Questões de Concurso Público IF-ES 2024 para Professor EBTT - Ambiental
Foram encontradas 34 questões
O Nordeste tem a menor quantidade de recursos hídricos do Brasil, em contrapartida tem uma alta densidade demográfica, o que dificulta o abastecimento de água. 40% da população rural da região Nordeste sofre com a falta de água (ACTIONAID, 2021) e, muitas vezes, a única fonte de água doce é a água subterrânea, apesar de 70% dos poços da região semiárida do Brasil ter águas salobras ou salinas.
Fonte: https://www.aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/160-agua-na-regiao-nordeste
A Resolução CONAMA 357/2005 classifica águas salinas e salobras, respectivamente, como sendo aquelas que possuem
A avaliação do desempenho ambiental é um processo de gestão interna que utiliza indicadores para fornecer informações, comparando o desempenho ambiental, passado e presente, de uma organização com seus critérios.
Essa norma apresenta as orientações para realização da avaliação de desempenho ambiental dos processos nas organizações, independentemente do tipo, do tamanho, da localização e da complexidade. O texto refere-se à
Nenhum rio do Espírito Santo tem boa qualidade de água, aponta estudo intitulado “Observando Rios 2019”. O relatório indica que 69,2% das águas capixabas analisadas têm índice regular; enquanto 15,4% são ruins e 15,4%, boas.
Fonte: https://www.agazeta.com.br/es/gv/nenhum-rio-do-espirito-santo-tem-boa-qualidade-de-agua-apontaestudo-0319
Sabe-se que o aumento da demanda de água nos núcleos urbanos para atendimento de diversas atividades humanas e econômicas tem provocado ao longo dos anos a deterioração dos corpos de água. Sobre o assunto, analise os itens a seguir:
I. Poluição da água é a contaminação dos corpos hídricos naturais ou artificiais por substâncias químicas, elementos radioativos ou organismos patogênicos.
II. Poluição pontual é qualquer fonte única e identificável a partir do qual os poluentes são descarregados nos corpos hídricos.
III. Poluição difusa são cargas de contaminantes de um empreendimento, descarregadas em pontos específicos do curso de água, de forma que podem ser monitoradas.
IV. São fontes de poluição das águas: esgotos domésticos e industriais, águas pluviais, resíduos sólidos, agrotóxicos, fertilizantes, detergentes, precipitação de poluentes atmosféricos, sedimentos e dejetos animais.
Está(ão) CORRETO(S):
São princípios norteadores da Política Nacional de Meio Ambiente:
I. Proteção da fauna, racionalização dos recursos hídricos e incentivo ao uso do solo.
II. Proteção aos ecossistemas, controle e zoneamento de atividades potencial ou efetivamente poluidoras e proteção de áreas ameaçadas de degradação.
III. Incentivo ao desenvolvimento sustentável, racionalização do uso do solo e reflorestamento das nascentes.
IV. Acompanhamento do estado da qualidade ambiental, ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico e planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Parque Nacional e Monumento Natural;
II. Floresta Nacional e Reserva Extrativista;
III. Estação Ecológica e Reserva Biológica;
IV. Reserva de Fauna e Área de Proteção Ambiental.
Está(ão) CORRETO(S):
Na Política Nacional de Recursos Hídricos, a cobrança é um instrumento de gestão que tem, entre seus objetivos:
I. Dar ao usuário uma indicação do valor real da água;
II. Diagnosticar a situação atual dos recursos hídricos;
III. Incentivar o uso racional da água;
IV. Diminuir os custos de combate à poluição das águas.
Está(ão) CORRETO(S):
A EUTROFIZAÇÃO DO RIO TIETÊ
A mitigação do problema depende da redução da carga de nitrogênio e de fósforo lançada no rio.
Na bacia do Tietê há cerca de 30 milhões de habitantes, 70% da população de São Paulo. É a bacia hidrográfica mais densamente habitada do Brasil. 30% dos esgotos sanitários gerados no estado não são tratados.
Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/a-eutrofizac-o-do-rio-tiete-1.1932804
A Resolução CONAMA 357/2005, no art. 10º, apresenta valores máximos estabelecidos para os parâmetros relacionados em cada uma das classes de enquadramento. No §3º, para águas doces de classes 1 e 2, quando o nitrogênio for fator limitante para eutrofização, nessas condições estabelecidas pelo órgão ambiental competente, o valor de nitrogênio total (após oxidação) não deverá ultrapassar de 1,27 mg/L, para ambientes lênticos, e 2,18 mg/L, para ambientes lóticos. Na vazão de referência, são exemplos de ambientes lóticos: