Questões de Concurso Público BRDE 2015 para Analista de Projetos-Agronomia
Foram encontradas 25 questões
Um agrônomo foi contratado por uma instituição financeira para realizar a análise de viabilidade de projetos de investimento que um grupo de investidores ligados ao segmento agroindustrial da soja pretende realizar. Ao contatar os interessados, defronta-se com uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA), estipulada, pelos investidores, em 18% e um custo de capital da linha de crédito, que a instituição dispõe para investimentos em Agroindústria, de 15% a.a. Com isso e com base nas projeções para Taxa Interna de Retorno (TIR) dos projetos descritos na Tabela 1, assinale a alternativa que corresponde a mais acertada recomendação a ser dada pelo agrônomo aos dirigentes responsáveis pelos investimentos.
Diante da decisão de investir em projetos, o agrônomo defronta-se com a seguinte situação: os investidores não possuem restrição ao crédito, resolvem aumentar sua TMA para 20% e encontram-se em uma situação de baixa liquidez de capital. Considerando isso, recomenda aos investidores que decidam pela escolha de projetos que proporcionem um maior retorno em volume de dinheiro. Qual ou quais entre os projetos melhor pode(m) atender essa necessidade dos investidores?
I. Esse, algumas vezes, se desenvolve independentemente da existência do trabalho.
II. Nesse, não há um fluxo contínuo de produção sem que haja intervenção humana, e ocorre independente das atividades desempenhadas.
III. Os riscos assumem proporções menores na atividade agropecuária.
IV. A terra é apenas o suporte para as atividades produtivas.
Quais estão corretas?
( ) Evitar o uso de equipamentos agrícolas que possam alterar a estrutura do solo (principalmente em solos mais suscetíveis à compactação). Não sendo possível evitar, procurar utilizar pneus mais finos, reduzindo assim a compactação.
( ) Para o controle da erosão no manejo de áreas declivosas, deve-se atentar para que haja o mínimo de mobilização do solo e sejam evitadas as curvas de nível.
( ) Preservar e aumentar os níveis de matéria orgânica presentes no solo através do uso de cobertura verde e manejo de restos culturais.
( ) Reformular o sistema de produção, priorizando a rotação de culturas, com o uso da técnica do plantio direto na palha.
( ) Durante o preparo do solo, procura-se provocar o máximo de desagregação e revolvimento do solo, necessário para facilitar o plantio e/ou semeadura, pois assim torna-se possível eliminar o acúmulo de matéria orgânica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Implicações práticas da CTC:
I. Nitrogênio e potássio lixiviam mais.
II. Menor quantidade de calcário é necessária para aumentar o pH.
III. Alta percentagem de areias e/ou baixo teor de M. O.
IV. Maior capacidade de retenção de nutrientes a uma certa profundidade.
V. Maior capacidade de retenção de umidade.
VI. Alta percentagem de argila e/ou alto teor de M. O.
VII. Menor capacidade de retenção de umidade.
VIII. Maior quantidade de calcário é necessária para aumentar o Ph.
Quais das implicações práticas descritas são expressões da CTC de 1 a 5 cmolc/dm³?
I. Sistema radicular profundo para facilitar a reciclagem dos nutrientes.
II. Elevada produção de massa seca foliar.
III. Elevada cobertura do solo, velocidade de crescimento, decomposição e reciclagem.
IV. Lento crescimento, garantindo maior tempo de cobertura do solo.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Senescência.
2. Climatério.
3. Maturação.
4. Maturação fisiológica.
5. Crescimento.
Coluna 2
( ) Caracterizada por uma série de alterações bioquímicas, associadas ao aumento da taxa respiratória e produção autocatalítica de etileno, marcando o limite entre o crescimento e o envelhecimento.
( ) Aumento irreversível de atributos físicos de um fruto em desenvolvimento.
( ) Ocorre após o desenvolvimento do fruto, quando cessa o crescimento devido à sua limitada capacidade de síntese, ocorrendo transformações bioquímicas que tendem à degradação, influenciando na determinação da perecibilidade do fruto.
( ) Caracterizada por alterações sensoriais relacionadas à textura, aparência e ao sabor, quando os frutos são transformados em produtos atrativos para o consumo, sendo um processo normal e irreversível.
( ) Ocorre quando cessa a translocação dos fotossintatos, e, a partir disso, a planta aciona mecanismos para desidratação das sementes, as quais se encontram totalmente formadas e prontas para a disseminação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Ao protocolar o requerimento de exame, o proprietário e/ou responsável deverá pagar as respectivas taxas de certificação, exame e inspeção.
( ) Com o pagamento, será emitido o Certificado de Conformidade (CC), documento que descreve os sistemas de prevenção de incêndio e segurança que deverão ser providenciados para a inspeção.
( ) O proprietário e/ou responsável procura o Corpo de Bombeiros para legalização do estabelecimento, de forma voluntária ou após receber a Notificação de Adequação.
( ) Efetuada a instalação dos dispositivos de segurança previstos no plano, deverá ser solicitada a execução da inspeção, através do Requerimento próprio, e o agendamento com data e horário.
( ) Efetuada a inspeção, se constatada alguma não conformidade em qualquer sistema previsto no plano, será emitida a Notificação de Correção de Inspeção (NCI).
( ) Com a inspeção verificando a existência de todos os sistemas em conformidade com o PPCI, será emitido o Alvará de Licenciamento, que terá validade predefinida, conforme cada situação.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A respeito de qual mineral se refere o texto acima?
I. Influenciada pelo vento, pode ocasionar má distribuição de água.
II. Flexibilidade na taxa de aplicação de água (precipitação), possibilitando adaptá-la à capacidade de infiltração de cada solo ou à fase de desenvolvimento da cultura.
III. Em regiões muito quentes e secas, a perda de água por evaporação é mínima.
IV. Exige equipamento especial, alto investimento e um elevado grau de desgaste e reparo.
Quais estão corretas?
I. Identificar a capacidade de infiltração de água no solo, pois ela revela a quantidade de água que pode ser incorporada e a quantidade de escoamento superficial. Nesse parâmetro, a umidade inicial do solo não influi na taxa de infiltração.
II. Conhecer o regime de precipitação e de evapotranspiração são fundamentais para a determinação dos déficits hídricos da cultura ao longo de seu ciclo vegetativo.
III. Conhecer as características de comportamento físico-hídrico do solo que afetam de forma significativa o consumo de água por parte da planta.
IV. Não alterar a superfície do solo e o desnivelamento do terreno, de forma a favorecer na distribuição de água, reduzindo perdas por percolação, melhorando a drenagem superficial, evitando a saturação do solo e, consequentemente, a erosão.
Quais estão INCORRETAS?
( ) A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é o órgão máximo de representação das cooperativas do país. É responsável por promover, fomentar e defender o sistema cooperativista.
( ) Apesar de algumas cooperativas prestarem serviços similares aos bancários para seus cooperados, não é correto denominá-las de banco.
( ) No Brasil, o controle das cooperativas de crédito é realizado pelo Ministério da Fazenda e se sujeita às intervenções da Caixa Econômica Federal.
( ) De acordo com a Lei nº 5.764/1971, as cooperativas de crédito não podem constituir um fundo destinado à prestação de serviços de assistência aos associados e seus familiares.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: