Questões de Odontologia - Anestesiologia em Odontologia para Concurso

Foram encontradas 640 questões

Q3064615 Odontologia
Na anestesia local em odontologia, qual é a principal contraindicação relativa à utilização de anestésicos com vasoconstritores? 
Alternativas
Q3063820 Odontologia
O anestésico local usado em um paciente diabético que irá submeter-se a uma exodontia, não deve exercer efeito sobre os níveis plasmáticos de glicose, por isso
Alternativas
Q3063819 Odontologia
Alguns analgésicos com atividade antinflamatória não devem ser utilizados logo após ou mesmo uma semana antes de atos cirúrgicos porque
Alternativas
Q3053267 Odontologia
Os anestésicos tipo éster se caracterizam por serem mais hidrossolúveis que os tipos amidas e por apresentarem maior potência alergênica, relativa inconstância em solução rápida de hidrólise por enzimas amplamente encontradas no plasma e diferentes tecidos. Nesse sentido, qual das alternativas abaixo é um anestésico do tipo éster?
Alternativas
Q3052683 Odontologia
As técnicas anestésicas locais são amplamente utilizadas na Odontologia, com o principal objetivo de evitar dor durante um procedimento odontológico.
Com relação às complicações associadas à realização da anestesia local, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O trismo é uma complicação que pode ocorrer durante as técnicas anestésicas locais para bloqueio do nervo alveolar inferior e nervo alveolar posterossuperior.
( ) A fim de evitar a fratura da agulha durante a anestesia para bloqueio do nervo alveolar inferior, deve-se fazer o uso de agulhas curtas.
( ) A intoxicação por superdosagem pode ser prevenida com a administração lenta do anestésico; monitorização cardiovascular e do sistema nervoso central durante o procedimento; uso da dosagem recomendada e sempre que possível, fazendo a associação do anestésico com um vasoconstritor.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q3052682 Odontologia
As técnicas anestésicas utilizadas em Odontologia incluem as técnicas infiltrativas terminais.
As opções a seguir apresentam exemplos de técnica infiltrativa terminal, à exceção de uma. Assinale-a.
Alternativas
Q3044977 Odontologia
Não são complicações da anestesia local utilizada na prática odontológica: 
Alternativas
Q3042445 Odontologia

Os anestésicos locais, quando usados adequadamente, constituem um método seguro e eficiente de controlar a dor, durante a realização de cirurgia dentoalveolar. Considerando os fatores de prevenção da toxicidade dos anestésicos locais, analise as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.



( ) A dose de anestésico local administrada deve ser a quantidade necessária para controlar a intensidade da dor.


( ) A dose de anestésico local administrada deve ser a quantidade necessária para controlar a duração da dor.


( ) O cirurgião-dentista deve considerar a massa corporal do paciente na administração do anestésico local.


( ) O cirurgião-dentista deve administrar a dose do anestésico local com injeção intravascular.


( ) O cirurgião-dentista pode desconsiderar a função hepática do paciente na administração do anestésico local.



Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.  

Alternativas
Q3041012 Odontologia
Os analgésicos de ação periféricas são drogas amplamente usadas na rotina odontológica. Qual analgésico tem seu uso restrito em alguns países europeus e em alguns estados norte-americanos por favorecer o desenvolvimento de doenças como a aplasia medular e a agranulocitose? 
Alternativas
Q3041011 Odontologia
Várias complicações potenciais estão associadas à administração de anestésicos locais. Fraturas de agulha durante a realização da anestesia é uma destas complicações citadas na literatura. Qual das alternativas abaixo poderia favorecer o acontecimento desta complicação? 
Alternativas
Q3035120 Odontologia
Os anestésicos locais utilizados em odontologia atravessam a barreira placentária por difusão passiva. Além disso, algumas das opções anestésicas disponíveis para a odontologia demonstraram efeitos adversos em crias de animais, sendo que não há estudos controlados em seres humanos. Sendo assim, o cirurgião-dentista, ao prestar atendimento a uma paciente gestante, precisa selecionar o anestésico que seja mais seguro, de acordo com as evidências disponíveis.

A opção de escolha nesse caso é: 
Alternativas
Q3030084 Odontologia
As técnicas anestésicas intra-bucais são fundamentais para o controle da dor durante procedimentos odontológicos. Qual das seguintes técnicas é a mais utilizada para anestesiar o nervo alveolar inferior?
Alternativas
Q3027392 Odontologia
A anestesia local não apresenta efeitos colaterais, porém, quando a dose não é administrada corretamente, pode desenvolver complicações no paciente. Dentre as opções a seguir, assinale a alternativa que não corresponde a uma complicação derivada do uso de anestesia local, em dose errada, em clínica odontológica.
Alternativas
Q3023468 Odontologia
Em relação à toxicidade anestésica em odontopediatria, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Crianças jovens são menos propensas a experimentar relações tóxicas, por causa de seu menor peso corporal. ( ) O potencial das relações tóxicas diminui quando os anestésicos locais são usados em combinação com medicamentos para sedação. ( ) É muito importante para os dentistas que tratam crianças estarem bastante atentos para as dosagens máximas recomendadas dos agentes anestésicos que usam, já que as dosagens permitidas são baseadas no peso do paciente.
Alternativas
Q3021840 Odontologia
Um paciente chega ao consultório odontológico para realizar um procedimento cirúrgico que exige anestesia profunda. O paciente menciona que sente uma certa resistência à anestesia local em procedimentos anteriores e o dentista decide usar um anestésico com alta difusibilidade óssea para garantir a eficácia. No que se refere aos anestésicos locais que são mais indicados para garantir uma anestesia profunda em um procedimento odontológico, devido à sua maior difusibilidade óssea, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3006354 Odontologia
Apresenta potência e cardiotoxicidade quatro vezes maior que a lidocaína. Inicia sua ação por volta de 6 a 10 minutos. Sua dose máxima recomendada de 1,3mg/ kg, não devendo ultrapassar 90mg ou 10 tubetes. Possui longa duração de ação. No bloqueio dos nervos alveolar inferior e lingual, produz anestesia pulpar por 4 horas e em tecidos moles, por até 12 horas. No Brasil, dentre os anestésicos de longa duração, somente este, está disponível comercialmente para uso odontológico. Tal descrição se refere a:  
Alternativas
Q3006340 Odontologia
Tais anestésicos não devem ser usadas em gestantes, devido a possibilidade de causar metahemoglobinemia, tanto na mãe quanto no feto: 
Alternativas
Q2968684 Odontologia

O bloqueio do nervo alveolar inferior apresenta o inconveniente de ter uma grande área anestesiada e ser desconfortável para o paciente, embora seja útil para o tratamento odontológico por quadrante, pois com apenas uma técnica adequada, a área anestesiada estará englobando:

Alternativas
Q2920048 Odontologia

Trata-se de precaução que deve ser tomada para reduzir acidentes e complicações da anestesia:

Alternativas
Ano: 2008 Banca: FUNRIO Órgão: SUFRAMA Prova: FUNRIO - 2008 - SUFRAMA - Odontólogo |
Q2919572 Odontologia

Qual das soluções anetésicas locais abaixo apresenta maior tempo de duração de sua ação anestésica?

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: B
5: C
6: A
7: D
8: B
9: D
10: A
11: D
12: D
13: D
14: B
15: C
16: C
17: D
18: A
19: E
20: D