Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapetim - PE 2022 para Enfermeiro
Foram encontradas 10 questões
“Voa, Fadinha! Aos 13 anos, Rayssa Leal conquista a prata para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio” (Fonte: /www.lance.com.br, de 26/07/2021).
A atleta mais jovem a disputar uma Olímpiada pelo Brasil, a Fadinha conquistou uma medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio, no(a):
No dia 25/06/2022, a plataforma Google exibiu um doodle em memória de uma adolescente judia alemã, que foi vítima do Holocausto. Após o lançamento póstumo de _____________________________, ela se tornou uma das figuras mais comentadas da história (Fonte: cultura.uol.com.br).
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
É impossível pensar em Pernambuco sem associar o estado à animação do carnaval, belos casarios históricos e cenários naturais deslumbrantes. Tanto que três ícones do turismo pernambucano são reconhecidos como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Aliás, a cultura e folclore do estado que apresenta uma diversidade cultural das mais ricas do país é responsável por atrair turistas de todo o Brasil e do mundo. (Fonte: www.gov.br/turismo, de 31/05/2016). Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os ícones do turismo às categorias de patrimônio cultural na qual foram reconhecidas.
Coluna 1
1. Fernando de Noronha.
2. Olinda.
3. Frevo.
Coluna 2
( ) Imaterial.
( ) Material.
( ) Natural.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“Maurice Druon suscitou a reminiscência: ‘De onde sou eu? Sou de minha infância como de um país’. O universo sentimental de uma criança semeia convicções, atitudes e laços, que deveriam estender-se por toda a existência. Mas os homens, geralmente, tendem a perder ou abdicar dos sonhos da infância. A ficção não é apenas fantasia e fuga da realidade. É a fábula que infunde, pedagogicamente, a distinção entre o bem e o mal, o certo e o errado, o justo e o iníquo, o belo e o feio, a luz e as trevas. É incomparável a contribuição dos contos infantis desse escritor na sedimentação de valores em gerações de crianças brasileiras”. (Fonte: http://www.tribunadonorte.com.br/, de 19/06/2022 – Texto adaptado especialmente para esta prova).
O texto acima faz referência ao escritor, jornalista e editor brasileiro que, no dia 18 de abril, completou 140 anos de seu nascimento. O Sítio do Pica-pau Amarelo é a sua obra de maior destaque na literatura infantil, e foi levada para a televisão, em que as bonecas falam e as crianças convivem com mitos e fábulas. A qual autor o texto de refere?
De acordo com o site da Prefeitura Municipal de Itapetim, em 31 de dezembro de 1943, pelo Decreto-Lei nº 952, foi alterado o nome do local, devido à existência de uma cidade homônima no interior de São Paulo. A partir dessa data, o município passou definitivamente ao nome atual, pela Lei nº 1.818 de 29 de dezembro de 1953. Desse modo, Itapetim torna-se município, ficando desmembrado de:
De acordo com o site da Prefeitura Municipal de Itapetim, nos primórdios do século XVIII, a região foi habitada por uma tribo indígena denominada Babicos. Ancestralmente, Itapetim recebeu o nome de ______________, devido à imensa quantidade de árvores nativas com essa nomeação.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Leia a seguinte citação: "E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?". Essa frase é do escritor português que ganhou, em 1998, o Prêmio Nobel de Literatura. Ao longo do ano 2022, várias iniciativas estão sendo realizadas em diferentes países do mundo para evocar a obra e a vida do escritor em celebração aos 100 anos de seu nascimento. Seu nome é:
Uma nova geração de jovens ativistas está mostrando que muitos adolescentes estão preocupados com problemas sociais, políticos e ambientais – eles parecem estar completamente preparados para fazer algo a respeito. (Fonte: www.bbc.com, de 26 abril 2019). Entre esses jovens ativistas, destaca-se Amika George, que:
Observe a imagem abaixo:
Em algumas cidades, estabelecimentos públicos e privados já adicionaram às placas de informação de atendimento preferencial o símbolo internacional, que aparece na imagem acima, e que representa as pessoas:
Conforme informado no site da Secretaria Estadual da Saúde, (http://portal.saude.pe.gov.br, de 26/05/22), a chegada do período de chuvas vem preocupando os profissionais de saúde em torno de uma doença negligenciada e subnotificada. Essa enfermidade é transmitida pela urina de ratos contaminados, presentes em esgotos, bueiros e lixo, misturada à água das chuvas e à lama das enchentes. Nos quatro primeiros meses do ano, o Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH) registrou 26 notificações de casos suspeitos da doença. Para o coordenador de Clínica Médica do HMA, o contato com a água contaminada pode provocar sintomas como febre, fadiga e dor muscular, que muito se assemelham aos da gripe e da dengue. A pessoa tem febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente na batata da perna, podendo também ocorrer vômito, diarreia e tosse. Sintomas mais graves também podem surgir, como urina escura, cor de sangue e olhos alaranjados, além de manchas de sangue na pele e sangramentos, insuficiência renal, hepática e respiratória, e que podem levar à morte. Por conta disso, é muito importante procurar as unidades de saúde, caso tenha contato com a água das chuvas e for constatado algum dos sintomas previstos.
A reportagem acima cita a doença chamada de: