Questões de Concurso Público TCE-RJ 2012 para Analista de Controle Externo - Engenharia Civil

Foram encontradas 40 questões

Q509184 Engenharia Civil
Os custos que compõem um orçamento podem ser classificados, segundo sua origem, em custos diretos, que são aqueles diretamente relacionados com a produção ou execução de um serviço, e em custos indiretos, em que essa relação direta não existe. Os custos indiretos, por sua vez, classificam- se em dependentes ou não dependentes do tempo gasto para a execução do serviço.

A partir desses conceitos, pode-se concluir que:
Alternativas
Q509185 Engenharia Civil
Um cronograma pode ser apresentado em várias formas, de acordo com o tipo, volume e complexidade da tarefa e, ainda, com a quantidade de informações que deve conter.

Considere um cronograma em que estão representados, em duas dimensões, os tempos de construção e o avanço dos trabalhos de acordo com o tempo. A velocidade de execução dos trabalhos é mostrada pela inclinação da linha que representa o avanço da produção em direção ao eixo do tempo. Sabe-se que esse tipo de cronograma é adequado para construções com grande volume de produção, como no caso de estradas e túneis, e também para a construção de edifícios em que é utilizado o método de planejamento de produção em linha ou trabalho cadenciado.

Essa descrição é compatível com um cronograma apresentado da seguinte forma:
Alternativas
Q509186 Engenharia Civil
De acordo com a NBR 12721 de 2005, que trata de critérios para avaliação de custos de construção para incorporação mobiliária e outras disposições para condomínios de edifícios, o custo global estimado de uma obra é composto por diversas parcelas de custos. Considere algumas das parcelas do custo de construção descritas nos itens a seguir:

I. produto da área total da construção pelo custo unitário básico, correspondente ao projeto padrão que mais se assemelhe ao do edifício objeto da incorporação;

II. despesas indiretas;

III. impostos, taxas e emolumentos cartorários;

IV projetos;

V remuneração do incorporador.

De acordo com a norma citada, as parcelas incluídas no custo global estimado da obra serão, entre outros, os custos descritos somente nos itens:
Alternativas
Q509187 Engenharia Civil
Você está executando uma alvenaria estrutural com blocos de concreto de dimensões 14 cm (largura) x 19 cm x 39 cm e juntas entre os blocos nas direções vertical e horizontal de 1,5 cm. Considerando que todas as juntas existentes serão preenchidas por argamassa, o consumo teórico de blocos e de argamassa por m2 de parede executada é de, respectivamente:
Alternativas
Q509188 Engenharia Civil
Uma parte do cronograma físico-financeiro de uma obra está representada a seguir. Nela observam-se os prazos previstos para cada atividade, seus custos previstos mês a mês, e os totais acumulados. A evolução física anotada e os custos reais mensais e acumulados referem-se ao final do terceiro mês de execução:


Analisando-se os dados apresentados, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q509189 Engenharia Civil
Num certo edifício há duas equipes, cada uma com dois pedreiros e um ajudante, atuando diretamente no assentamento da alvenaria de vedação. Essas duas equipes são apoiadas por uma terceira equipe, com três ajudantes, atuando no andar térreo, que centraliza a produção de argamassa e envia blocos do estoque para os andares em execução. Conta-se também com a presença de dois outros ajudantes da construtora, com funções gerais de apoio, que são responsáveis pelo descarregamento e transporte de blocos e de sacos de cimento e cal até o estoque da obra. Há, ainda, um encarregado do serviço, responsável pela orientação dos operários e controle das atividades.


Sabe-se que a jornada diária é de 9 horas de trabalho e que no dia em estudo foram produzidos 50 metros quadrados de alvenaria, sendo a produtividade estimada através do cálculo da Razão Unitária de Produção (RUP), que é igual ao número de homens-hora por quantidade de serviço ocorrida em um único dia de trabalho.

Considerando-se inicialmente apenas os pedreiros que fazem o assentamento dos tijolos e, em uma segunda abordagem, a totalidade da equipe diretamente envolvida no serviço, a RUP diária seria, respectivamente, de:
Alternativas
Q509190 Engenharia Civil
Contratos de construção requerem atualização financeira no curso de sua execução. Mesmo com baixa inflação, a mão de obra, os materiais, os equipamentos, os combustíveis e, ainda, os custos indiretos, sofrem reajustes de valor. Assim, temos hipoteticamente um contrato cuja medição deve ser reajustada a cada seis meses. Considerando que “I1” corresponde ao valor da Ia medição a 30 dias da data de início da execução do contrato, “n” ao índice mensal de reajuste e “ds” o dissídio anual coletivo, e que estes serão aplicados às faturas correspondentes, o valor da fatura de reajuste após a sexta medição será:
Alternativas
Q509197 Engenharia Civil
O Engenheiro Charles Mazaropi concebeu o plano de determinada obra e a sociedade DOIS IRMÃOS ENGENHARIA LTDA, especializada na prestação de serviços de engenharia, por ele integrada, iniciou sua execução. Posteriormente, a sociedade interrompeu seus serviços, em razão de problemas financeiros. A obra foi imediatamente retomada pelo jovem engenheiro Kaíque, recém formado e com registro provisório no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Kaíque, além de finalizar a obra, inscreveu o projeto em concurso público, recebendo o prêmio. Considerando a hipótese acima, é correto afirmar que:
Alternativas
Q509198 Engenharia Civil
O Engenheiro Cascatinha foi contratado pela sociedade Fiapo LTDA para construir um vinhoto no interior do Estado. Cascatinha ergueu o depósito às margens do Rio Azul, observando a faixa marginal de proteção. Em razão de uma cheia do Rio Azul, o que já havia ocorrido nos três anos anteriores à construção do vinhoto, o depósito foi inundado, causando vazamento para o rio e mortandade de peixes. Nesse caso, a responsabilidade civil de Cascatinha é:
Alternativas
Q509200 Engenharia Civil
De acordo com o Método Evolutivo, a avaliação de um imóvel urbano baseia-se na identificação do:
Alternativas
Q509213 Engenharia Civil
Um pilar de concreto armado mostrado na figura está submetido a uma carga concêntrica P. Sabendo-se que os módulos de elasticidade do aço e do concreto estão numa razão 10:1 e as áreas de seção transversal estão numa razão 1:40. A relação σ açoconcretoentre a tensão dos dois materiais é:
Alternativas
Q509214 Engenharia Civil
A elaboração do projeto de arquitetura é uma tarefa complexa que exige o conhecimento de elementos e técnicas, de modo a combinar a forma e a função e atingir os requisitos normativos das normas edilícias. A fase de estudo preliminar compreende o desenvolvimento do levantamento de dados, já com configuração preliminar de sua arquitetura e princípios construtivos. O estudo preliminar é constituído por uma série de documentos. Um documento que faz parte dessa etapa da elaboração de um projeto arquitetônico é:
Alternativas
Q509215 Engenharia Civil
Ao especificar materiais para instalações elétricas em baixa tensão, conforme a norma NBR 5410:2004, o profissional deve ter o cuidado de observar as cores dos condutores de energia elétrica. O objetivo disso é facilitar qualquer intervenção futura nas instalações elétricas. Assim, são cores permitidas para o condutor de aterramento:
Alternativas
Q509216 Engenharia Civil
De acordo com a NBR 8160:1999, o conjunto de tubulações e dispositivos onde têm acesso gases provenientes do coletor público ou dos dispositivos de tratamento é denominado:
Alternativas
Q509217 Engenharia Civil
Na elaboração de projetos de tubulação telefônica, são utilizados simbolos gráficos. A simbologia, em planta, da caixa para tomada telefônica baixa é:
Alternativas
Q509218 Engenharia Civil
De acordo com o CÓDIGO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO (1975), para as edificações mistas, públicas, comerciais, industriais e escolares é correto afirmar que:
Alternativas
Q509220 Engenharia Civil
Uma das etapas mais importantes na execução de lajes é o escoramento. As escoras verticais (pontaletes) executadas diretamente sobre o terreno devem ser apoiadas em base firme, e, sob essas escoras, deve-se prever o uso de lastro, piso de concreto ou pranchões. Essa providência permite:
Alternativas
Q509221 Engenharia Civil
Alvenarias executadas em tijolos cerâmicos, quando mal alinhadas e/ou aprumadas, ou quando o material é de baixa qualidade, costumam exigir revestimentos cimentícios mais espessos. Sendo necessário executar um revestimento com 7cm de espessura, deve-se:
Alternativas
Q509222 Engenharia Civil
A norma NBR 5739:2007 prescreve o método pelo qual devem ser ensaiados à compressão os corpos-de-prova cilíndricos de concreto, moldados conforme a NBR 5738:2003 e extraídos conforme a NBR 7680:2007. O certificado de resultados de ensaio de corpos de prova moldados deve conter tipo de ruptura do corpo-de-prova. O esboço a seguir que representa a ruptura cônica é:
Alternativas
Q509223 Engenharia Civil

A escolha do tipo de fundação de uma edificação ou estrutura é condicionada, dentre outros aspectos, por sua rigidez e pela resistência e deformabilidade do solo. Além disso, é preciso avaliar os recalques provocados por qualquer sobrecarga aplicada.






Analisando-se o perfil geotécnico acima, obtido através de sondagens de simples reconhecimento com SPT, realizadas em um terreno de baixada litorânea, é correto afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: C
5: C
6: D
7: E
8: D
9: B
10: D
11: A
12: A
13: C
14: A
15: E
16: A
17: B
18: D
19: E
20: B