Questões de Concurso
Foram encontradas 429 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Uma atitude mais intervencionista e menos observadora da produção discursiva oral de seus alunos, utilizando-se de instrumentos avaliativos mais gerais e de momento de produção discursiva.
II. Uma metodologia de apresentação de conteúdos que de fato permita a emergência de questionamentos e comentários por parte dos alunos sobre os conteúdos apresentados.
III. Estratégias didáticas que levem os alunos a refletir sobre suas práticas de linguagem e sobre suas atitudes em relação às práticas de linguagem dos outros.
Está(ão) CORRETO(S):
I. O nível silábico-alfabético representa que o estudante se apropriou do princípio alfabético, sendo capaz de fonetizar a escrita.
II. A consciência lexical é um dos níveis de consciência fonológica e é necessária para que o estudante desenvolva o princípio alfabético.
III. A consciência semântica, um dos níveis da consciência fonológica, avança à medida que a professora atua nas zonas de desenvolvimento proximal, resultando, portanto, na relação do conteúdo com o contexto e na apropriação do princípio alfabético.
IV. As escritas espontâneas devem ser propostas a partir do momento em que o estudante já adquiriu o nível de conceitualização de escrita adequado para a atuação em sua zona de desenvolvimento proximal (silábico-alfabético).
Está(ão) CORRETO(S):
( ) É necessário pôr à disposição dos estudantes materiais escritos variados, assim como ler para eles muitos e bons textos, para que tenham a oportunidade de conhecer diversos gêneros.
( ) É preciso prática e orientação adequadas para desenvolver uma postura de leitor crítico.
( ) As habilidades de leitura e produção de textos envolvem o conhecimento de elementos que compõem os textos escritos, seus estilos e a identificação do autor, da finalidade e do contexto de circulação do texto.
( ) No primeiro ciclo da escolarização, deve-se apresentar exclusivamente textos de determinados gêneros (mais acessíveis à leitura) e reservar outros para o segundo ciclo.
I. Permitem que os professores comparem os saberes alcançados pelos estudantes em diferentes momentos da trajetória vivenciada.
II. É dispensável a elaboração de instrumentos e procedimentos de observação, de registro e de reflexão permanente sobre o processo de ensino-aprendizagem.
III. Devem ser processuais, participativas, formativas, cumulativas, diagnósticas e, portanto, redimensionadoras da ação pedagógica.
Está(ão) CORRETO(S):
(1) Métodos predominantemente sintéticos. (2) Métodos predominantemente analíticos.
( ) O ensino da leitura deve ser iniciado pelo todo, para depois se proceder ao estudo de suas partes constitutivas.
( ) Palavração, sentenciação, historieta e global de contos.
( ) O ensino da leitura deve ser iniciado com a apresentação das letras e de seus nomes, ou de seus sons, ou das famílias silábicas, sempre de acordo com certa ordem crescente de dificuldade.
( ) Avaliar a aprendizagem do aluno é também avaliar a intervenção do professor, já que o ensino deve ser planejado e replanejado em função das aprendizagens conquistadas ou não.
( ) Quando, em uma atividade para verificar uma aprendizagem determinada, a maioria dos alunos não atinge o esperado, pode ser o professor que não está acertando e precisará rever seu encaminhamento.
( ) Se a maioria da classe atinge o esperado e alguns não, a culpa é exclusivamente do professor que não está adaptando corretamente as atividades aos alunos.
( ) O campo dos números tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico. Nos Anos Iniciais, a expectativa é que os alunos resolvam problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações, argumentem e justifiquem os procedimentos utilizados para a resolução e avaliem a plausibilidade dos resultados encontrados.
( ) A Álgebra tem como finalidade desenvolver o pensamento algébrico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. Nos Anos Iniciais, espera-se o desenvolvimento de habilidades no que se refere à leitura, à escrita e à ordenação de números naturais e números racionais, assim como o desenvolvimento de diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras.
( ) A Geometria envolve o estudo das medidas que quantificam grandezas do mundo físico e é fundamental para a compreensão da realidade. Nos Anos Iniciais, a expectativa é que os alunos possam estudar grandezas não geométricas como densidade, velocidade, energia, potência, entre outras, assim como resolver problemas oriundos de situações cotidianas que envolvem grandezas como comprimento, massa, tempo e temperatura.
( ) A Estatística ou o tratamento da informação nos Anos Iniciais deve envolver o trabalho com a coleta e a organização de dados de uma pesquisa de interesse dos alunos. O planejamento de como fazer a pesquisa ajuda a compreender o papel da estatística no cotidiano dos alunos. Assim, a leitura, a interpretação e a construção de tabelas e gráficos têm papel fundamental, bem como a forma de produção de texto escrito para a comunicação de dados.
I. Abordar a língua escrita das partes para o todo.
II. Focalizar a compreensão e a comunicação.
III. Ajudar as crianças a aprender, integrar e balancear os sistemas grafo-fônico, sintático e semântico, bem como suas experiências e seus conhecimentos anteriores.
Está(ão) CORRETO(S):
A tendência humanista tradicional abrange a pedagogia católica e outras correntes formuladas entre os séculos XVI e XIX, nas quais se destacam as ideias de Comênio e Herbart (1ª parte). A tendência crítico-reprodutivista reúne teorias concebidas no contexto da educação europeia, ganhando muita notoriedade no Brasil por propiciar uma análise crítica da educação na sociedade capitalista (2ª parte). A tendência dialética surge na segunda metade do século XIX, na Europa, e, depois, nos Estados Unidos, com Decroly, inspirando os centros de interesse, que atingem seu apogeu na década de 1960 (3ª parte).
A sentença está:
I. Assegura aos alunos o reconhecimento de que os conhecimentos matemáticos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo, constatando, assim, que é a única área do conhecimento capaz de desenvolver o raciocínio lógico e crítico.
II. Favorece o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.
III. É definido como as competências e as habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente.
IV. O desenvolvimento dessas habilidades está intrinsecamente relacionado a algumas formas de organização da aprendizagem matemática, com base na análise de situações da vida cotidiana, de outras áreas do conhecimento e da própria Matemática.
Estão CORRETOS:
I. As primeiras relações que a criança constrói e utiliza em seu cotidiano usam como referencial para localização seu próprio corpo e são chamadas de euclidianas. Tais relações se traduzem, por exemplo, em perto, longe e dentro ou fora de algo ou alguma coisa.
II. Na cartografia, distinguimos dois tipos de imagens. Imagens bidimensionais ou planas: as plantas e os croquis são alguns exemplos; imagens tridimensionais: a maquete é um exemplo.
III. Existem diferentes representações da superfície terrestre, como as plantas, que são representações bidimensionais que se diferenciam dos mapas porque representam partes da superfície terrestre de modo pouco reduzido, fornecendo, assim, muitos detalhes da área representada.
IV. A representação do espaço por meio de instrumentos convencionais, como plantas baixas, croquis, maquetes e mapas, requer tanto que a criança construa relações espaciais quanto que adquira os códigos específicos utilizados em cada instrumento.
Estão CORRETOS: