Questões de Concurso Público Prefeitura de Cataguases - MG 2024 para Médico Pediatra

Foram encontradas 10 questões

Q2453186 Medicina
Lactente, 6 meses, há 5 dias apresentou febre de até 38 graus com duração de 2 dias, acompanhada de tosse, coriza e obstrução nasal. Evoluiu com melhora da febre, porém piora da tosse e início de taquidispneia há 2 dias. Ao exame: lactente ativo, reativo, corado, hidratado, acianótico, anictérico e afebril. Boa PCP. FAN. FC: 140 bpm FR: 65 ipm. Sat O2:93%, AR: MVUA com roncos e sibilos difusos em ambos os hemitórax. TSC moderada. Sem outras alterações no exame físico.
A hipótese diagnóstica mais provável e conduta adequada, nesse momento são, respectivamente,
Alternativas
Q2453187 Medicina
Apendicite aguda é a principal causa de abdome agudo cirúrgico em pediatria. As alternativas a seguir apresentam características da apendicite aguda, À EXCEÇÃO DE UMAAssinale-a.
Alternativas
Q2453188 Medicina
Lactente de 7 meses, previamente hígida, com febre de até 39° há 3 dias e hiporexia, sem outros sintomas. Mantém boa aceitação de líquidos e seio materno. Ao exame apresenta-se em bom estado geral, ativa, hidratada, eucárdica, eupneica, com discreta dor à palpação abdominal no exame físico, sem outras alterações. Foi colhido EAS, que revelou 20 piócitos por campo, sem outros comemorativos. Urinoculura em andamento.
A conduta adequada nesse momento, até o resultado da urinocultura, é
Alternativas
Q2453189 Medicina
Com relação às doenças exantemáticas da infância, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O sarampo possui período prodrômico característico (tosse, coriza, conjuntivite e febre alta), exantema máculo-papular, que surge em região retroauricular, e a vacinação dos contactantes deve ser feita até 72h após exposição à doença.
( ) O eritema infeccioso é causado pelo Parvovírus B19, acomete principalmente escolares e adolescentes, com um exantema que recorre com estímulos ambientais.
( ) O exantema súbito causado pelo Herpesvírus 6 e 7, cursa com febre alta de inicio súbito e rash cutâneo muito pruriginoso, que evolui com descamação.
( ) A varicela tem período de incubação de 10 a 21 dias, e o período de contágio se dá do 10º dia após contato até que todas as lesões estejam crostosas.
( ) A síndrome mão-pé-boca é causada por enterovírus, cursa com exantema geralmente vesicular e é transmitido principalmente por via aérea, por meio de gotículas.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2453190 Medicina
A respeito da crise convulsiva febril, é correto afirmar que
Alternativas
Q2453191 Medicina
Lactente de 4 meses é levada a emergência com membro inferior D hiperemiado desde a coxa até o tornozelo, edemaciado e endurado 24h após receber a 2ª dose da vacina pentavalente administrada no posto de saúde. A mãe nega febre e, ao exame físico, lactente apresenta-se ativa, reativa, sem evidência de dor à palpação da perna acometida, sem outras alterações.
A hipótese diagnóstica mais provável e a conduta são, respectivamente,
Alternativas
Q2453192 Medicina
Criança de 3 anos sofreu queda da laje de 2 metros e chegou à emergência levada por familiares, desacordada, gaspiando, evoluindo rapidamente para parada cardiorrespiratória com apneia, pulso ausente.
A sequência da ressuscitação cardiopulmonar a ser realizada é
Alternativas
Q2453193 Medicina
O acompanhamento do desenvolvimento da criança é papel fundamental do pediatra e dos médicos da atenção primária para identificação e tratamento precoces de diversas condições de saúde.
Nesse contexto, assinale a afirmativa que relacione corretamente a idade de início dos marcos de desenvolvimento.
Alternativas
Q2453194 Medicina
Escolar de 6 anos é trazido ao atendimento médico. Responsável informa que, durante período de isolamento social, a criança vem apresentando emagrecimento importante apesar de estar ingerindo mais alimentos que o habitual. Observou sede excessiva e refere início de enurese noturna. Há 1 dia vem apresentando vômitos e dor abdominal. Ao exame, a criança apresenta-se emagrecida, hipohidratada, respiração profunda, hálito cetônico e algo torporosa.
Diante do quadro exposto, qual é a primeira conduta a ser tomada?
Alternativas
Q2453195 Medicina
Lactente de 1 ano e 9 meses é levada a emergência por quadro de dor e edema em 3º quirodáctilo iniciada há algumas horas. Ao exame, apresenta fáscies de dor, hipocorada +/4+, hidratada, acianótica e icterícia 1+/4+, afebril e hemodinamicamente estável. Ao exame cardiovascular, apresenta sopro cardíaco 2+/6+. Pais desconhecem quadros semelhantes na família e, ao serem interrogados por exame de triagem neonatal, referem desconhecer o resultado. Exame laboratorial revela Hemoglobina = 9,0mg/dL, Hematócrito = 28%, leucócitos = 15.000, plaquetas = 350.000 e elevação leve de bilirrubinas, às custas de bilirrubina indireta. Diante do quadro, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: B
5: B
6: A
7: C
8: C
9: B
10: D