Questões de Concurso Público GHC-RS 2023 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 30 questões
Coluna 1 1. 3ª semana. 2. 4ª semana. 3. 5ª semana. 4. 6ª a 12ª semana. 5. 17ª a 23ª semana. 6. 24ª semana.
Coluna 2 ( ) O paciente passa a treinar freadas bruscas e inicia os exercícios pliométricos em uma direção. A bicicleta normal é liberada bem como o treinamento pré-esportivo, chutar bola de plástico e saltar obstáculos mais altos. ( ) Estimula-se o treino específico para cada esporte, com saltos, corridas em várias direções, freadas bruscas, discretas torções e os exercícios pliométricos em todas as direções. ( ) A carga é total. O paciente é orientado a subir e descer rampas e escadas. A bicicleta se faz com carga e o leg press é intensificado. Tem início os exercícios de agachamento e os de equilíbrio no solo com transferência de peso. Estimula-se o alongamento muscular. ( ) A fisioterapia objetiva a função muscular e a mobilidade. Libera-se o apoio com carga total (desde que não refira dor), a bicicleta estacionária sem carga e o leg press entre 90º e 45º (essa amplitude é recomendada por evitar a anteriorização da tíbia). ( ) Nessa fase, habitualmente, os pacientes apresentam amplitude completa de movimentos, na femorotibial e femoropatelar, e a deambulação é razoável. Inicia-se a marcha na esteira, e a bicicleta é pedalada com carga progressiva. A reabilitação proprioceptiva é intensificada com a marcha em ponte móvel e o sport cord. Estimula-se o arremesso de bola com apoio em uma das pernas, assim como o trote e a corrida. ( ) Gelo e carga parcial com muletas. Intensifica-se os alongamentos e os exercícios. Introduz-se a estimulação elétrica dos isquiotibiais e quadríceps e os exercícios de cross-over, isto é, pedalar a bicicleta com o lado contralateral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O tórax ósseo pode ser acometido por patologias. Com o passar dos anos, pela calcificação das cartilagens costais e desarranjos nas articulações, torna-se parcialmente rígido e perde em parte sua expansibilidade. II. O tecido pulmonar esponjoso também pode ser sede de enfermidades. Ele envelhece e, assim, perde sua elasticidade, tendo sua ação própria alterada. III. A inervação do sistema respiratório lesionada altera a funcionalidade dos músculos intercostais e do diafragma.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Vantagem: volume corrente constante é a maior vantagem da VCV, com a capacidade de fornecer um volume corrente constante independentemente de alterações nas propriedades mecânicas dos pulmões. Quando a resistência das vias aéreas aumenta ou a complacência pulmonar diminui, o ventilador gera uma pressão maior para fornecer o volume pré-selecionado. Isso mantém o volume-minuto desejado diante de alterações abruptas ou não detectadas na resistência das vias aéreas ou na complacência pulmonar. II. Desvantagem: pressão das vias aéreas se dá para qualquer volume corrente; as pressões das vias aéreas ao final da inspiração são mais altas durante a VCV do que durante a ventilação com controle de pressão (PCV, do inglês pressure control ventilation), isso é percebido equivocadamente como um maior risco de lesão pulmonar induzida pelo ventilador. Contudo, o risco de lesão pulmonar induzida pelo ventilador está relacionado com a pressão de pico alveolar, e essa pressão é a mesma durante a VCV e a PCV (com volumes correntes equivalentes). Portanto, as maiores pressões máximas das vias aéreas durante a ventilação controlada por volume não aumentam o risco de hiperdistensão alveolar e lesão pulmonar induzida pelo ventilador.
III. Fluxo inspiratório: há desvantagens relacionadas à velocidade de fluxo inspiratório constante durante a VCV. Primeiro, a duração da inspiração é relativamente curta, e isso pode levar a um enchimento alveolar irregular. Adicionalmente, o fluxo inspiratório máximo é limitado quando o fluxo é constante, e a velocidade de fluxo inspiratório pode ser inadequada em pacientes com altas demandas de fluxo, resultando em sofrimento do paciente. Um padrão de fluxo decrescente está disponível para a VCV e tem mostrado melhorar o conforto do paciente.
Quais estão corretas?
( ) A disponibilidade diz respeito à obtenção da atenção necessária ao usuário e sua família, tanto nas situações de urgência/emergência quanto de eletividade. ( ) A comodidade está relacionada ao tempo de espera para o atendimento, a conveniência de horários, a forma de agendamento, a facilidade de contato com os profissionais, o conforto dos ambientes para atendimento, entre outros. ( ) A aceitabilidade está relacionada à satisfação dos usuários quanto à localização e à aparência do serviço, à aceitação dos usuários quanto ao tipo de atendimento prestado e, também, a aceitação dos usuários quanto aos profissionais responsáveis pelo atendimento. ( ) Disponibilidade de Recursos – é outro fator importante para o desenvolvimento da RAS. Recursos escassos, sejam humanos ou físicos, devem ser concentrados, ao contrário dos menos escassos, que devem ser desconcentrados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Apraxia orofacial ou bucofacial. 2. Apraxia membro-cinética. 3. Apraxia ideacional. 4. Apraxia ideomotora.
Coluna 2 ( ) O paciente é incapaz de realizar tarefas aprendidas quando recebe os objetos necessários para ela. Por exemplo, ela pode usar uma chave inglesa como uma caneta. ( ) Afeta a capacidade da pessoa de mover intencionalmente braços e pernas. ( ) Pessoas com essa condição são incapazes de realizar voluntariamente determinados movimentos que envolvem os músculos faciais. ( ) O paciente não consegue fazer tarefas complexas na ordem correta; uma dificuldade poderia ser colocar uma meia antes do sapato, por exemplo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: