Questões de Odontologia - Preparo Cavitário para Concurso
Foram encontradas 184 questões
I - Forma de conveniência: é a etapa do preparo cavitário que visa proporcionar acesso limitado à cavidade, dificultando uma boa instrumentação e inserção do material restaurador.
II - Forma de contorno: são características da cavidade para que as estruturas remanescentes e a restauração sejam capazes de resistir às forças mastigatórias.
III - Forma de retenção: é a forma dada à cavidade para torná-la capaz de reter a restauração e evitar seu deslocamento.
IV - Forma de contorno: visa à remoção das irregularidades e dos prismas de esmalte sem suporte deixados pela instrumentação inicial, mediante o alisamento das paredes do preparo.
V - Limpeza da cavidade: é a remoção das partículas remanescentes do preparo cavitário, o que possibilita a inserção do material restaurador sobre uma superfície limpa.
É CORRETO o que se afirma em:
Uma cavidade classe II é caracterizada por um preparo cavitário nas faces proximais dos pré-molares e molares. A ausência dessas paredes proximais dificulta na hora da condensação do amálgama nessas superfícies, necessitanto o emprego de matrizes bem adaptadas, cuja finalidade é permitir a condensação do amálgama e auxiliar a reconstrução da anatomia do dente. Quando se faz o arredondamento do ângulo axiopulpar no preparo cavitário de classe II para amálgama, o objetivo é:
Leia o texto a seguir para responder às questões 40, 41 e 42:
"Paciente J. K. L., 54 anos, chega ao consultório odontológico relatando que quebrou a restauração existente no dente 11, durante a refeição. Ao examinar o paciente, o cirurgião dentista constatou se tratar de uma restauração pequena da face proximal, com envolvimento do ângulo incisal."
De acordo com Black (1908), a cavidade descrita no texto pertence a classe:
Após o preparo cavitário e antes da restauração definitiva de um dente, o primeiro critério que deve ser analisado para a escolha do material a fim de proteger o complexo dentino-pulpar deve ser
No tratamento restaurador com resinas compostas em dentes anteriores e posteriores existem passos fundamentais que devem ser seguidos, tais como:
Sobre a forma de conveniência de um preparo cavitário podemos afirmar:
I. É a característica que se deve dar ao preparo cavitário a fim de facilitar o acesso, a conformação e a instrumentação da cavidade. Estes procedimentos se relacionam com as características específicas do material restaurador selecionado.
II. Estes procedimentos se relacionam com as características específicas do material restaurador selecionado, por exemplo: afastamento mecânico dos dentes, isolamento absoluto, afastamento gengival.
III. No final do Século XX foram propostos novos desenhos cavitários com acesso menos invasivo. Assim, Almquist (1973), Crocckett (1975), Roggemkamp (1982), Knight e Hunt (1984) idealizaram cavidades, com o intuito de preservar os tecidos dentais sadios e consequentemente com um menor comprometimento da resistência dental.
Relacione a classificação dos preparos cavitários: da (1ª coluna) à sua respectiva descrição na (2ª coluna).
1. Classe I
2.Classe II
3.Classe III
4.Classe IV
5.Classe V
( ) Cavidade que ocorre nas superfícies proximais de incisivos e caninos com envolvimento do ângulo incisal.
( ) Cavidade que ocorre no terço cervical das superfícies vestibulares de todos os dentes.
( ) Cavidade que ocorre nas superfícies oclusais de molares e pré- molares.
( ) Cavidade que ocorre nas superfícies proximais de incisivos sem comprometimento do angulo incisal.
( ) Cavidade que ocorre nas superfícies proximais de molares e pré-molares.
A sequência CORRETA é:
Para realizar uma restauração em resina composta no elemento 25, o cirurgião-dentista vai condicionar o esmalte e a dentina para melhorar a adesão do material restaurador ao dente. O ácido indicado para esse condicionamento é o:
Um cirurgião-dentista estava realizando o preparo cavitário classe I em um molar inferior, para restauração com amálgama de prata, em um paciente com história clínica de valva cardíaca protética e em uso de varfarina sódica. Durante o preparo cavitário, verificou que o procedimento deveria ser mais extenso, pois esse preparo evoluiu para uma classe II. Diante dessa situação, a conduta do cirurgião-dentista foi
A dentina afetada pelo processo carioso ativo é dividida em 3 zonas ou camadas: a zona infectada, a zona afetada e a dentina intacta. Com base nesse conhecimento e compreendendo-se que a alteração tecidual precede a penetração microbiana, a evidência científica aponta para uma remoção seletiva da dentina cariada. Levando-se em consideração o preparo cavitário na perspectiva de uma odontologia minimamente invasiva , deve-se remover
O preparo cavitário é o tratamento biomecânico da estrutura dental que objetiva proporcionar melhor desempenho para o conjunto dente-material restaurador. Segundo Black, possui caráter puramente mecânico e segue uma sequência lógica de procedimentos. Sobre isso, analise as afirmações a seguir:
I - Forma de conveniência: é a etapa do preparo cavitário que visa proporcionar acesso limitado à cavidade, dificultando uma boa instrumentação e inserção do material restaurador.
II - Forma de contorno: são características da cavidade para que as estruturas remanescentes e a restauração sejam capazes de resistir às forças mastigatórias.
III - Forma de retenção: é a forma dada à cavidade para torná-la capaz de reter a restauração e evitar seu deslocamento.
IV - Forma de contorno: visa à remoção das irregularidades e dos prismas de esmalte sem suporte deixados pela instrumentação inicial, mediante o alisamento das paredes do preparo.
V - Limpeza da cavidade: é a remoção das partículas remanescentes do preparo cavitário, o que possibilita a inserção do material restaurador sobre uma superfície limpa.
É CORRETO o que se afirma em:
Dentre os materiais de uso odontológico, sobre o ácido fosfórico 37%, é correto afirmar:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ).
( ) O condicionamento ácido é uma técnica na qual o ácido fosfórico é aplicado no esmalte e/ou dentina para remover a lama dentinária (ou smear layer).
( ) O contorno de um preparo de classe II envolve a remoção de uma ou ambas superfícies proximais. Como as paredes mesial ou distal (ou ambas) estão ausentes, há suporte disponível para segurar o material em posição; então, um sistema de matriz não é necessário para esse procedimento.
( ) O preparo cavitário para uma resina composta é projetado para reter o material de resina por meio de um sistema adesivo.
( ) Devido à liberação de flúor e à necessidade de mínimo preparo cavitário, o cimento de ionômero de vidro pode ser um material de escolha para a restauração de dentes decíduos cariados.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Os cimentos de ionômero de vidro podem ser classificados de acordo com a indicação do material. Os classificados em Tipo II são para:
Assinale a alternativa que apresenta um material utilizado para aplicar o adesivo no preparo dentário previamente à inserção da resina composta.
Considerando-se os princípios gerais do preparo cavitário, a característica dada à cavidade para que as estruturas remanescentes e a restauração sejam capazes de resistir às forças mastigatórias corresponde à:
Na Odontologia, o conhecimento da nomenclatura das cavidades é fundamental para a compreensão do preparo cavitário. No que diz respeito à nomenclatura e classificação das cavidades dentárias por Black e classificações complementares, classifica-se o preparo de “minicavidades nas superfícies oclusais dos molares” como:
O preparo cavitário moderno visa preservar ao máximo a estrutura dentária saudável. Avalie as afirmativas abaixo e selecione a alternativa correta.
1. O conceito de "odontologia minimamente invasiva" promove a remoção conservadora do tecido cariado e a preservação da estrutura dentária sadia, utilizando materiais adesivos para restaurações (Mount & Hume, 2005).
2. O uso de resinas compostas permite a adesão direta ao esmalte e à dentina, eliminando a necessidade de retenções mecânicas extensas no preparo cavitário (Davidson et al., 2007).
3. A proteção do complexo dentino-polpa pode ser realizada com o uso de materiais como hidróxido de cálcio, que induz a formação de dentina reparadora, e MTA (Mineral Trioxide Aggregate), que proporciona selamento hermético (Torabinejad & Parirokh, 2010).
4. Os ionômeros de vidro são frequentemente utilizados como base ou forramento em preparos cavitários profundos devido à sua liberação de flúor e adesão química à estrutura dentária (Wilson & Kent, 1972).
5. O uso de barreiras de digue de borracha durante o preparo cavitário não é recomendado, pois pode limitar a visibilidade e o acesso ao campo operatório (Kanca, 1992).
Alternativas: