Questões de Concurso Público IF-TO 2017 para Professor - Engenharia Química
Foram encontradas 13 questões
Analise as afirmativas a seguir com relação a segurança de laboratório de Biotecnologia.
I. Qualquer derramamento de substância que ocorrer no laboratório deverá ser imediatamente administrado, e medidas urgentes devem ser implementadas, a fim de evitar a perda de tempo e o controle da situação. Quanto à limpeza do material derramado, a mesma deverá ser realizada pelos próprios funcionários do laboratório. Para administrar a situação, é preciso que o funcionário seja devidamente capaz de identificar o tipo de material envolvido, decidir quais medidas deverão ser adotadas e proceder a limpeza, atendendo as normas de segurança, munido de todo o equipamento de proteção individual necessário, de modo a oferecer proteção aos olhos, mãos, pés, corpo e pulmões.
II. Os equipamentos de proteção individual devem estar disponíveis e em quantidade suficiente para dar a devida proteção aos funcionários do laboratório. A empresa é obrigada a disponibilizar todos os equipamentos necessários à proteção dos funcionários.
III. Planos de prevenção de incêndio devem ser implementados em todos os laboratórios, principalmente naqueles onde são utilizados materiais inflamáveis e/ou de fácil combustão. O fogo, quando gerado em ambientes de risco, pode levar a consequências de extrema gravidade, pois, nesses locais, o fogo se propaga com muita facilidade devido aos tipos de materiais que são inseridos e que são, na maioria das vezes, materiais combustíveis, substâncias inflamáveis e gases combustíveis.
IV. Quanto às práticas de laboratório que exigem equipamentos específicos, é preciso orientar profissionais dos mesmos a não lançar mão de improvisações com o intuito de agilizar as tarefas. Se houver necessidade de destilar qualquer solvente, certificar-se que a aparelhagem montada é compatível com a atividade e que o procedimento está sendo realizado em local próprio e com toda a segurança. Quando da destilação, o recomendado é o banho-maria. Jamais empregar chama direta.
V. Torna-se necessária a utilização de capelas de exaustão para manusear substâncias tóxicas e cabina de fluxo laminar para material biológico patogênico. Deve-se manter o vidro da capela abaixado o suficiente, de modo a ter somente as mãos inseridas no seu interior, sem jamais colocar a cabeça no interior da mesma.
Estão corretas:
Um reator de pirólise, em escala de laboratório, é usado para a produção de bio-óleo e carvão durante o aproveitamento energético de biomassa residual, operando a uma vazão mássica de 0,5 kg/hora. Considerando os dados abaixo, podemos informar que os rendimentos dos produtos, carvão e óleo (respectivamente), após 30 minutos de operação do sistema, são aproximadamente:
Dados:
- Massa de carvão obtida no processo = 125 g
- Volume de bio-óleo recuperado = 70 mL
- Densidade do bio-óleo = 1,1 g/mL
Uma amostra de calcário (CaCO3), cuja pureza era de 60%, foi empregada na produção da CAL, através da decomposição térmica do material a 850 °C. Decompondo-se 500 kg de massa dessa amostra, obteve-se cal virgem (CaO) e gás carbônico (CO2). Admitindo-se um rendimento de 70% para essa reação, a quantidade de quilos de cal virgem obtida, vale:
(Considerar: C = 12 ; O = 16 ; Ca = 40.)
Foram estudados através de planejamento fatorial do tipo 22 os efeitos da temperatura e catalisador sobre o rendimento de uma reação química. Os dados experimentais obtidos são apresentados na tabela a seguir. Nos ensaios foram empregados dois níveis para a temperatura (40 e 50 °C) e dois tipos de catalisadores (A e B). Cada ensaio foi feito em duplicata.
Analise as afirmativas a seguir com relação aos dados experimentais obtidos durante os ensaios.
I. Quando usamos o catalisador A e aumentamos a temperatura de 40 para 50 °C (ensaios 1 e 2), o rendimento médio aumenta em 29,5 %.
II. Quando usamos o catalisador B e modificamos a temperatura de 40 para 50 °C (ensaios 3 e 4), o rendimento médio aumenta em 16 %.
III. A 50 °C (ensaios 2 e 4) a mudança do tipo de catalisador diminui o rendimento médio da reação em 18 %.
IV. Não existe efeito de interação entre as variáveis estudadas (temperatura e tipo de catalisador) nesse planejamento experimental.
V. Elevando a temperatura, aumentamos o rendimento da reação, mas esse efeito é muito mais pronunciado com o catalisador B do que com o catalisador A.
Estão corretas:
A cromatografia pode ser combinada a diferentes sistemas de detecção, tratando-se de uma das técnicas analíticas mais utilizadas e de melhor desempenho. O acoplamento de um cromatógrafo com o espectrômetro de massas combina as vantagens da cromatografia (alta seletividade e eficiência de separação) com as vantagens da espectrometria de massas (obtenção de informação estrutural, massa molar e aumento adicional da seletividade). Observe as informações a seguir:
I. O método de impacto de elétrons é a técnica mais usada de geração de íons para a espectrometria de massas. As moléculas de amostra são bombardeadas na fase de gás com elétrons de alta energia. Em algumas situações, ocorre a remoção de um elétron da molécula da amostra para produzir um cátion-radical, conhecido como o íon molecular.
II. No processo de ionização por impacto de elétrons sempre gera o íon molecular do composto químico da amostra analisada.
III. A espectrometria de massas com ionização química é útil para a comparação de picos no espectro de massas. Seu principal uso é para se verificar a quantidade de íons formados durante a análise.
IV. O analisador de massas separa a mistura de íons formados durante a etapa de ionização segundo seus m/z (razão massa/carga) para a geração de um espectro de massas.
V. Na técnica de impacto de elétrons, o espectrômetro de massas bombardeia com um feite de elétrons de alta energia as moléculas que estão na fase de vapor e registra o espectro dos íons positivos, depois de separados na base da razão massa /carga.
Com relação á cromatografia com detecção através de espectrometria de massas, são verdadeiras as informações:
Um pesquisador trabalhando com os dados de concentração (S) de um substrato enzimático e de velocidade de reação (V), sem a presença de inibidores, resolveu aplicar a equação de Michaelis-Mentem, na sua forma linearizada, que, após o ajuste dos dados, encontrou a seguinte expressão: y = 0,06.x + 0,02, com R2 = 0,9982. Determine os valores de Vmax e Km.
Considerando na figura do manômetro abaixo, A como sendo a água e B como sendo o Mercúrio, encontre a pressão absoluta no ponto 1
Dados: peso específicos dos fluidos: νágua = 10 000
N/m3
e νMercúrio = 136 000 N/m3
; 1 atm = 101325
Pa.
Uma vazão Q1 de 30 litros/s de água e Q2 de 20 litros/s de óleo entram em um reservatório para serem homogeneizados, conforme a figura abaixo. Encontre a massa específica da mistura formada que é descarregada do reservatório.
Dados: ρágua = 1000 Kg/m3 ; ρóleo = 900 Kg/m3