Questões de Concurso Público UFPE 2023 para Assistente em Administração
Foram encontradas 20 questões
1) O emprego de uma linguagem agressiva, com uso de termos depreciativos em relação aos possíveis leitores que têm posição contrária.
2) A apresentação de dados numéricos coletados em pesquisas, que corroboram as afirmações feitas no texto.
3) A presença de informações categóricas, como em “Nenhum outro agente está em tudo como o serviço público.” (2º §).
4) A opção pelo emprego da ironia, figura de linguagem bastante presente ao longo do texto, como em: “O serviço público é feito por pessoas comuns, espalhadas por todo o país.” (3º §).
Está(ão) correta(s):
Cabe ao leitor reconhecer que há uma relação concessiva no seguinte trecho do Texto 1:
1) No trecho “Engana-se quem pensa que o serviço público tem papel pequeno ou irrelevante na vida do brasileiro.” (1º §), a opção de colocar o sujeito do verbo “enganar” após o verbo confere realce ao verbo que inicia o enunciado.
2) No trecho “Acredite: o serviço público está em tudo” (1º §), a opção pelo uso de uma forma verbal no modo imperativo é um recurso por meio do qual o autor dialoga diretamente com seu leitor.
3) No trecho “Precisamos nos preparar para a reconstrução do Estado brasileiro” (4º §), a opção de empregar a primeira pessoa do plural é um recurso empregado para aumentar o envolvimento entre autor e leitor(es), pois o autor se inclui no que enuncia.
4) No trecho “A qualidade do serviço público prestado à população nunca será superior à qualidade do prestador.” (5º §), o sinal indicativo de crase é facultativo, já que “prestado” não exige preposição.
Estão corretas, apenas:
Com a expressão destacada no trecho “No entanto, a maioria dos servidores […]”, o autor sinaliza para o leitor que vai