Leia o texto abaixo: Do cachimbo e de seu uso Dominado o fog...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2672291 Português

Leia o texto abaixo:


Do cachimbo e de seu uso


Dominado o fogo, o homem cozinhou alimentos e achou que podia aproveitar o seu subproduto mais óbvio. Talos de plantas com caule oco serviram para aspirar a fumaça – que não era lá essas coisas. Mas o cachimbo estava inventado.

Daí até chegar aos cachimbos de nó de cerejeira, aos “dunhill” e aos “savinellis”, demorou um pouco, mas foi aparentemente mais fácil do que chegar à Lua e ao computador pessoal.

O homem sempre procurou aspirar, se não a um alto destino, ao menos a qualquer coisa que lhe provoque a sensação de euforia, lucidez ou calma. Usou rapé nas narinas, agora usa cocaína. Entre o rapé e a coca, o fumo ficou no meio-termo e, antes da onda que o acusa de dar câncer, infarto e impotência, ele foi tão importante que até hoje figura, em forma de folhas verdes, no escudo oficial do Brasil.

O cachimbo, embora mais antigo, ficou no meio--termo entre o cigarro e o charuto. Sherlock Holmes o usava sempre. E, embora também se servisse de cocaína e tocasse violino, o cachimbo lhe era mais útil do que o dr. Watson, que não passava de um elementar. Tal como no caso dos “pretos veios” da umbanda, o cachimbo formou-lhe o logotipo. (…)

O encanto do cachimbo é outro. Ele foi feito para o silêncio, até mesmo para a solidão. É o companheiro da reflexão, equipamento de mergulho para o homem dentro de si mesmo. É muito eficiente, também, para depois do amor. A começar pelo perfume, que combina com o cheiro dos lençóis – se há lençóis na jogada. E pela nuvem da fumaça que cria no espaço aquelas curvas arredondadas, que entram umas dentro das outras. Olhadas com atenção, essas curvas convidam para mais uma vez.


CONY, Carlos Heitor – Folha de S. Paulo, 29/12/98, editado


Assinale a alternativa correta em relação ao texto.

Alternativas