Questões de Concurso Público Prefeitura de Cunha Porã - SC 2023 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 7 questões

Q2218875 Fonoaudiologia
Sobre pacientes com diagnóstico de paralisia cerebral (PC), é correto afirmar que:
Alternativas
Q2218878 Fonoaudiologia
O frênulo lingual é uma grande prega mediana de túnica mucosa que passa da gengiva, recobrindo a face lingual da crista alveolar anterior, para a face póstero-inferior da língua, sendo constituído de tecido conjuntivo fibrodenso e, ocasionalmente, de fibras superiores do músculo genioglosso.
Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.
Alternativas
Q2218879 Fonoaudiologia
A fissura labiopalatina é um defeito congênito e sua etiologia é multifatorial, englobando predisposição genética e fatores ambientais.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a avaliação e a conduta nesses casos.

( ) Na avaliação perceptivo-auditiva da fala devem ser realizados testes específicos como o teste do espelho e testes de ressonância.
( ) Para verificar a condição do funcionamento do mecanismo velofaríngeo, podem-se solicitar exames complementares como nasofaringoscopia e videofluoroscopia.
( ) Nos casos de fissura de palato é importante observar a pressão intraoral, embora não seja comum prejuízo da pressão negativa suficiente para que ocorra sucção efetiva.
( ) A introdução da mamadeira, sempre com bico ortodôntico, se faz necessária, independente da fissura e da necessidade da criança.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Q2218880 Fonoaudiologia
Joana tem 18 anos, é universitária no Curso de Jornalismo e procurou a Clínica de Fonoaudiologia com a queixa de “projetar a língua entre os dentes” para falar os sons /t/, /d/, /n/ e /l/.
Dessa forma, é correto definir o diagnóstico fonoaudiológico em:
Alternativas
Q2218883 Fonoaudiologia
Sobre a avaliação de um paciente com ronco é comum constatar:

1. Dificuldade de vedamento labial durante a noite, também devido à modificação da musculatura facial na posição horizontal e à fase de atonia muscular durante o sono.
2. Alterações na língua como flacidez, marcas nas laterais e dorso alto.
3. Desequilíbrios musculares e funcionais do sistema estomatognático que podem estar interferindo na via aérea superior (VAS) durante o sono.
4. Dados antropométricos como o cálculo do índice de massa corpórea (IMC), circunferência cervical e abdominal adequados.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: E
5: D