Questões de Concurso Público Prefeitura de Barra do Bugres - MT 2023 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 4 questões
"É uma questão de bom senso para a economia do país e um dever de justiça para os poaieiros, cujas matas são muito mais deles, por direito de prescrição aquisitiva, do que dos empresários do Sul por determinação ministerial. Os poaieiros não pedem favor, só respeito aos seus direitos (...) ". (THIEBLOT, 1980, p.8) THIEBLOT, M.J. A mata da P. ipecacuanha e os poaieiros do Mato Grosso. SP: Escola de Folclore, 1980. 80p.
A partir do texto, sobre a importância da extração da poaia (Cephaelis ipecacuanha), pode-se afirmar que:
"Em 1908, a localidade de Barra do Bugres já abrigava muitos moradores que tinham como propósito iniciar uma atividade econômica, e isso só seria possível por vias fluviais, pois ainda não haviam sido criadas rodovias naquele município (...) ". (SENRA E SILVA, 2012, p. 32).
Fonte: http://portal.unemat.br/media/oldfiles/educacao/docs/dissertacao/2012/jane_ferreir a_senra_e_silva.pdf. Acesso em: 20/ 01/ 2023.
A história de Barra do Bugres esteve diretamente relacionada ao transporte fluvial, fundamental para a penetração no interior do vasto Centro-Oeste brasileiro.
Sobre as vias de acesso e o escoamento da região que deu origem ao município, pode-se afirmar que:
Pesquisas realizadas com antigos moradores da cidade registram passagens históricas interessantes, tendo como palco a região que, futuramente, daria origem à cidade de Barra do Bugres, destacando-se:
Observe a figura a seguir:
Ritual Umutina,Alto Paraguai, Mato Grosso. Foto: Harald Schultz, 1943/44/45.
"No início do século XX os Umitina foram vítimas da violência do 'homem branco'. Foram descritos e tidos pelos não índios como indígenas agressivos e violentos que impediam, pela força, a invasão de seu território tribal. "
Fonte: https://pib.socioambiental.org/pl/Povo:Umutina.Acesso em: 20/01/2023.
Sobre esse povo originário, que se encontrava na região do atual município de Barra do Bugres, destaca-se como característica o fato: