Questões de Psicologia - Psicologia da Educação para Concurso
Foram encontradas 2.119 questões
O diagnóstico de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista – TEA tem sido cada vez mais comum nos dias atuais. A política de educação especial determina a inclusão destas crianças nas classes comuns do ensino regular com o objetivo de abolir práticas de segregação comuns em nossa educação para este público. Para a efetivação desta inclusão, faz-se necessária uma educação na perspectiva de um sistema aberto, tendo como base as dimensões do:
Considerando a atuação do psicólogo escolar em uma equipe multidisciplinar, em que ele deve oferecer informações e alternativas para diversas áreas e situações do dia a dia da escola, assinale a alternativa que corresponde a uma intervenção exclusiva deste profissional junto ao corpo docente da escola.
A atuação do psicólogo escolar e educacional nos dias atuais aponta para vários desafios tanto no campo da pesquisa quanto no da atuação profissional. Pensando nas variáveis que geram e potencializam esses desafios para este profissional no âmbito da escola, analise as assertivas abaixo.
I- As escolas são espaços complexos pelo fato de estarem situadas em diferentes contextos sociais.
II- As escolas são perpassadas por questões de classe social, raça, gênero, deficiência etc.; criando um ambiente diverso.
III- As políticas públicas em educação não são ressignificadas pela escola para o bom desempenho do(a) professor(a).
IV- As políticas públicas em educação não são apropriadas pelo(a) professor(a) para o bom desempenho do(a) aluno(a).
É CORRETO o que se afirma em:
O processo de ensinar e aprender continua sendo um desafio para o(a) professor(a). Isto se deve a variáveis que interferem neste processo tanto para facilitá-lo quanto para impor dificuldades. Nesse contexto, é fundamental a compreensão por parte dos profissionais da educação sobre os conceitos/ideias a respeito da aprendizagem. Tendo como referência as ideias de três autores sobre a aprendizagem, assinale a segunda coluna de acordo com a primeira.
(JP) - Jean Piaget.
(HW) - Henry Wallon.
(LV) - Lev S. Vygotsky.
( ) É um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
( ) É um processo de construir ou reconstruir o conhecimento. Isto se dá através dos esquemas de assimilação de um sujeito e da coordenação dos referidos esquemas em estruturas de conhecimento.
( ) O aprendizado se dá pela interação social e o desenvolvimento do indivíduo é resultado da relação com o outro e com o mundo que o cerca.
A sequência CORRETA é:
O conhecimento sobre as teorias da abordagem psicogenética por parte dos(as) professores(as) da educação básica é fundamental para a compreensão das variáveis presentes no processo de ensino e aprendizagem. Considerando a afirmação de que o nosso cérebro pode servir a novas funções sem a necessidade de transformações no órgão físico, esta deve ser atribuída a:
Ao compararmos os fundamentos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva com as normativas da Política Nacional de Educação Especial: equidade, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida, nós nos colocamos diante de uma reflexão necessária sobre a educação especial e a educação inclusiva. A educação inclusiva tem foco:
A Política Nacional de Educação Especial: equidade, inclusiva e com aprendizado ao longo da vida traz de novidade a perspectiva de aprendizado ao longo da vida. Esta perspectiva, que é um princípio da lei, significa a adoção de uma metodologia de:
A política pública para a educação especial apresenta diversos marcos históricos importantes que significaram avanços para a sua consolidação nos dias atuais em nosso país e no mundo. Em que pese à necessidade de ajustes e adaptações, tais avanços foram importantes para a política robusta que temos hoje no Brasil. Assim, a partir desses marcos, analise as proposições a seguir.
I- Em 1837, Luís Braille inventou o sistema conhecido pelo seu nome – Sistema Braille.
II- Em 2008, foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos na Organização das Nações Unidas – ONU.
III- Em 1983, foi criada a Associação dos Amigos do Autista – AMA.
IV- Em 1948, foi divulgada a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
V- Em 2020, a Diretoria de Acessibilidade, Mobilidade, Inclusão e Apoio à Pessoa com Deficiência passa a ser denominada de Diretoria de Educação Especial – DEE (Brasil).
É CORRETO o que se afirma em:
O CEMAE – Centro Municipal de Atendimento Especializado, é um setor da Secretaria Municipal de Educação que tem como público-alvo estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, com altas habilidades, etc. Tratando especificamente dos estudantes com transtornos funcionais específicos que também devem ser atendidos pelo CEMAE, assinale a alternativa que corresponde a um desses transtornos.
Os aspectos do desenvolvimento humano (físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social) estão interrelacionados. A criança usando chupeta expressa um aspecto físico-motor, enquanto aquela que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo envolve o aspecto intelectual. A vergonha, em certas situações, exemplifica o aspecto afetivo-emocional, e a reação de uma criança sozinha em um grupo ilustra o aspecto social. Esses aspectos influenciam-se mutuamente.
O trabalho psicopedagógico, sendo terapêutico e centrado na aprendizagem, não se configura como reeducativo. Ele se destina apenas ao público das crianças, contribuindo para a evolução da humanidade. É evidente que a Psicopedagogia desempenha um papel crucial no atual contexto educacional ao facilitar a inserção e manutenção de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino regular, promovendo a prática comumente denominada inclusão.
Quando uma criança ultrapassa os 2 anos de idade, é comum observar sua familiaridade com atividades e brincadeiras, bem como o reconhecimento das pessoas em seu convívio. Na vida escolar, ela pode manifestar suas habilidades psicomotoras e pedagógicas. Contudo, a falta de interesse nas atividades em sala de aula, pouca interação com colegas e professores, dificuldades na coordenação motora, na identificação de letras, no desenvolvimento da fala e na adaptação a diferentes ambientes, bem como a perda ou esquecimento de habilidades previamente adquiridas, podem ser sinais indicativos de desafios ou dificuldades que requerem atenção e avaliação mais aprofundada.
Sobre essa situação, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que indica corretamente o diagnóstico de crianças que apresentam dificuldade em compreender e manipular números e conceitos matemáticos e podem ter problemas com operações aritméticas básicas, conceitos de tempo e medição.
(PIAGET, Jean. Fazer e Compreender. São Paulo: Melhoramentos, 1978. Pág.176.)
Acerca das contribuições da Psicologia da Educação para os professores em seu cotidiano, assinale a alternativa correta.
Conforme as Referências para atuação de psicólogas(os) na Educação Básica, propõe-se, para que se proceda tal atuação, que as(os) psicólogas(os) possam:
I. Compor com a equipe escolar, a elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico da Escola e, a partir dele, construir seu projeto de atuação, como um profissional inserido e implicado no campo educacional.
II. Problematizar o cotidiano escolar, colaborando na construção coletiva do projeto de formação em serviço, no qual professores possam planejar e compor ações continuadas.
III. Considerar a dimensão de produção da subjetividade, subsumindo-a na perspectiva individualizante em expressiva aproximação com o modelo clínico-assistencial.
IV. Menoscabar a construção de saberes, nos diferentes espaços educacionais, preterindo a diversidade cultural e o senso comum.
V. Assumir as responsabilidades e atribuições das(os) docentes, substituindo-as(os) para realizar suas atividades laborais sempre que preciso, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Está(ão) correta(s):