Questões de Concurso Público IF-SC 2023 para Professor EBTT - Instrumentação Eletroeletrônica
Foram encontradas 25 questões
Coluna 1 1. Voltímetro. 2. Wattímetro. 3. Amperímetro. 4. Ohmímetro.
5. Osciloscópio.
Coluna 2 ( ) Medir corrente elétrica.
( ) Além de medir grandezas elétricas, ainda mostra a forma do sinal da grandeza.
( ) Medir tensão elétrica.
( ) Medir potência elétrica.
( ) Medir a resistência de um determinado elemento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A resistência total referente a dois resistores em paralelo é a soma das duas resistências dividida pelo seu produto.
II. Elementos em paralelo podem ser intercambiados sem alterar a resistência total ou a corrente total.
III. No caso de resistores em paralelo, o valor da resistência total sempre diminui quando acrescentamos no circuito um outro resistor em paralelo.
IV. Para circuitos em paralelo com apenas uma fonte, a corrente fornecida pela fonte principal é equivalente à corrente do primeiro ramo do circuito.
O circuito equivalente em Y é apresentado na Figura 2 a seguir:
Figura 2
Assinale a alternativa que apresenta os valores para R1, R2 e R3 no circuito equivalente em Y.
Coluna 1 1. Teorema da Superposição. 2. Teorema de Thévenin. 3. Teorema de Norton. 4. Teorema da Substituição. 5. Teorema da Reciprocidade.
Coluna 2 ( ) Qualquer circuito de corrente contínua linear bilateral de dois terminais pode ser substituído por um circuito equivalente constituído por uma fonte de tensão e um resistor em série.
( ) A corrente I em qualquer ramo de um circuito, com uma única fonte de tensão E localizada em outro ramo qualquer do mesmo circuito, é igual à corrente no ramo em que se encontrava a fonte se ela for transferida para o ramo no qual a corrente I foi originalmente medida.
( ) Se a corrente que atravessa um ramo qualquer de um circuito bilateral de corrente contínua e a tensão entre os terminais do mesmo ramo são conhecidas, esse ramo pode ser substituído por qualquer combinação de componentes que mantenha inalteradas a tensão e a corrente associadas ao ramo escolhido.
( ) A corrente através de um elemento, ou a tensão entre seus terminais, em um circuito linear bilateral, é igual à soma algébrica das correntes ou das tensões produzidas independentemente por cada uma das fontes.
( ) Qualquer circuito de corrente contínua linear bilateral de dois terminais pode ser substituído por um circuito equivalente formado por uma fonte de corrente e um resistor em paralelo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
i = – 5 cos(ωt – 50°) v = 10 sen(ωt – 140°)
A relação de fase entre as formas de onda senoidais i e v é:
I. Erros Sistemáticos são erros inerentes ao sistema de medição que compreende o meio ambiente, os instrumentos de medição e o observador. Em geral têm comportamento conhecido, o que permite que sejam corrigidos adotando-se procedimentos adequados de medição ou através de correções analíticas.
PORQUE
II. Sempre que as condições ambientais permanecem “constantes”, a magnitude dos erros sistemáticos também se mantém constante. As condições que ocasionam os erros sistemáticos se devem às leis físicas, que podem ser representadas matematicamente (modeladas).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Pt = 20 W + 5,487 W + 8,75483 W
O valor do Pt, considerando o arredondamento para três casas decimais, é:
( ) O ruído térmico é gerado pela agitação térmica dos elétrons em um condutor.
( ) O ruído burst é causado pelas oscilações aleatórias do movimento dos portadores de carga em um condutor.
( ) O ruído avalanche aparece quando a junção pn é operada no modo de condução reversa.
( ) O ruído shot está relacionado com as imperfeições nos materiais semicondutores e nas implantações de íons pesados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Um amplificador operacional ideal é um amplificador com ganho de malha aberta infinito, resistência de entrada infinita e resistência de saída zero.
II. Um amplificador inversor inverte a polaridade do sinal de entrada amplificando-o ao mesmo tempo.
III. Um amplificador não inversor é um circuito com amplificador operacional projetado para fornecer um ganho de tensão positivo.
IV. Um amplificador diferencial é um dispositivo que amplifica a diferença entre duas entradas, porém rejeita quaisquer sinais comuns às duas entradas.
Figura 3
Considere que vo = 2,005 V, v2 = 2,013 e R = 8 kΩ. Se RG for ajustado para 250 Ω, os valores para o ganho de tensão (Av) e a tensão de saída (vo) são:
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os circuitos com amplificadores operacionais ao respectivo tipo.
Coluna 1
1.
2.
3.
4.
5.
Coluna 2
( ) Amplificador diferencial.
( ) Seguidor de tensão.
( ) Amplificador inversor.
( ) Somador.
( ) Amplificador não inversor.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Para a máxima transferência de potência média, a impedância da carga, ZL, deve ser igual ao conjugado complexo da impedância de Thévenin, ZTh.
( ) Potência aparente (em VA) é o produto dos valores RMS da tensão e da corrente.
( ) Potência complexa (em VA) é o produto do fasor de tensão RMS e o conjugado complexo do fasor de corrente RMS. Por ser um número complexo, sua parte real é a potência aparente e sua parte imaginária é a potência reativa Q.
( ) O processo de diminuir o fator de potência sem alterar a tensão ou corrente para a carga original é conhecido como correção do fator de potência.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
4,6 kVA 2300 / 115 V 60 Hz
As tensões específicas (2300 V e 115 V) são as do primário e do secundário, mas não necessariamente nessa ordem, ou seja, se 2300 V for a tensão aplicada ao primário, a tensão no secundário será 115 V e vice-versa. A potência aparente especificada para esse transformador é de 4,6 kVA. Se a tensão no secundário for 115 V, qual será a corrente máxima na carga?