Os conceitos éticos são extraídos da experiência e do conhe...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Kant criou o imperativo categórico, baseado apenas na razão humana, e desprovido de interferências religiosas, sobrenaturais, espirituais e coisas do tipo.
o que é voltado aos princípios universais é o Fundamentalismo, por isso está errada a letra B
um exemplo da letra C é a Bíblia, ou o Alcorão...lembra dos fundamentalistas religiosos?
o Utilitarismo tem a ver com a opção pelo que maior bem causa, o que atinge a maior parte de uma sociedade.
TEORIA DO FUNDAMENTALISMO: preceitos éticos externos ao ser humano
TEORIA DO UTILITARISMO: preceitos éticos com base no que é bom para a maioria
TEORIA DO DEVER ÉTICO (KANT): preceitos éticos com base apenas na razão humana
TEORIA CONTRATUALISTA: preceitos éticos extraídos de regras morais que promovem a paz e a harmonia do grupo social.
TEORIA DO RELATIVISMO: cada um decide o que é ético ou não.
Kant afirmava que as ações consideradas moralmente boas deveriam ser universais, ou seja, deveriam ser boas independentemente do local ou do momento histórico em que fossem praticadas. (Estratégia Concursos)
Complementando:
O imperativo categórico defende que os indivíduos deveriam agir em conformidade com aquilo que gostariam de ver como lei universal, ou seja, não deveriam fazer aos outros aquilo que não gostariam que os outros fizessem a eles. Por conta desse conceito de lei, o imperativo categórico também era designado de imperativo universal.
Teoria Utilitarista: Visa ao maior bem para o maior número de pessoas, enfatizando que devem ser tomadas decisões que resultem na maior utilidade social.
Teoria Kantiana: Defendida por Kant, que propõe que o conceito ético seja extraído de acordo com os princípios universais, como uma obrigação.
Teoria Contratualista: Entendida como uma espécie de acordo ou negócio instituído entre um grupo de pessoas, para poder viver em sociedade.
Teoria Relativista: Teoria segundo a qual os fatos morais são relativos a sociedades particulares. Quando uma sociedade aprova uma prática e outra reprova, não se pode dizer que uma delas tenha razão e a outra não.
Gabarito: B
A ética kantiana acredita que uma ação é considerada etica somente quando ela é determinada pelo dever. Pelo que entendi pesquisando sobre os preceitos de kant, ele acredita que os principios universais são o resultado da razão humana, quando ele diz: age apenas segundo uma máxima tal que possas querer que ela se torne lei universal
agora porquê as outras corretas:
A) A teoria contratualista é entendida como espécie de acordo ou negócio instituído entre um grupo de pessoas. E, parte da premissa de que o ser humano assumiu com seus semelhantes à obrigação de se comportar de acordo com as regras morais, para poder viver em sociedade.
C) Teoria do Fundamentalismo
- Identifica os preceitos eticos externos ao ser humano, não permitindo que o indivíduo encontre o certo ou o errado por si mesmo. O exemplo típico desta teoria é a Bíblia Sagrada, que funciona como um livro de regra de fé e prática para aqueles que depositam a sua confiança nos seus escritos; os seguidores cumprem as determinações externas sem questionar.
D) "Utilitarismo é uma teoria filosófica a respeito do modo como se deve entender os fundamentos da ética"
ou seja, os fundamentos eticos servirão como exemplo de nossas condutas
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo