Questões de Concurso

Foram encontradas 392 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2630540 Enfermagem

O controle de vetores é um dos maiores desafios da saúde pública no Brasil. Vetores são os animais que vivem nas grandes cidades, como pulgas, cupins, formigas, baratas, ratos etc., que transmitem doenças para nós, humanos, e o cuidado com o meio ambiente está na raiz deste problema. As condições de determinado ecossistema são cruciais para a proliferação de animais transmissores de doenças.


Sobre o assunto, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de controle químico.

Alternativas
Q2630539 Enfermagem

As doenças infecciosas são doenças provocadas por microrganismos como vírus, bactérias, protozoários ou fungos, e que podem estar presentes no organismo sem causar qualquer dano ao organismo. No entanto, quando há alguma alteração no sistema imune e outra condição clínica, esses microrganismos podem proliferar, causando doença e facilitando a entrada de outros microrganismos.


Sobre o assunto, correlacione as colunas abaixo:


I – Doença infecciosa causada por bactérias.

II – Doença infecciosa causada por fungos.

III – Doença infecciosa causada por parasitas.


( )

Candidíase.

( )

Tuberculose.

( )

Leishmaniose.


Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta obtida no sentido de cima para baixo.

Alternativas
Q2630535 Enfermagem

A hepatite é uma inflamação no fígado, causada na maioria das vezes por vírus, mas também pode ser provocada pelo uso de medicamentos ou resposta do próprio organismo. Como já sabido, existem alguns tipos de hepatite.


Analisando os sintomas iniciais de cada tipo de hepatite, correlacione as colunas abaixo.



I – Hepatite A.

II – Hepatite B.

III – Hepatite C.


( )

Pele amarelada, urina escura, dores abdominais e perda de apetite.

( )

Cansaço, fraqueza, diminuição do apetite e dor na parte superior da barriga.

( )

Enjoos, febre baixa, dor nas articulações e dor abdominal.


Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta obtida no sentido de cima para baixo.

Alternativas
Q2630534 Enfermagem

Doença parasitária, conhecida comumente como pereba ou sarna humana. Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, um dos seus sintomas é a coceira e o surgimento de pequenas bolhas parecidas com espinhas em regiões como axilas e cotovelo. Uma das principais formas de transmissão desta doença é por contato físico e, até, por objetos, como roupas, lençóis e toalhas.


Assinale a alternativa correta que apresenta a enfermidade em comento.

Alternativas
Q2630530 Enfermagem

CPF, 42 anos, branca, nascida e residente em Santa Cruz do Capibaribe-PE, procura um profissional de saúde por demanda espontânea, antes mesmo de ir ao pronto socorro, se queixando de febre alta, 39,5º, calafrios, cefaleia, dor retro-orbitária, mialgia, aumento de volume abdominal, náuseas e vômitos.


Sobre os sintomas relatados, assinale a alternativa correta que apresenta qual seria a principal suspeita.

Alternativas
Q2630529 Enfermagem

Doença transmitida pelo Trypanosoma cruzi, um parasita da mesma família do tripanosoma, cuja sua contaminação pode ser feita a partir da ingestão de alimentos crus e contaminados com fezes deste parasita.


De acordo com o ora apresentado, a doença em questão é denominada

Alternativas
Q2630527 Enfermagem

Assinale a alternativa correta que apresenta o medicamento aconselhado para uso em caso de contaminação ou suspeita de dengue.

Alternativas
Q2630526 Enfermagem

Doença infectocontagiosa transmitida pelas vias aéreas e, provocada, em grande parte dos casos pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo de Koch), podendo ser causada, também, embora mais raramente, por outras espécies de agentes como a Mycobacterium bovis, a M. africanum e a M. microti. A doença afeta principalmente os pulmões e pode atingir outros órgãos do corpo como rins, meninges e ossos. Seu diagnóstico é realizado com radiografia do tórax, além de exames laboratoriais e escarro do paciente.


Assinale a alternativa correta que apresenta a doença ora descrita

Alternativas
Q2405653 Enfermagem
A biossegurança desempenha um papel fundamental na prática da enfermagem, garantindo a segurança tanto dos profissionais de saúde, quanto a dos pacientes. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2405652 Enfermagem
Paciente, sexo feminino, 79 anos, restrita ao leito há cerca de 30 dias. A filha da paciente questiona medidas para prevenção de escaras. Sobre este assunto, analise os itens abaixo:

I. Mudança da posição do corpo de duas em duas horas (isso evita a pressão local permitindo o fluxo de sangue correto).
II. Usar almofadas e elevar partes do corpo que ficam sob pressão, como calcanhares ou atrás da cabeça, por exemplo.
III. Evitar posicionar a pessoa em áreas que já tenham inchaço, vermelhidão ou pequenos machucados.
IV. Deixar úmidas ou molhadas as partes do corpo mais ressecadas, como calcanhares e cotovelos.

Mediante a análise dos itens supracitados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2405651 Enfermagem
A tuberculose é uma infecção ou doença localizada ou sistêmica, aguda ou crônica, causada por bacilos álcool-ácido-resistentes do complexo Mycobacterium tuberculosis, composto pelo M. tuberculosis (o mais importante), M. bovis, M. africanum e M. microtia. A respeito da tuberculose, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2405650 Enfermagem
As doenças sexualmente transmissíveis (DST), também chamadas de doenças venéreas, em alguns casos podem levar à morte, seja por comprometimento do sistema imunológico, como no caso do HIV, ou por aumento do risco de tumores malignos, como são os casos da hepatite B e do HPV. Outras complicações comuns das doenças sexualmente transmissíveis são a infertilidade, a lesão da uretra e a doença inflamatória pélvica. Assinale a alternativa que não apresenta uma DST. 
Alternativas
Q2405649 Enfermagem
De acordo com o Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011, analise os itens a seguir:

I. Considera-se Região de Saúde o espaço geográfico limitado, constituído por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado somente por identidades culturais e sociais, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.
II. Rede de Atenção à Saúde: conjunto de ações e serviços de saúde articulados em níveis de complexidade crescente, com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde.
III. Serviços Especiais de Acesso Aberto: serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial.

Mediante a análise dos itens supracitados, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2405648 Enfermagem
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode apresentar amplo espectro clínico, podendo parte dos pacientes evoluir para formas graves que, inclusive, podem levá-los a óbito. Em relação à dengue, analise os itens abaixo:


I. As altas temperaturas combinadas com chuvas frequentes, como acontece no verão, realmente favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
II. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes, podem indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica.
III. A melhor forma de se evitar a dengue é através da vacinação.
IV. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e anti-inflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

Mediante a análise dos itens supracitados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2405647 Enfermagem
A Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA) é um ambiente especialmente projetado para o cuidado de pacientes que acabaram de passar por uma cirurgia e que estão se recuperando da anestesia. O principal objetivo da SRPA é monitorar e tratar possíveis complicações que possam surgir no pós-operatório imediato, como dor, náusea, vômitos e problemas respiratórios. Sobre o papel do técnico de enfermagem na SRPA, indique “V” para verdadeira e “F” para falsa, às sentenças abaixo:

( ) O técnico de enfermagem é responsável por auxiliar o enfermeiro na monitorização dos sinais vitais dos pacientes, incluindo a pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e saturação de oxigênio no sangue.
( ) O técnico de enfermagem deve auxiliar o enfermeiro no cuidado com as feridas, incluindo a troca de curativos, e observar o site da incisão para detectar sinais de infecção ou outros problemas.
( ) O técnico de enfermagem deve realizar medidas de higiene, ajudando na limpeza e troca de roupas de cama e outros itens utilizados pelos pacientes,
( ) O técnico de enfermagem é responsável por monitorar os níveis de fluidos e eletrólitos dos pacientes, realizando ajustes na administração de líquidos e eletrólitos, conforme necessário, para evitar a desidratação ou outras complicações relacionadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo. 
Alternativas
Q2405646 Enfermagem
A Central de Material e Esterilização (CME) é uma unidade hospitalar que tem como objetivo fornecer materiais médico-hospitalares devidamente esterilizados ou desinfetados. A respeito da assistência de enfermagem na CME, podemos afirmar que
Alternativas
Q2405645 Enfermagem
Atualmente, os hospitais estão trabalhando com os técnicos de enfermagem em áreas onde há pacientes em condições críticas, como é o caso do Centro Cirúrgico (CC). São atribuições do técnico/auxiliar de enfermagem, como circulante de sala, exceto: 
Alternativas
Q2405644 Enfermagem
A anotação de enfermagem é o registro de informações realizado pela equipe de enfermagem (enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem), relativas ao paciente. Sobre a anotação de enfermagem, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2405643 Enfermagem
Cabe à equipe de enfermagem o preparo, a diluição e a aplicação de medicação. Sobre esse tema, analise os itens abaixo:

I. A via intramuscular é utilizada para a administração de volumes superiores a 1,5ml de soluções irritantes (aquosas ou oleosas), que necessitam ser absorvidas rapidamente e também quando é necessário obter efeitos mais imediatos.
II. O volume máximo a ser introduzido por via subcutânea é de 3,5ml.
III. Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltoide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço.

Mediante a análise dos itens supracitados, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2405642 Enfermagem
A respeito da anatomia dos membros superiores, a clavícula, o úmero e o rádio estão representados na figura abaixo, respectivamente, pelos números 


Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: B
5: A
6: D
7: A
8: C
9: C
10: C
11: D
12: D
13: C
14: C
15: A
16: C
17: D
18: B
19: A
20: B