Gestante com 41 semanas de gestação foi admitida em trabalho...
Gestante com 41 semanas de gestação foi admitida em trabalho de parto avançado com presença de líquido amniótico meconial espesso. Imediatamente após o desprendimento do polo cefálico foi realizada a aspiração das vias aéreas do RN, que se apresentava hipotônico e com movimentos respiratórios irregulares, sendo necessário levá-lo à mesa de reanimação para a realização dos passos iniciais, que incluiu aspiração suave da boca e narinas com sonda traqueal número 10. Em seguida, a avaliação mostrou que o RN continuava com respiração irregular e FC < 100 bpm, sendo iniciado VPP com máscara facial e ar ambiente. Dadas as afirmativas em relação ao caso apresentado,
I. A aspiração das vias aéreas ao desprendimento do polo cefálico do concepto na presença de líquido amniótico meconial independentemente de sua viscosidade não deve ser realizada.
II. Caso a avaliação mostrasse que o RN estava com respiração espontânea regular e FC > 100 bpm, poderia deixá-lo em contato pele-a-pele com a mãe, coberto com tecido de algodão seco e aquecido e de maneira continuada, observar a atividade, o tônus muscular e a respiração/choro.
III. As recomendações do ILCOR 2015 baseadas em evidências revisadas preconizam a aspiração traqueal sob visualização direta para remover o mecônio da hipofaringe e traqueia.
IV. A necessidade do início rápido da VPP em todo RN que não apresenta respiração regular ou está bradicárdico no 1º minuto depois do nascimento é enfatizada nas recomendações do ILCOR 2015.
verifica-se que está(ão) correta(s)