Questões de Concurso Público UFLA 2023 para Técnico em Agropecuária
Foram encontradas 35 questões
( ) Os principais pilares que garantem a sustentabilidade do SPD são o não revolvimento do solo, a cobertura permanente do solo e a sucessão de culturas.
( ) O SPD requer a adoção de pré-requisitos para a sua implantação, como adequada correção inicial do solo, bem como o conhecimento do comportamento e da evolução do sistema ao longo dos anos.
( ) O SPD pode ser um sistema conservacionista, que dispensa a construção de um conjunto de canais e camalhões, com o objetivo de controlar a erosão.
( ) O SPD permite o sequestro do carbono no solo, por meio do aumento da matéria orgânica, contribuindo como medida mitigatória contra o efeito estufa e as mudanças climáticas.
Assinale a sequência CORRETA:
I. Um dos maiores desafios para a implantação do SPD no Cerrado é a formação e a manutenção da palhada sobre o solo.
II. No Cerrado, o SPD pode ser interrompido com revolvimento do solo em função de problemas de compactação.
III. Em situações em que os solos no SPD apresentam altos teores de alumínio e elevada acidez, por não terem sido adequadamente corrigidos antes da implantação do sistema, pode ser recomendado o revolvimento do solo para incorporação de corretivo da acidez.
IV. Em comparação ao sistema de plantio convencional, o SPD apresenta menor variabilidade nos teores de nutrientes ao longo do perfil do solo.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Crotalárias, mucunas, feijão de porco e guandu são exemplos de espécies de adubos verdes cultivadas na primavera/verão.
II. O manejo da biomassa de Crotalaria junceae por acamamento não apresenta eficiência, devido à possibilidade de rebrota.
III. A desvantagem do uso de espécies de adubos verdes de primavera/verão em cultivo solteiro é a concorrência com áreas exploradas pelas culturas agrícolas.
IV. As espécies de adubos verdes da família botânica Poaceae possuem alta relação C/N (carbono/nitrogênio) e baixa taxa de decomposição em comparação às da Fabaceae.
Assinale a alternativa CORRETA:
FACHINELLO, J.C.; HOFFMANN, A.; NACHTIGAL, J.C. Propagação de plantas frutíferas. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, 2005, p. 221.
Com base nessa informação, julgue as proposições a seguir em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Estacas lenhosas são obtidas no período de dormência (inverno), quando as estacas apresentam maior taxa de regeneração potencial e são altamente lignificadas.
( ) Estacas herbáceas são obtidas no período de crescimento vegetativo (primavera/verão), quando os tecidos apresentam alta atividade meristemática e baixo grau de lignificação.
( ) O aumento da concentração de auxina exógena, aplicada em estacas, provoca efeito estimulador de raízes até um valor máximo, a partir do qual qualquer acréscimo de auxinas tem efeito inibitório.
( ) Estacas com relação C/N (carbono/nitrogênio) elevadas induzem menor enraizamento, ao passo que estacas com baixa relação C/N apresentam maior formação de raízes.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
MATTOS JUNIOR, D. et al. Citros. Campinas: Instituto Argonômico e Fundag, 2005, p. 929.
Considere as afirmativas a seguir sobre a produção de mudas de citros:
I. O método mais utilizado na propagação comercial dos citros é a estaquia de ramos herbáceos.
II. A coleta de borbulhas para a enxertia de citros deve ser feita assim que os ramos apresentarem tecidos lenhosos e lignificados, sem a presença de quinas.
III. Os viveiros para produção de porta-enxertos e mudas de citros devem ser protegidos com tela antiafídica, possuir antecâmara e pedilúvio na entrada.
IV. A enxertia das plantas em viveiro telado pode ser feita pelo método de borbulhia em “T” normal ou “T” invertido, quando o caule do porta-enxerto atinge o diâmetro de 6 a 8 mm.
V. O vergamento da haste do porta-enxerto após a enxertia possibilita a manutenção do suprimento de nutrientes para as raízes e força a brotação da borbulha.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
SALOMÃO, L.C.C.; SIQUEIRA, D.L.; BORÉM, A. Abacate: do plantio à colheita. Viçosa: UFV, 2019.
Marque a alternativa em que todas as medidas de controle recomendadas para o manejo da doença estão CORRETAS:
BORGES, A.L.; SOUZA, L.S. O cultivo da bananeira. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2004, p. 279.
Sobre os tratos culturais em pomares comerciais de bananeira, indique a alternativa CORRETA:
JUNGHANS, T.G.; JESUS, O.N. Maracujá: do cultivo à comercialização. Brasília: Embrapa, 2017, p. 341.
Com relação ao sistema de condução das plantas de maracujazeiro, marque a alternativa CORRETA:
Disponível em: <http://www.frutasbioquimica2015.blogspot.com.br>. Acesso em: 10 de mar. 2023. (adaptado)
Sobre os tipos de cultura, o modo de semeadura e os tipos de colheita adotados no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
COLUNA I - CULTURAS
1 - alface 2 - cenoura 3- pimentão 4 - tomate 5 - alho
COLUNA II – TRATOS CULTURAIS
( ) tutoramento ( ) irrigação ( ) desbrota ( ) raleio ou desbaste ( ) capina
Assinale a alternativa que indique a relação CORRETA entre o tipo de cultura e o tipo de trato cultural empregado (uma mesma cultura pode se relacionar com mais de um trato cultural):
Sobre o modo de condução de plantas de tomate de mesa provenientes de sementes híbridas, o que apresenta melhor relação custo/benefício é: