Questões de Concurso Público Prefeitura de Arroio do Sal - RS 2024 para Professor de Língua Portuguesa

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Q2482737 Português

Cantada do Adeus

Por Fabrício Carpinejar



(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/04/cantada-do-adeuscluh77x6v004501bg1s0xmao1.html – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:


I. Para o autor, é necessário ter tranquilidade e serenidade durante uma separação, recuperando recursos muito parecidos com aqueles usados no momento da conquista.

II. Para o autor, as causas do divórcio são inesperadas, geralmente advindas de crises momentâneas que levam a reações impulsivas.

III. De acordo com o texto, o período que antecede a separação é um período difícil, pois as pessoas, magoadas, não precisam se preocupar com o que vão dizer ou fazer.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2482738 Português

Cantada do Adeus

Por Fabrício Carpinejar



(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/04/cantada-do-adeuscluh77x6v004501bg1s0xmao1.html – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Leia a charge abaixo e analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: https://www.gustavomoreira.adv.br/portfolio-item/o-novo-divorcio/


I. Tanto o texto quanto a charge abordam a questão do divórcio.


MAS


II. A esposa da charge não demonstra ter o mesmo cuidado proposto pelo texto para efetivar sua separação.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2482739 Português

Cantada do Adeus

Por Fabrício Carpinejar



(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/04/cantada-do-adeuscluh77x6v004501bg1s0xmao1.html – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 07, 13 e 25.
Alternativas
Q2482740 Português

Cantada do Adeus

Por Fabrício Carpinejar



(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/04/cantada-do-adeuscluh77x6v004501bg1s0xmao1.html – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Assinale a alternativa que apresenta palavra que NÃO poderia substituir o vocábulo “simbiose” (l. 22) por causar alterações significativas ao trecho em que ocorre. Desconsidere variações de gênero dos termos.
Alternativas
Q2482741 Português

Cantada do Adeus

Por Fabrício Carpinejar



(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/04/cantada-do-adeuscluh77x6v004501bg1s0xmao1.html – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Assinale a alternativa que indica a correta interpretação da construção da metáfora empregada pelo texto no trecho “Quem já desmanchou uma casa para aproveitar um terreno sabe que dá tanto trabalho quanto levantar uma residência” (l. 18-19). 
Alternativas
Q2482742 Português

Cantada do Adeus

Por Fabrício Carpinejar



(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/04/cantada-do-adeuscluh77x6v004501bg1s0xmao1.html – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Considerando a correta ortografia das palavras em Língua Portuguesa, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 10, 14 e 32. 
Alternativas
Q2482743 Português

Cantada do Adeus

Por Fabrício Carpinejar



(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/04/cantada-do-adeuscluh77x6v004501bg1s0xmao1.html – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Na linha 09, a preposição “para” indica ____________, e poderia ser substituída por _____________, __________ necessárias alterações no período.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q2482744 Português

Cantada do Adeus

Por Fabrício Carpinejar



(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/04/cantada-do-adeuscluh77x6v004501bg1s0xmao1.html – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Considerando o emprego da vírgula, analise as assertivas a seguir:
I. O emprego da vírgula hachurada na linha 04 marca a separação de duas orações, sendo a primeira uma oração condicional. II. O emprego das duas vírgulas hachuradas na linha 08 marca a separação de orações coordenadas em sequência. III. O emprego da vírgula hachurada na linha 27 se deve à ocorrência de um sujeito deslocado para o início da oração.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q2482745 Português

Cantada do Adeus

Por Fabrício Carpinejar



(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/04/cantada-do-adeuscluh77x6v004501bg1s0xmao1.html – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Assinale a alternativa que indica a correta função sintática do termo sublinhado na oração “É o que chamo de cantada do adeus”.
Alternativas
Q2482746 Português

Cantada do Adeus

Por Fabrício Carpinejar



(Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/carpinejar/noticia/2024/04/cantada-do-adeuscluh77x6v004501bg1s0xmao1.html – texto adaptado especialmente para esta prova). 

Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a classificação das palavras sublinhadas e numeradas no trecho a seguir:
Não podemos nos (1) culpar por desamar (2) de repente, mas sempre (3) podemos garantir um epílogo digno e justo.
Alternativas
Q2494211 Português
Instrução: A questão refere ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Quais são as melhores estratégias para o desenvolvimento do pensamento crítico?

Por Rafael Parente


(Disponível em: www.novaescola.org.br/conteudo/21850/estrategias-desenvolvimento-pensamento-critico – fragmento adaptado, acesso em 04/04/2024)

Em relação aos vocábulos salientados no texto, de acordo com Bechara, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. 
( ) Segundo o referido autor, algumas consoantes são grafadas com a mesma letra, fato que provoca dúvidas ortográficas; por outro lado, há letras que representam mais de um fonema, como é o caso da letra “x” em “complexo” (l. 01).
( ) São vogais nasais as que, em sua produção, ressoam nas fossas nasais. É um fenômeno de ressonância e não da saída do ar, o que opõe os fonemas orais aos nasais. Essa produção se evidencia no vocábulo “fundamentais” (linha 03).
( ) No português brasileiro, há tendência para inclusão de uma vogal epentética entre as consoantes desses encontros, de que decorre a pronúncia “adapitabilidade” (l. 02).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2494212 Português
Instrução: A questão refere ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Quais são as melhores estratégias para o desenvolvimento do pensamento crítico?

Por Rafael Parente


(Disponível em: www.novaescola.org.br/conteudo/21850/estrategias-desenvolvimento-pensamento-critico – fragmento adaptado, acesso em 04/04/2024)

Segundo Koch, analise as assertivas a seguir, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na linha 05, “cuja” é uma forma remissiva gramatical presa, que vem relacionada a um nome com o qual concorda em número e gênero; é um pronome relativo.
( ) Na linha 07, “Estas” é uma forma remissiva gramatical livre, que não acompanha um nome dentro de um grupo nominal; é um pronome indefinido.
( ) Na linha 08, “que” é um elemento que garante a conexão lexical no texto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2494213 Português
Sobre encontros vocálicos, conforme Bechara, analise as assertivas.
I. Os ditongos, encontro de uma vogal e de uma semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba, podem ocorrer no interior da palavra, ou pela aproximação, por fonética sintática, de duas ou mais palavras.
II. O encontro de duas vogais em sílabas diferentes por guardarem sua individualidade fonética é chamado hiato. Isto se dá porque a passagem da primeira para a segunda se faz mediante um movimento brusco, com interrupção da voz.
III. Os tritongos representam o encontro de duas vogais e de uma semivogal numa mesma sílaba. Nos tritongos nasais, a última semivogal sempre vem representada graficamente, como em “minguam”.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2494214 Português
Sobre classes de palavras, seus empregos e suas flexões, de acordo com o que Cegalla descreve, analise as assertivas.
I. As conjunções e as preposições são palavras invariáveis. As primeiras ligam orações ou palavras de uma mesma oração; as segundas, ligam um termo dependente a um termo principal, estabelecendo uma relação entre ambos.
II. Com a função de modificar o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio. Tais vocábulos flexionam em gênero, em número e em grau.
III. Os pronomes pessoais, demonstrativos, indefinidos, possessivos, relativos e interrogativos – ditos substantivos ou adjetivos por substituírem um substantivo ou determiná-lo –, indicam a pessoa do discurso, aquela que participa ou é objeto do ato de comunicação.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q2494215 Português
De acordo com Cegalla, sinais de pontuação assinalam as pausas e as inflexões da voz na leitura, separam palavras, expressões e orações que devem ser destacadas e esclarecem o sentido da frase, afastando qualquer ambiguidade. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: 
I. Se emprega a vírgula entre o sujeito e o verbo da oração, quando a oração estiver em ordem indireta; entre o verbo e seus complementos, se estiverem separados; e, em geral, antes de oração adverbial de qualquer natureza e no final da frase.
II. O ponto-e-vírgula denota uma pausa mais sensível que a vírgula, sendo empregado, por exemplo, para separar os considerandos de um decreto, de uma sentença, de uma petição, etc.
III. O ponto final, além de ser empregado principalmente para fechar o período, é usado também em abreviaturas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: D
5: B
6: C
7: E
8: C
9: A
10: B
11: A
12: B
13: C
14: D
15: D