analise as informações a seguir:

I. São alimentos não recomendados a hipertensos: frutas como maçã, pera, laranja, limão, melancia e outros, bem como leite semidesnatado ou desnatado, queijo minas e iogurte light.
II. São alimentos não recomendados a diabéticos: cereais e grãos integrais ou sem adição de açúcares, como granola, chia, linhaça e outros, arroz e pães integrais, verduras e legumes.
Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2400768 Nutrição

Tratamento não medicamentoso de Hipertensão Arterial Sistêmica com grau de recomendação I e nível de evidência A, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia:

Alternativas
Q2326559 Nutrição
A modificação da dieta normal pode ser necessária não apenas para pacientes com restrições alimentares específicas, mas também para indivíduos com condições de saúde específicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, intolerâncias alimentares, alergias e distúrbios digestivos. Por exemplo, um paciente com diabetes precisará reduzir a ingestão de açúcar e controlar os carboidratos consumidos.
Alternativas
Q2326553 Nutrição
A atuação no programa de hipertensão e diabetes tem como objetivo principal o controle medicamentoso dos pacientes. 
Alternativas
Q2318095 Nutrição
A atuação no programa de hipertensão e diabetes é exclusiva dos médicos especialistas em endocrinologia. 
Alternativas
Q2318086 Nutrição
A obesidade aumenta o risco de desenvolver diversas doenças, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.
Alternativas
Q2270344 Nutrição
Assinale a alternativa que contêm os fatores de risco modificáveis para doença cardiovascular.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FAU Órgão: UNIOESTE Prova: FAU - 2023 - UNIOESTE - Nutricionista |
Q2251170 Nutrição
A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica não transmissível (DCNT), multifatorial, dependente de fatores genéticos/epigenéticos, ambientais e sociais, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA). Dentre as medidas não farmacológicas indicadas para o tratamento da HA encontra-se a mudança no padrão alimentar. De acordo com a última edição das Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), a dieta que apresenta maior impacto na redução da PA, sendo recomendada para pacientes com HA, é:
Alternativas
Q2240420 Nutrição
Em relação à dieta mediterrânea, muito recomendada no tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade, assinalar a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2231046 Nutrição
Em relação ao tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial, as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (Departamento de Hipertensão Arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Hipertensão, Sociedade Brasileira de Nefrologia, 2020) afirmam corretamente que
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC Órgão: GHC-RS Prova: FUNDATEC - 2023 - GHC-RS - NUtricionista |
Q2178646 Nutrição
Foi solicitado preparar um cardápio com o valor estimado total (VET) de 1600 kcal para um paciente com as seguintes características: tem hipertensão, 53 anos de idade, peso atual de 68 kg, sexo masculino, 1,70 m de altura. Considerando essas questões, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Com base nas quantidades de proteína (15%), carboidratos (55%) e gorduras (30%), em gramas, respectivamente, ficam: proteína (60 g), carboidratos (200 g) e gorduras (52 g). ( ) Como observações de restrição em relação à sua patologia, deve-se cuidar no cardápio a quantidade de sal e de sódio, considerando-se que a quantidade de sódio seja de até 200 mg e a de sal de 2 g no máximo. ( ) O uso de temperos naturais como orégano, manjericão e preparações como o sal de ervas, são ótimas opções para diminuir o consumo de sal. ( ) O potássio auxilia na redução da pressão, não é necessário diminuir sua quantidade na alimentação. ( ) Os laticínios devem ser priorizados na dieta, principalmente os de baixa gordura, pois eles auxiliam na diminuição da pressão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2168671 Nutrição
O tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial envolve controle ponderal, medidas nutricionais, prática de atividades físicas, cessação do tabagismo, controle de estresse, entre outros. Segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), é correto afirmar que:
Alternativas
Q2161378 Nutrição
Há pouco mais de duas décadas, a identificação de um conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares, tais como obesidade, hiperglicemia, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia visa caracterizar possível predisposição para complicações do aparelho circulatório, como insuficiência cardíaca, doença arterial coronária, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o termo unificado de Síndrome Metabólica (SM), considerando os fatores de risco mencionados apenas no final da década de 1990. Considerando os critérios do NCEP ATP III, analise os resultados da avaliação antropométrica, bioquímica e da pressão arterial de três pacientes para posterior classificação da SM:
Imagem associada para resolução da questão

Quem seria diagnosticado com síndrome metabólica pelo critério mencionado? 

Alternativas
Q2160316 Nutrição
As doenças cardiovasculares continuam sendo as principais causas de morte em muitos países. É considerado um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares: 
Alternativas
Q2127134 Nutrição
A hipertensão arterial está associada a altos índices de morbimortalidade e constitui um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, dada a sua alta prevalência. A principal fonte de sódio na alimentação é o sal comum (40% de sódio), que é empregado rotineiramente na cozinha, no processamento dos alimentos e à mesa. O sal é muito utilizado na conservação de alimentos. Assim, alimentos industrializados, como temperos prontos, enlatados, embutidos, queijos e salgadinhos, contêm grande quantidade de sal. Onde podemos encontrar o sódio no organismo?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: D
5: D
6: D
7: C
8: C
9: E
10: E
11: C
12: C
13: A
14: C
15: B
16: B
17: B
18: D
19: E
20: B