O final do século XIX foi um marco na história da arte da Eu...
O final do século XIX foi um marco na história da arte da Europa. Uma época de rompimento com a tradição clássica que já durava cinco séculos, representada pela arte acadêmica de forte inspiração neoclássica, que fez com que surgisse a Arte Moderna. Esta tem uma diversidade de movimentos, os ismos, que apresentam como característica comum o repúdio à representação naturalista clássica e seu ideal de beleza universal.
Levando em conta os movimentos e tendências artísticas da Arte Moderna, assinalei V para VERDADEIRO e F para FALSO.
I. Os artistas do Surrealismo acreditavam que a arte deveria se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência do dia a dia, para poder expressar o inconsciente, a imaginação e os sonhos.
II. Negando toda possibilidade de autoridade crítica ou acadêmica, consideram válida qualquer expressão humana, inclusive a involuntária, elevando-a à categoria de obra de arte. Efêmera, mas eficaz, a arte dadaísta preparou o terreno para movimentos vanguardistas tão importantes como o surrealismo e a arte pop
III. No Expressionismo, não há uma preocupação em relação à objetividade da expressão, mas sim, com a exteriorização da reflexão individual e subjetiva dos artistas. Em outras palavras, não se pretende, simplesmente, absorver o mundo e reproduzi-lo, mas sim, recriá-lo.
IV. O novo é uma característica tão forte do movimento Futurista, que este chegou a defender a destruição de museus e de cidades antigas. Considerava a guerra como forma de higienizar o mundo.
V. O propósito da arte impressionista era promover a decomposição, a fragmentação e a geometrização das formas.
Marque CORRETAMENTE.