Questões de Concurso Público Prefeitura de Farroupilha - RS 2023 para Biologo

Foram encontradas 10 questões

Q2095489 Não definido
Sobre o Licenciamento Ambiental, conforme disposto no Código de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul (Lei nº 15.434/2020), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2095490 Não definido
Em relação ao regime jurídico geral do Bioma Mata Atlântica, no que rege a Lei da Mata Atlântica nº 11.428/2006, analise as assertivas a seguir:
I. O corte, a supressão e a exploração da vegetação do Bioma Mata Atlântica far-se-ão de maneira diferenciada, conforme se trate de vegetação primária ou secundária, nesta última levando-se em conta o estágio de regeneração.
II. O corte e a supressão de vegetação primária ou nos estágios avançado e médio de regeneração do Bioma Mata Atlântica ficam vedados quando a vegetação abrigar espécies da flora e da fauna silvestres ameaçadas de extinção, em território nacional ou em âmbito estadual, assim declaradas pela União ou pelos Estados, e a intervenção ou o parcelamento puserem em risco a sobrevivência dessas espécies, entre outros.
III. Os novos empreendimentos que impliquem o corte ou a supressão de vegetação do Bioma Mata Atlântica deverão ser implantados preferencialmente em áreas já substancialmente alteradas ou degradadas.
IV. O corte ou a supressão de vegetação primária ou secundária nos estágios médio ou avançado de regeneração do Bioma Mata Atlântica, autorizados pela Lei, ficam condicionados à compensação ambiental, na forma da destinação de área equivalente à extensão da área desmatada, com as mesmas características ecológicas, sempre que possível na mesma microbacia hidrográfica.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2095491 Não definido
O aparelho digestório das aves apresenta algumas diferenças em relação aos outros vertebrados. A ausência de dentes impede que as aves realizem o processamento do alimento na boca, de forma que o aparato gástrico assume essa tarefa. Com base nisso, assinale a alternativa correta em relação ao aparelho digestório das aves.
Alternativas
Q2095492 Não definido
A Instrução Normativa do IBAMA nº 146/2007 estabelece os critérios para procedimentos relativos ao manejo de fauna silvestre em áreas de influência de empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de impactos à fauna e sujeitas ao licenciamento ambiental. Sobre isso, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) São etapas do manejo de fauna: levantamento, monitoramento, salvamento, resgate e destinação.
( ) O salvamento e/ou o resgate da fauna na área de influência de um empreendimento precede qualquer outra atividade relacionada à fauna silvestre.
( ) Os impactos sobre a fauna silvestre na área de influência de um empreendimento, durante e após a sua implantação, serão avaliados mediante a realização de monitoramento, tendo como base o Levantamento de Fauna.
( ) O Programa de Monitoramento de Fauna deverá apresentar programas específicos de conservação e monitoramento para as espécies ameaçadas de extinção, contidas em lista oficial, registradas na área de influência direta do empreendimento e consideradas como impactadas pelo empreendimento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2095493 Não definido
O transporte de chuvas da Floresta Amazônica para outras regiões do país ocorre graças ao fenômeno chamado de _______________, que basicamente consistem em grandes fluxos aéreos de água sob a forma de vapor que vêm de áreas tropicais do Oceano Atlântico e são “abastecidos” pela umidade que se evapora da Amazônia. Assim, o regime de chuvas de grande parte do país depende da Floresta Amazônica, de forma que o seu desmatamento pode resultar em períodos de seca mais intensos e prolongados em diversas regiões do Brasil.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q2095494 Não definido
As Áreas de Preservação Permanente são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas. A partir do Código Florestal Nacional (Lei nº 12.651/2012 e suas alterações), são consideradas áreas de preservação permanente, EXCETO:
Alternativas
Q2095495 Não definido
Analise as assertivas a seguir sobre as diretrizes e procedimentos para a avaliação do risco de extinção de espécies e para publicação das listas oficiais de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção no Estado do Rio Grande do Sul (Resolução CONSEMA nº 418/2020):
I. Para fins de publicação das listas estaduais oficiais de espécies ameaçadas, serão consideradas aquelas enquadradas nas categorias: Extinto (EX), Regionalmente Extinto (RE), Extinto na Natureza (EW), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU).
II. Os táxons enquadrados na categoria Dados Insuficientes (DD) serão considerados prioritários para levantamentos e estudos que busquem esclarecer seu status taxonômico ou de ocorrência e seu estado de conservação no Rio Grande do Sul.
III. As avaliações do risco de extinção de espécies adotam critérios que consideram dados relativos a: tamanho, redução e flutuações populacionais, extensão da área de ocorrência geográfica, ameaças, potenciais predadores e qualidade do habitat.
IV. O processo de avaliação do estado de conservação das espécies e da elaboração das listas de espécies ameaçadas de extinção inclui uma fase de consulta pública para colher contribuições da sociedade.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2095496 Não definido
A flor é uma estrutura especializada para a reprodução sexuada das Angiospermas e pode ter até quatro tipos de folhas modificadas (esporofilos) chamadas de órgãos florais. Em relação aos órgãos florais e seus componentes, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Estames. 2. Carpelos. 3. Pétalas.
Coluna 2 ( ) Possuem uma base dilatada onde estão presentes os ovários, que podem conter um ou mais óvulos que, quando fertilizados, tornam-se sementes.
( ) Consistem em uma haste chamada filete e um saco terminal, a antera, onde o pólen é produzido.
( ) Órgãos florais estéreis possuem cor na maioria das flores e auxiliam na atração dos polinizadores.
( ) Órgãos florais férteis onde estão presentes o estigma, que recebe o pólen, e o estilete, que conduz o pólen até a base da estrutura.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2095497 Não definido
Sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2095498 Não definido
A quantidade de recursos disponíveis e a quantidade de predação e de parasitismo que uma espécie sofre pode afetar a sua abundância no ambiente em que vive. O mesmo pode ser dito para grupos tróficos inteiros. A partir disso, considere o exemplo de quatro grupos tróficos presentes em um lago:

Peixes grandes (consumidores terciários), peixes pequenos (consumidores secundários), zooplâncton (consumidores primários) e fitoplâncton (produtores).


Dado o exemplo o exemplo acima, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Quando a abundância de grupos tróficos na natureza é determinada pela quantidade de energia disponível a partir dos produtores em uma comunidade, há um controle topo-base (top-down).
( ) Se um acréscimo na abundância dos peixes grandes causa uma diminuição nos peixes pequenos, um aumento no zooplâncton dos quais os peixes pequenos se alimentam e um decréscimo no fitoplâncton, a abundância dos grupos tróficos sofre um controle topo-base.
( ) Se um decréscimo na abundância dos peixes grandes causa um aumento nos peixes pequenos, uma diminuição no zooplâncton dos quais os peixes pequenos se alimentam e um acréscimo no fitoplâncton, a abundância dos grupos tróficos sofre um controle topo-base.
( ) Quando as comunidades são controladas de baixo para cima (base-topo ou bottom up) na cadeia alimentar, um aumento na abundância dos produtores resulta em um aumento da abundância dos níveis tróficos mais altos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: B
5: A
6: D
7: D
8: C
9: B
10: A