A dermatite herpetiforme, também denominada dermatite de Duh...
A dermatite herpetiforme, também denominada dermatite de Duhring-Brocq, é doença caracterizada por erupção pruriginosa que evolui para vesículas e bolhas distribuídas principalmente no tronco, face extensora dos cotovelos e joelho, região sacral e nádegas. Os sintomas de prurido intenso, ardor ou sensação de queimadura frequentemente precedem o aparecimento das lesões cutâneas em 8 a 12 horas.
Sobre essa dermatite, avalie as afirmativas abaixo em verdadeiro ou falso:
( ) A dermatite herpetiforme é desordem cutâneo-intestinal por hipersensibilidade ao glúten. A exposição ao glúten é o ponto de partida de uma cascata inflamatória capaz de formar autoanticorpos que são levados até a pele, onde se depositam, culminando com a formação das lesões cutâneas características.
( ) Para o diagnóstico da dermatite herpetiforme, deve ser realizada biópsia de pele com análise histopatológica e imunofluorescência direta, que revela depósito de imunoglobulina A em padrão granular no topo da papila dérmica na área da sublâmina densa na zona da membrana basal, presente tanto na pele lesada como em área de pele sã.
( ) Anticorpos específicos como antiendomísio, antirreculina, antigliadina e, recentemente identificado, o subtipo transglutaminase epidérmica e tecidual, assim como a produção aumentada da zonulina, são descritas tanto na dermatite herpetiforme como na enteropatia sensível ao glúten.
( ) O tratamento de escolha para os pacientes com dermatite herpetiforme é a corticoterapia oral e tópica.
Assinale a alternativa correta: