Questões de Concurso Público IF-PI 2019 para Técnico em Assuntos Educacionais
Foram encontradas 18 questões
Segundo Libâneo (2013), a estruturação da aula é a organização, sequência e inter-relação dos momentos do processo de ensino. Toda atividade humana implica atos sucessivos e inter-relacionados para atingir o objetivo. A atividade docente é uma atividade intencional, planejada conscientemente visando atingir objetivos de aprendizagem. Por isso precisa ser estruturada e organizada. Nesse sentido, marque a alternativa que apresenta a sequência da estruturação do trabalho docente proposto pelo autor levando em consideração o grau escolar, as idades dos alunos, as características do desenvolvimento mental, as especificidades de conteúdo e metodologia das matérias.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 105-106.
I - Aplicação de conhecimentos, habilidades e hábitos.
ll - Consolidação e aprimoramento dos conhecimentos, habilidades e hábitos.
III - Transmissão/assimilação da matéria nova.
IV - Verificação e avaliação dos conhecimentos e habilidades
V - Orientação inicial dos objetivos de ensino e
aprendizagem.
Os problemas relacionados com a indisciplina vêm se manifestando cada vez mais frequentemente nas escolas, tornando-se um grande obstáculo ao trabalho dos professores e ao desempenho dos alunos. Se a indisciplina é um dos maiores problemas da escola atualmente é preciso definitivamente enfrentá-la. O professor não é o único responsável, mas é imprescindível que ele demonstre sua autoridade. Sem autoridade não se faz educação.
Libâneo (2013) entende que a disciplina em classe está diretamente associada à ação do professor, ou seja, à autoridade:
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 277.
Analise o fragmento de texto abaixo e assinale a alternativa incorreta:
“[...] O importante é compreender que sem pesquisa não há ensino. A ausência de pesquisa degrada o ensino a patamares típicos de reprodução imitativa. Entretanto, isto não pode levar ao extremo oposto, do professor que se quer apenas pesquisador, isolando-se no espaço de produção científica.”
(DEMO, Pedro. Princípio educativo e científico. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011).
Para a motivação e integração entre
pesquisa, ensino e extensão é necessário(a)
Julgue os itens abaixo colocando V para verdadeiro ou F para falso considerando a prática da autoavaliação escolar.
( ) A prática da autoavaliação cria condições para que o aluno tenha uma participação mais ampla e ativa no processo de aprendizagem porque permite que ele tenha a oportunidade de analisar seu progresso nos estudos considerando o que aprendeu, bem como as atitudes e o comportamento diante do professor e dos colegas.
( ) A autoavaliação tem uma função pedagógica, pois a consciência dos próprios avanços são determinantes para a melhor forma de conduzir ao aperfeiçoamento.
( ) Ao iniciar os alunos na autoavaliação, convém orientá-los, apresentando-lhes algumas perguntas que servem de roteiro para facilitar o processo.
( ) A autoavaliação tem como limitação o fato de depender da franqueza e da boa vontade de quem responde.
A sequência correta de julgamento das alternativas é:
Para o educador italiano Mário Manacorda (1989), cidadania hoje significa “dirigir ou controlar aqueles que dirigem”. Para Libâneo (2012, p. 134), “a formação para cidadania crítica e participativa diz respeito a cidadãos-trabalhadores capazes de interferir criticamente na realidade para transformá-la, e não apenas para integrar o mercado de trabalho”. Sobre formação para cidadania da juventude, considerando as novas redes de sociabilidade, analise os itens a seguir.
MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LIBANEO, José C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: a escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento para pobres. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, nº 1, mar. 2012.
I - A preparação para a vida social é uma
exigência, pois um dos pontos fortes da chamada
sociedade pós-moderna é a emergência de movimentos localizados, baseados em
interesses comunitários mais restritos, no bairro,
na região, nos pequenos grupos, organizados em
associações civis, entidades não governamentais
etc.
II - A escola deve preocupar-se com o desenvolvimento de competências sociais, como relações grupais e intergrupais, processos democráticos e eficazes de tomada de decisões, capacidades sociocomunicativas, de iniciativa, liderança, responsabilidade, solução de problemas etc.
III - Um dos pontos necessários para a escola fortalecer é a formação ética, que envolve formar valores e atitudes diante do mundo da política e da economia, do consumismo, do individualismo, do sexo, da droga, da depredação ambiental, da violência e, também, das formas de exploração que se mantêm no capitalismo contemporâneo.
Sobre os itens é correto afirmar que
No que diz respeito à família, “um dos seus papéis principais é a socialização da criança, isto é, sua inclusão no mundo cultural mediante o ensino da língua materna, dos símbolos e regras de convivência em grupo, englobando a educação geral e parte da formal, em colaboração com a escola”
POLÔNIA, A. C.; DESSEN, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola: relações família-escola. Psicologia Escolar e Educacional. v.9, nº 2, p. 303-312, 2005.
Sobre a relação escola família, considerando o contexto da escola pública, é incorreto o que se lê na alternativa:
Relacione a primeira coluna com a segunda e assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.
1º COLUNA
I - Tendências ou enfoques encontrados predominantemente no sujeito, sem que, todavia, essa ênfase signifique nativismo ou apriorismo puros.
II - Se as ações do homem podem ser condicionadas, pode-se, até certo ponto, determiná-las controlando as condições que envolvem essa ação.
III - O homem toma conhecimento da sua historicidade, quando reflete sobre o contexto ao qual está integrado.
IV- Compreendendo o mundo como externo ao indivíduo, sua apreensão se dá de maneira gradativa por meio da confrontação com o conhecimento produzido através dos séculos.
V- A interação entre homem e mundo é que produz o conhecimento não havendo preponderância de apenas um dos elementos.
2º COLUNA
( ) Abordagem cognitivista
( ) Abordagem sociocultural.
( ) Abordagem Tradicional.
( ) Abordagem humanista.
( ) Abordagem comportamentalista
Sobre a metodologia de trabalho na construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP), julgue como Verdadeira (V) ou Falsa (F) cada assertiva abaixo e assinal a altemativa que corresponda à sequência correta.
I- ( ) O PPP segue a metodologia da problematização a partir de perguntas que devem seguir modelos-padrão definidos com critério e objetividade.
ll - ( ) OPPP deve ser construído passo a passo, permitindo seu progressivo aperfeiçoamento, por meio da sua elaboração, avaliação e reelaboração.
llI - ( ) Deve haver atualização do diagnóstico e da programação a cada dois anos e do marco referencial de três a quatro anos.
IV - ( ) O PPP deixará expresso o referencial teórico e a metodologia de cada dimensão do trabalho pedagógico nos níveis de ensino e de atuação dos seus profissionais.
V - ( ) O PPP das instituições de ensino deve manter relação com o Projeto Pedagógico das instâncias administrativas dos sistemas de ensino, no entanto deve ter suas especificidades asseguradas.
Na organização e gestão do currículo, as abordagens: disciplinar, pluridisciplinar, multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar requerem a atenção criteriosa da instituição escolar, porque revelam a visão de mundo que orienta as práticas pedagógicas dos educadores e organizam o trabalho do estudante. Nesse sentido, estabeleça a sequência correta no que diz respeito a concepção das abordagens mencionadas considerando D para (disciplinar), (P) para Pluridisciplinar, (M) para Multidisciplinar, (1) para Interdisciplinar, (T) para Transdisciplinar:
( ) Pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra, num real trabalho de interação e troca. Através dela ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didático-pedagógica mediada pela pedagogia dos projetos temáticos.
( ) A gestão do conhecimento parte do pressuposto de que os sujeitos são agentes da arte de problematizar e interrogar, e buscam procedimentos interdisciplinares capazes de acender a chama do diálogo entre diferentes sujeitos, ciências, saberes e temas. Busca a unidade do conhecimento na relação entre a parte e o todo, entre o todo e a parte.
( ) Trata-se da exploração científica e especializada de determinado domínio homogêneo de estudo. O que nos permite evocar um conjunto sistemático e organizado de conhecimentos com características próprias em seus planos de ensino, de formação, dos métodos e das matérias.
( ) Estuda um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo. Traz algo a mais a uma disciplina, mas restringe-se a ela, está a serviço dela. Sua finalidade ainda é “multidisciplinar”.
( ) Expressa frações do conhecimento e o hierarquiza. A ideia mais correta para esta visão seria a da justaposição das disciplinas cada uma cooperando dentro do seu saber para o estudo do elemento em questão.
O art. 7º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/1996) diz que ao aluno regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, de qualquer nível, é assegurado, no exercício da liberdade de consciência e de crença, o direito de, mediante prévio e motivado requerimento, ausentar-se de prova ou de aula marcada para dia em que, segundo os preceitos de sua religião, seja vedado o exercício de tais atividades, devendo-se-lhe atribuir, a critério da instituição e sem custos para o aluno, prestações alternativas, nos termos do inciso VIll do caput do art. 5º da Constituição Federal.
Sobre esse artigo, todas as alternativas a seguir estão corretas, exceto:
A critério dos sistemas de ensino, considerando a oferta de formação com ênfase técnica e profissional pode-se conceber
1) a inclusão de vivências práticas de trabalho no setor produtivo ou em ambientes de simulação, estabelecendo parcerias e fazendo uso, quando aplicável, de instrumentos instituídos pela legislação sobre aprendizagem profissional.
2) a possibilidade de concessão de certificados intermediários de qualificação para o trabalho, quando a formação for estruturada e organizada em etapas com terminalidade.
3) que a oferta de formação técnica e profissional a que se refere o inciso V do caput, realizada na própria instituição ou em parceria com outras instituições, deverá ser aprovada previamente pelo Conselho Estadual de Educação, homologada pelo Secretário Estadual de Educação e certificada pelos sistemas de ensino.
4) que as instituições de ensino emitirão certificado com validade nacional, que habilitará o concluinte do ensino médio ao prosseguimento dos estudos em nível superior ou em outros cursos ou formações para os quais a conclusão do ensino médio seja etapa obrigatória.
5) que a preparação geral para o trabalho e, facultativamente, a habilitação profissional poderão ser desenvolvidas nos próprios estabelecimentos de ensino médio ou em cooperação com instituições especializadas em educação profissional.
Assinale a alternativa correta.
A instituição da Educação de Jovense Adultos (EJA) tem sido considerada como instância em que o Brasil procura saldar uma dívida social que tem para com o cidadão que não estudou na idade própria. Destina-se, portanto, aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A carência escolar de adultos e jovens que ultrapassaram essa idade tem graus variáveis, desde a total falta de alfabetização, passando pelo analfabetismo funcional, até a incompleta escolarização nas etapas do Ensino Fundamental e do Médio. Essa defasagem educacional mantém e reforça a exclusão social, privando largas parcelas da população ao direito de participar dos bens culturais, de integrar-se na vida produtiva e de exercer sua cidadania. Esse resgate não pode ser tratado emergencialmente, mas, sim, de forma sistemática e continuada, uma vez que jovens e adultos continuam alimentando o contingente com defasagem escolar, seja por não ingressarem na escola, seja por dela se evadirem por múltiplas razões. Nesse sentido, é correto afirmar que as Diretrizes Nacionais para Educação de Jovens e Adultos estabelecem que
1) os cursos de EJA devem pautar-se pela flexibilidade, tanto de currículo quanto de tempo e espaço, sendo provido suporte e atenção coletiva às diferentes necessidades dos estudantes no processo de aprendizagem, mediante atividades
diversificadas.
2) os sistemas de ensino devem oferecer cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos exclusivamente em caráter especial. Entretanto, prescreve que, preferencialmente, os jovens e adultos tenham a oportunidade de desenvolver a Educação Profissional articulada com a Educação Básica.
3) a certificação do conhecimento e das
experiências avaliados por meio de exames para
verificação de competências e habilidades é
objeto de diretrizes específicas a serem emitidas
pelo órgão normativo competente, tendo em vista
a complexidade, a singularidade e a diversidade
contextual dos sujeitos a que se destinam tais
exames.
4) são exemplos de articulação da Educação Profissional com a Educação Básica: o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA (que articula educação profissional com o Ensino Fundamental e o médio da EJA) e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens Educação Qualificação e Participação Cidadã — PROJOVEM, para jovens de 18 a 29 anos (que articula Ensino Fundamental, qualificação profissional e ações comunitárias).
5) a União, pelo MEC e INEP, supletivamente e em regime de colaboração com os Estados, Distrito Federal e Municípios, vem oferecendo exames supletivos nacionais, mediante o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), autorizado pelo Parecer CNE/CEB nº 19/2005. Observa-se que, a partir de sua aplicação, em 2009, o ENEM passou a substituir o ENCCEJA referente ao Ensino Médio, passando, pois, a ser aplicado apenas o referente ao fundamental. Tais provas são interdisciplinares e contextualizadas, percorrendo transversalmente quatro áreas de conhecimento — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Assinale a alternativa correta.