Questões de Concurso Público TRT - 13ª Região (PB) 2022 para Analista Judiciário - Serviço Social

Foram encontradas 32 questões

Q1992675 Serviço Social
Ao discorrer sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social, Netto (1999) parte do debate da relação entre projetos societários e projetos de profissão.
Segundo esse autor, os projetos profissionais 
Alternativas
Q1992676 Serviço Social
O conservadorismo marca o Serviço Social desde a sua gênese, para ajustar os operários à sociedade capitalista. O cariz conservador foi questionado quando o processo de Renovação teve início, culminando com o Congresso da Virada, em 1979. A partir de então, ainda que a profissão tenha assumido uma direção marxista, o conservadorismo não desapareceu, notadamente no exercício profissional do assistente social.
O assistente social, em sua grande maioria, é um profissional assalariado, o que lhe imprime um caráter de subordinação perante o seu empregador. Essa condição de trabalho confere ao assistente social uma autonomia
Alternativas
Q1992677 Serviço Social
Trabalhando com políticas sociais neoliberais, de acordo com Guerra (2007), ao assistente social são demandadas ações 
Alternativas
Q1992678 Serviço Social
Para Peixoto, Moljo e Mendes (2021), diante de um quadro de agudização do conservadorismo, a atuação profissional, em vários momentos,
Alternativas
Q1992679 Serviço Social
Toda análise que se pretende materialista histórica e crítico-dialética tem que buscar seus fundamentos ontológicos 
Alternativas
Q1992680 Serviço Social
Marilda Iamamoto, ao tecer suas reflexões e análises fundamentadas na teoria marxista, introduz a concepção do Serviço Social como 
Alternativas
Q1992681 Serviço Social
A relação entre saúde e doença só pode ser apreendida se enraizada nas condições históricas e sociais. À etapa atual de exploração da força de trabalho correspondem tipos particulares de adoecimento/acidentes de trabalho, oriundos de uma verdadeira “cadeia de pressão” que envolve o trabalhador nos mecanismos sutis de pressão, e dissimulam as causas das novas formas de acidentes e adoecimento.
Para Antunes (2019), esse processo pode ser caracterizado como
Alternativas
Q1992682 Serviço Social
A reestruturação do capital, notadamente após a crise estrutural dos anos 1970, provocou a reorganização e gestão do trabalho, bem como o modo de produzir. Esta reorganização tem convertido, paulatinamente, os espaços de trabalho em espaços de adoecimento.
Na análise de Antunes (2018), o aumento dos processos de adoecimento psíquico entre os trabalhadores possui como base
Alternativas
Q1992683 Serviço Social
Ao analisar o trabalho do Serviço Social na Saúde, Vasconcelos (apud Matos, 2013) observa que, coletivamente, ele se materializa numa sobreposição de fazeres profissionais atuantes sobre o mesmo usuário.
Assim, esse trabalho pode ser caracterizado como 
Alternativas
Q1992684 Serviço Social
“O projeto da Reforma Sanitária tem a sua origem na negação da política de saúde historicamente tratada no país e agravada na ditadura militar”. (Matos, 2013)
No projeto mencionado residem as seguintes duas importantes características: 
Alternativas
Q1992685 Serviço Social
A entrevista é um dos instrumentos mais frequentemente utilizados pelo assistente social em seu trabalho. Avalie se, de acordo com Boni e Quaresma (2005), são formas de entrevista:
I. a história de vida.
II. a projetiva.
III. a estruturada.
Está correto o que se afirmar em 
Alternativas
Q1992686 Serviço Social
A visita domiciliar é integrante do trabalho do assistente social desde o início da profissão. A fim de desvinculá-la de sua herança conservadora, o CFESS (2020) entende ser mais adequado denominá-la como 
Alternativas
Q1992687 Serviço Social
O registro de serviços, ações e atividades do assistente social remonta às origens da profissão. Ao analisar o Serviço Social na Saúde, Matos (2013) conclui que o assistente social é, em geral, o profissional 
Alternativas
Q1992688 Serviço Social
A partir das análises marxianas, Lourenço (2016) registra que “o trabalho no sistema do capital representa a degeneração progressiva da saúde e da vida (...) provocadas pela precariedade das condições de trabalho e, por extensão, da totalidade da vida social”.
A partir desta assertiva, a autora pensa que a Saúde do Trabalhador deve ser compreendida
Alternativas
Q1992689 Serviço Social
No Brasil, em geral, e no Serviço Social, em particular, a mediação de conflitos é uma atividade recente. De acordo com Fávero e Mazuelos (2010), “O mediador atua como facilitador para que os participantes compartilhem as informações relevantes a respeito da questão deflagradora do conflito, reflitam sobre suas causas, tenham acesso à informação e construam opções para lidar com ele.”
A partir desse raciocínio, afirmam ser fundamental que a ação de mediação se vincule 
Alternativas
Q1992690 Serviço Social
Sandra tem 5 anos de idade e presenciou seu pai espancar sua mãe até matá-la. Ela será ouvida por uma autoridade judiciária em uma oitiva especial.
Este processo é conhecido como 
Alternativas
Q1992698 Serviço Social
Januário teve um surto psicótico, mas no seu Município de residência não existe nenhum CAPS.
Nesse caso, o atendimento de saúde mental é feito 
Alternativas
Q1992699 Serviço Social
Ao tratar da participação da comunidade na gestão do SUS, a Lei nº 8.142 estabelece que a representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências será paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
No que concerne às Conferências de Saúde e aos Conselhos de Saúde, sua organização e normas de funcionamento são definidas
Alternativas
Q1992700 Serviço Social
O Conselho Nacional de Justiça, ao reconhecer a responsabilidade das instituições pela promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças de seus membros e servidores, institui a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, em 2015.
De acordo com esta Política, devem os tribunais, observadas as condições e realidades locais, 
Alternativas
Q1992701 Serviço Social
Avalie se a Lei nº 12.845/2013 determina que o atendimento imediato obrigatório em todos os hospitais integrantes da rede SUS para pessoas em situação de violência sexual deverá compreender os seguintes serviços:
I. atendimento de policial militar para lavrar a ocorrência.
II. diagnóstico e tratamento das lesões físicas no aparelho genital.
III. profilaxia da gravidez.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: C
5: B
6: D
7: C
8: E
9: B
10: D
11: E
12: B
13: E
14: D
15: D
16: B
17: E
18: C
19: A
20: D