Questões de Concurso Público Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN 2021 para Médico Generalista
Foram encontradas 19 questões
( ) A eSF é composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde .
( ) O número de agente comunitário de saúde por equipe deverá ser definido de acordo com base populacional, critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos, não podendo ser inferior a 12 por equipe.
( ) Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de 100% da população com número máximo de 750 pessoas por ACS.
( ) Para equipe de Saúde da Família, há a obrigatoriedade de carga horária de 40 (quarenta) horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da eSF.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. O diagnóstico precoce do câncer de próstata deve ser valorizado e se baseia na rápida e oportuna investigação dos seguintes sinais e sintomas mais comuns: alteração na frequência e padrões urinários, hematúria visível e disfunção erétil.
II. Achados no exame clínico (toque retal) combinados com o resultado da dosagem do antígeno prostático específico (PSA) no sangue podem sugerir a existência da doença. Nesses casos, é indicada a ultrassonografia pélvica (ou prostática transretal, se disponível). O resultado da ultrassonografia, por sua vez, poderá mostrar a necessidade de biópsia prostática transretal. O diagnóstico de certeza do câncer é feito pelo estudo histopatológico do tecido obtido pela biópsia da próstata.
III. Não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de próstata traga mais benefícios do que riscos. O Instituto Nacional do Câncer não recomenda o rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos.
Assinale a alternativa correta.
( ) Pode-se utilizar a procalcitonina como auxílio ao diagnóstico da PAC, assim como a procalcitonina e/ou proteína C reativa podem ser utilizadas na avaliação da resposta ao tratamento.
( ) Quanto à cobertura antibiótica para patógenos atípicos nos casos de PAC de menor gravidade, vários estudos mostraram vantagens com essa conduta.
( ) Cefalosporinas de terceira geração (ceftriaxona ou cefotaxima) ou ampicilina/sulbactam mais um macrolídeo (azitromicina ou claritromicina) é conduta recomendada em casos que requerem internação.
( ) Em quadros pneumônicos causados por Staphylococcus aureus comunitário resistente à meticilina, as opções seriam vancomicina, linezolida e daptomicina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Sobre o diagnóstico e tratamento das meninigites meningocócicas, assinale a alternativa incorreta.
Você atende pela primeira vez uma paciente feminina de 67 anos de idade, que teve diagnóstico de hipertensão arterial estágio 1 após realizar medidas de pressão arterial (PA) na unidade básica de saúde. Traz consigo controles laboratoriais realizados há 15 dias que mostravam:
Glicemia de jejum = 88mg/dl
Creatinina sérica = 1,1 mg/dl, com depuração de creatinina estimada = 91 ml/min.
Exame de urina = sem alterações
ECG = dentro dos padrões de normalidade.
Colesterol total= 221 mg/dl; LDL-colesterol = 122 mg/dl.
Suas medidas de PA apresentaram valores entre
140-144 x 91-93 mmHg. A paciente faz uso regular
de hidroclorotiazida 12,5 mg/dia e foi orientada à
redução do sal na dieta e caminhadas diárias. O
restante do exame físico foi completamente normal
com índice de massa corporal de 25,5 k/m2. A
paciente está assintomática e referiu que seu pai
faleceu de infarto do miocárdio aos 54 anos.
Considerando a Diretriz Brasileira de Hipertensão
Arterial, assinale a alternativa correta em relação à
conduta a ser tomada.
I. Podemos considerar como de alto risco de eventos em curto e longo prazos os idosos que apresentam síncope e são do sexo feminino.
II. Idosos com relato de quedas recorrentes inexplicadas, não presenciadas por terceiros e associadas a traumatismo devem ser interpretados como apresentando possíveis síncopes cardiogênicas.
III. A investigação deve ser em ambiente hospitalar para episódios ocorridos há < 1 semana, com traumatismo ou nos pacientes com cardiopatia conhecida.
Assinale a alternativa correta
( ) Quanto ao diagnóstico, o eletrocardiograma de repouso pode ser inespecífico em 50% dos casos, mesmo na vigência de coronariopatia grave.
( ) O eletrocardiograma, obtido conjuntamente com a angiotomografia coronária, é útil na estratificação de risco de idosos assintomáticos, pelo seu alto valor preditivo negativo.
( ) As medicações antiateroscleróticas como as estatinas têm demonstração confirmada, em ensaios, até os 79 anos de idade. Se toleradas devem ser estimuladas a atingir metas de LDLcolesterol de < 100 mg/dl
( ) Não é recomendado o emprego de inibidores da enzima conversora de angiotensina ou bloqueadores dos receptores de angiotensina na ausência de hipertensão arterial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
I. Administração de fibrinolíticos na impossibilidade de ou expectativa de transporte/transferência > 120 minutos para hospital com recursos para intervenção coronária percutânea.
II. Realização de ECG de 12 derivações no local do primeiro atendimento.
lII. Uso do clopidogrel combinado ao AAS apenas para pacientes que receberam terapia trombolítica inicial.
IV. Betabloqueador via venosa nas primeiras 24 horas, em pacientes de baixo risco de desenvolverem choque cardiogênico.
Assinale a alternativa correta.
Quanto à abordagem de ressuscitação cardiopulmonar com vítima inconsciente pelo profissional de saúde, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
1ª: Se a vítima não estiver respirando ou apresentar somente gasping (ofegante) sem pulso, aplique ciclos de cinco compressões torácicas para uma ventilação. Cheque o pulso a cada 2 minutos.
2ª: Se a vítima não estiver respirando ou apresentar somente gasping (ofegante) e tiver pulso, aplique uma ventilação a cada 5 a 6 segundos, mantendo frequência de 10 a 12 ventilações por minuto. Cheque o pulso a cada 2 minutos.