Questões de Concurso Público CRM - MG 2017 para Jornalista
Foram encontradas 17 questões
Segundo Jenkins, em seu livro Cultura da Conexão (2014), na era do compartilhamento digital e no atual cenário de incertezas, muitos antigos modelos para compreender os públicos deixam de ser aplicáveis. Mesmo assim, considerações estratégicas e técnicas podem aumentar as chances de o conteúdo ser propagável.
As considerações estratégicas, a seguir, descritas pelo autor estão corretas no que se refere à mídia propagável, EXCETO:
Analise as afirmativas a seguir sobre os deveres dos jornalistas, segundo o Código de Ética produzido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Buscar provas que fundamentem as informações de interesse público.
( ) Informar claramente à sociedade quando suas matérias tiverem caráter publicitário ou decorrerem de patrocínios ou promoções.
( ) Rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, sempre informando ao público o eventual uso de recursos de fotomontagem, edição de imagem, reconstituição de áudio ou quaisquer outras manipulações.
( ) Promover a retificação das informações que se revelem falsas ou inexatas e defender o direito de resposta às pessoas ou organizações envolvidas ou mencionadas em matérias de sua autoria ou por cuja publicação foi o responsável.
Assinale a sequência CORRETA.
Observe o gráfico, a seguir, que mostra o valor gasto com publicidade no meio jornal nos Estados Unidos.
Tradução livre: "Receita com anúncios em jornais entrou em colapso. Receita com publicação em jornais, ajustada a inflação, 1950 até 2012". Disponível em: <http://www.businessinsider.com/newspaper-advertising-collapse-2012-9>.
A partir desses dados, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O advento do jornalismo on-line, iniciado na década de 1980, foi preponderante para a queda acentuada da publicidade nos jornais impressos.
( ) A receita em 2010 é a mesma observada no período que antecede a Segunda Guerra Mundial.
( ) O gráfico mostra o crescimento a partir do início do século XXI na venda de publicidade no meio digital.
( ) Pode-se explicar a queda na receita dos jornais pela falta de interesse da audiência, pelo consumo de informação, principalmente a partir do século XXI.
Assinale a sequência CORRETA.
Observe a figura, a seguir, que apresenta três formas estruturais de redes sociais apresentadas por Baran e Ugarte (2008).
MARQUES, Angela; et al. Esfera Pública, redes e jornalismo:
Rio de Janeiro: E-papers, 2009. p. 193.
A partir da figura, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A rede centralizada possui um nó forte central em torno do qual se formam os laços sociais associativos.
( ) A forma descentralizada possui vários centros de agregação, distribuindo fluxos de comunicação e poder.
( ) A forma distribuída apresenta equilíbrio entre nós e laços, o que mostra uma dialogia menos simétrica entre os participantes.
( ) Os modelos são fixos, portanto, uma mesma rede social pode ter características de vários deles.
Assinale a sequência CORRETA.
Segundo Jenkins (2014), no modelo de mudança de distribuição para circulação, o público não é visto mais como simplesmente um grupo de consumidores de mensagens pré-construídas, mas como pessoas que estão moldando, remixando, reconfigurando e compartilhando conteúdos de mídia.
Para retratar isso, o autor cunhou o termo que ficou conhecido como:
Leia o trecho a seguir.
“Para as organizações noticiosas, uma nova função tem emergido. O pesquisador Axel Bruns (2003) descreve o novo papel colaborativo do jornalismo em rede. Na era das redes ou da conexão, o jornalista atua mais como aquele que examina os fatos para avaliar sua veracidade e boa-fé, como um autenticador dos jornalistas cidadãos e curador do que é reportado nas redes sociais” (CANAVILHAS, 2014, cap. 7).
A nova função apontada pelo autor é conhecida como:
Cabe à assessoria de imprensa estreitar relações entre os órgãos de imprensa e seus clientes.
Em relação às funções de uma assessoria de imprensa, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Se porventura ocorrer um desentendimento entre um assessor de imprensa e um jornalista, é papel da assessoria de comunicação se reportar ao editor ou proprietário do veículo para que o problema seja solucionado.
( ) Uma das funções da assessoria de imprensa é organizar entrevistas coletivas, que devem ser solicitadas somente se o assunto tiver realmente interesse público.
( ) A assessoria de comunicação deve agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.
( ) A assessoria de imprensa deve produzir cursos de capacitação que desenvolvam midia training, ou seja, um treinamento, na tentativa de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia.
Assinale a sequência CORRETA.
Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição.
Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.
Don Tapscott, no livro A hora da geração digital: como os jovens que cresceram usando a internet estão mudando tudo, das empresas aos governos, trata a imersão digital como algo ainda desconhecido, mas sinaliza algumas observações.
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando conceitos a suas corretas definições.
COLUNA I
1. Follow up
2. Press kit
3. Mailing list
4. Clipping
COLUNA II
( ) Material que contém relação de veículos e jornalistas contratados para divulgação, com dados básicos, como nome completo, cargo, editoria, telefone, e-mail, entre outros.
( ) Ação que visa a obter retornos, por telefone, do envio de press releases, distribuição de material de apoio ou de convocação de coletiva à imprensa.
( ) Reunião de matérias veiculadas, de interesse do assessorado. Ajuda a avaliar o desempenho do assessorado e de seus concorrentes.
( ) Pasta ou arquivo eletrônico contendo os textos principais sobre o assessorado, sua atividade, seu histórico, faturamento, locais em que atua, entre outros.
Assinale a sequência CORRETA.
Segundo Nilson Lage (2001, p. 73), a entrevista é o procedimento clássico de apuração de informações em jornalismo.
Com base nos tipos de entrevista, relacione a COLUNAII de acordo com a COLUNA I.
COLUNA I
1. Ritual
2. Em profundidade
3. Temática
4. Testemunhal
COLUNA II
( ) Pode servir para ajudar na compreensão de um problema, expor um ponto de vista.
( ) É geralmente breve. O ponto de interesse está mais centrado na exposição do entrevistado do que no que ele tem a dizer.
( ) A reconstituição do evento é feita do ponto de vista particular do entrevistado que, usualmente, acrescenta suas próprias interpretações.
( ) O objetivo da entrevista é a figura do entrevistado.
Assinale a sequência CORRETA.
Analise as seguintes afirmativas sobre funções de uma assessoria de imprensa e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Acompanhar entrevistas, apoiar eventos e atender a imprensa.
( ) Elaborar press releases, arquivar material jornalístico e avaliar os resultados.
( ) Diagramar material impresso institucional, além de house organs da empresa.
( ) Fazer prospecção de possíveis clientes e encontros entre jornalistas e fontes.
Assinale a sequência CORRETA.