Questões de Concurso Público UFAL 2023 para Técnico em Assuntos Educacionais
Foram encontradas 29 questões
Assinale a sequência correta, de cima para baixo, que relaciona o nome da teoria à sua descrição.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. São Paulo: Vozes, 2008. p. 23.
Ainda, segundo as autoras, no campo educacional, existem diversos tipos de projetos. Dados os itens,
I. Projeto de intervenção.
II. Projeto de pesquisa.
III. Projeto de desenvolvimento ou de produto.
IV. Projetos de ensino.
verifica-se que é/são projeto/s educacional/is
Segundo a legislação vigente, a Educação Básica no Brasil é uma atribuição
I. dos Estados;
II. do Distrito Federal;
III. dos Municípios.
Das afirmativas, verifica-se que está/ão correta/s
CALDEIRA, Anna M. Salgueiro. Ressignificando a avaliação escolar. In: CALDEIRA, Anna M. Salgueiro. Comissão Permanente de Avaliação Institucional: UFMG-PAIUB. Belo Horizonte: PROGRAD/UFMG, 2000. p.122.
Conforme o pensamento da autora, é correto afirmar que a avaliação da aprendizagem
O aplicativo on-line Socrative possui uma ferramenta que permite ao professor formular perguntas sobre o tema proposto em aula ou o assunto que está sendo discutido em forma de questionário, e os alunos através de seus celulares e/ou computadores vão respondendo.
SILVA, L. G. da; D’ARIENZO, M. A. A utilização das tdics como estratégia de ensino e seus desafios ao processo de aprendizagem. [s/d], p. 11. Disponível em: http://repositorio.upf.br/bitstream/riupf/1935/1/SOL2021Linda%20Gabrieli%20da%20Silva%20Limeira. pdf. Acesso em: 06 jul. 2023.
O uso desse aplicativo Socrative pelos docentes permite
Nesse contexto, o Sistema Federal de Ensino é composto:
I. pelas instituições de ensino mantidas pela União;
II. pelas instituições de educação superior mantidas pela iniciativa privada;
III. pelos órgãos federais de educação. Dos itens,
verifica-se que está/ão correto/s
CAVALIERI, A.M. et al. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos. 2. ed. Rio de janeiro: Qualitymark 2005. p.1.
No campo educacional, o desenvolvimento, a elaboração e a avaliação de projetos, correspondem a algumas fases e respectivos produtos. A esse respeito, dadas as afirmativas,
I. Inicialização, com a visão geral do projeto e escopo do projeto.
II. Planejamento, com o detalhamento das atividades, cronograma, orçamento, indicadores de desempenho e plano de projeto.
III. Controle, com relatórios de progresso e relatórios de avaliação.
IV. Encerramento, com relatórios de avaliação, resultados alcançados e relatórios finais.
verifica-se que está/ão correta/s
I. Se houver disponibilidade de horas-aula, podem participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II. Devem estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
III. Devem colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
verifica-se que está/ão correta/s
MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Integração de mídias nos espaços de aprendizagem. Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 79, p. 17-44, jan. 2009. p. 17-44.
Sobre a proposição, a incorporação e a utilização das tecnologias da informação e comunicação, é correto afirmar que
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-depraticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades. Acesso em: 05 jul. 2023.
A esse respeito, a utilização de aplicativos como o HagáQuê propõe o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) para promover a
Dadas as afirmativas acerca dos aspectos da relação pedagógica que deverão ser adaptados e de como se dará essa adaptação,
I. Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural.
II. Organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas.
III. Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às necessidades e aos interesses do campo, definidos a partir das capacidades exigidas pelas demandas do mercado agroindustrial crescente no Brasil.
IV. Adequação à natureza do trabalho na zona rural.
V. As práticas avaliativas devem considerar as mesmas competências, tempo de formação e níveis de desenvolvimento, sem distinção entre alunos da zona urbana e rural como ação que evidencia educação igualitária em espaços públicos.
verifica-se que estão corretas apenas
MOREIRA, António Flávio Barbosa. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. p. 42.
De acordo com o texto-base, o debate sobre a cultura cotidiana no currículo escolar visa a
I. Uma dimensão obrigatória avaliada é a de sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.
II. A avaliação das instituições de educação superior resultará na aplicação de conceitos, ordenados em uma escala com 10 (dez) níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas.
III. A visita de avaliação externa in loco pode ser presencial ou virtual, com georreferenciamento.
verifica-se que está/ão correta/s
Acerca disso, uma das estratégias prioritárias desse eixo é
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. s.p.
Tendo como base o pensamento de Perrenoud (1998), são características da avaliação formativa:
I. estar a serviço das aprendizagens;
II. ter como foco os conteúdos trabalhados;
III. estar centrada no resultado;
IV. ter dimensão pedagógica.
Das afirmativas, verifica-se que estão corretas apenas
I. A União promoverá a realização de pelo menos 2 (duas) conferências nacionais de educação até o fim do decênio, precedidas de conferências distrital, municipais e estaduais, articuladas e coordenadas pelo Fórum Nacional de Educação, instituído nessa Lei, no âmbito do Ministério da Educação.
II. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar seus correspondentes planos de educação, ou adequar os planos já aprovados em lei, em consonância com as diretrizes, metas e estratégias previstas nesse PNE, no prazo de 1 (um) ano contado da publicação dessa Lei.
III. O Ministério da Educação – MEC, o Conselho Nacional de Educação – CNE e o Fórum Nacional de Educação fazem parte das instâncias responsáveis por monitorar e avaliar, de forma contínua, a execução do PNE e o cumprimento de suas metas.
IV. É de responsabilidade da CAPES o cálculo e a divulgação de resultados do IDEB dos Estados, bem como os dados de avaliação institucional e de rendimento escolar que demonstrem o desempenho dos estudantes em avaliações nacionais.
V. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, será a fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica.
verifica-se que estão corretas apenas
I. Buscam assegurar maior flexibilidade na organização de cursos e carreiras.
II. Buscam pautar-se pela redução da duração da formação no nível de graduação.
III. Buscam reforçar o papel dos cursos de graduação como instrumentos de transmissão de conhecimento e de informações.
verifica-se que está/ão correta/s
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/orientacoes.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023. (Adaptado).
A lacuna nesse esquema refere-se a uma proposta de roteiro de orientações para a elaboração do
Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/maior-parte-do-pne-nao-seracumprida-aponta-relatorio. Acesso em: 5 jul. 2023. (Adaptado).
Segundo o texto-base, o cumprimento da meta 10 do PNE, em 2021, encontrava-se
MANTOAN, Maria Tereza Eglér (org). Por uma escola (de qualidade) para todos. In: MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Pensando e fazendo educação de qualidade. São Paulo: Moderna. 2001. p.114.
De acordo com o pensamento de Mantoan (2001),