Ser cronista Sei que não sou, mas tenho meditado ligeirament...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2404968 Português

Ser cronista


Sei que não sou, mas tenho meditado ligeiramente no assunto.

Crônica é um relato? É uma conversa? É um resumo de um estado de espírito? Não sei, pois antes de começar a escrever para o Jornal do Brasil, eu só tinha escrito romances e contos.

E também sem perceber, à medida que escrevia para aqui, ia me tornando pessoal demais, correndo o risco de em breve publicar minha vida passada e presente, o que não pretendo. Outra coisa notei: basta eu saber que estou escrevendo para o jornal, isto é, para algo aberto facilmente por todo o mundo, e não para um livro, que só é aberto por quem realmente quer, para que, sem mesmo sentir, o modo de escrever se transforme. Não é que me desagrade mudar, pelo contrário. Mas queria que fossem mudanças mais profundas e interiores que não viessem a se refletir no escrever. Mas mudar só porque isso é uma coluna ou uma crônica? Ser mais leve só porque o leitor assim o quer? Divertir? Fazer passar uns minutos de leitura? E outra coisa: nos meus livros quero profundamente a comunicação profunda comigo e com o leitor. Aqui no jornal apenas falo com o leitor e agrada-me que ele fique agradado. Vou dizer a verdade: não estou contente.


LISPECTOR, C. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.


No texto, ao refletir sobre a atividade de cronista, a autora questiona características do gênero crônica, como

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para mim está mais para a A)

A relação distanciada entre os interlocutores é uma característica que a autora questiona ao falar sobre sua experiência como cronista. Ela menciona que ao escrever para o jornal, sentiu-se pessoal demais, o que indica uma falta de distanciamento entre ela (como escritora) e os leitores (como interlocutores). Esse distanciamento é algo que ela parece estar buscando ou refletindo sobre, sugerindo que a relação com os leitores na crônica não é necessariamente distanciada como em outros tipos de texto.

Eu realmente achei que seria a letra A, mas quando li novamente a questão notei que não havia prestado tanta atenção na pergunta. "a autora questiona características do gênero crônica", ele queria que respondêssemos o que ela acha sobre a crônica, durante todo o texto ela critica a crônica: "Mas mudar só porque isso é uma coluna ou uma crônica? Ser mais leve só porque o leitor assim o quer? Divertir? Fazer passar uns minutos de leitura?"

Porém, depois que eu pesquisei o que é uma CRÔNICA eu pude entender porque errei.

  • CRÔNICA É UMA NARRATIVA CURTA
  • E ela é produzida PRINCIPALMENTE para imprensa/jornais/revistas ou até rádio

"E outra coisa: nos meus livros quero profundamente a comunicação profunda comigo e com o leitor. Aqui no jornal apenas falo com o leitor e agrada-me que ele fique agradado. Vou dizer a verdade: não estou contente."

No trecho acima eu notei que ela está reclamando justamente disso, nos livros dela, ela pode escrever o quanto quiser, colocar coisas da sua vida ou não, em uma crônica ela não consegue fazer isso (já que é uma narrativa curta), por conta disso que ela não está contente.

Por conta disso, a resposta correta é a letra C. De fato, ela reclama sobre a crônica ser breve no tratamento da temática.

Se eu errei na minha observação eu peço desculpas, mas foi realmente o que eu consegui interpretar depois que vi a resposta certa. Espero ter te ajudado e bons estudos.

No início do texto, a cronista Clarice já propõe questionamentos a respeito do gênero crônica ser “um relato”, “uma conversa”, “um resumo” – comunicações que costumam se manifestar de forma mais breve. Além disso, ao longo do texto, lamenta que suas crônicas não possam promover “mudanças mais profundas” e “interiores”, por precisar produzir um texto que precisa ser consumido em poucos minutos, num periódico.

video com resposta explicativa https://www.youtube.com/watch?v=JNVouqeKq3Y&ab_channel=PuxaL%C3%ADngua

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo