Questões de Concurso
Foram encontradas 6.774 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
No caso de utilização de assentos, a borda frontal deverá ser reta, com ajuste de altura, e o encosto, adaptado para a região dorsal do trabalhador.
Em relação a ergonomia no trabalho, julgue o item a seguir.
Os equipamentos do posto de trabalho devem estar alinhados, entre outros fatores, às características psicofisiológicas dos
trabalhadores.
O empregador tem o dever de promover proteção apenas aos para-ocupacionalmente expostos a radiações ionizantes.
A periodicidade da dosimetria individual é mensal, e, em caso de suspeita de exposição acidental, a leitura dos dosímetros deve ser concluída em até 24 horas.
responsabilizar-se pela proteção das pessoas nas áreas irradiadas, quando estiver operando o equipamento.
Tendo como referência a situação hipotética precedente, julgue o item a seguir, considerando as disposições do Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas.
Aos novos técnicos contratados pode ser imputada infração por participarem da formação profissional irregular.
Tendo como referência a situação hipotética precedente, julgue o item a seguir, considerando as disposições do Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas.
Os técnicos que fizeram a denúncia agiram contra o código de ética profissional por terem exposto a clínica.
As técnicas que empregam radiação X podem ser realizadas com mesmo kV e mAs, independentemente da região anatômica, uma vez que a escolha correta do janelamento e o controle de contraste e brilho são suficientes para a produção de imagens adequadas para o diagnóstico médico.
A norma CNEN NN 3.01 — Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica não se aplica à medicina nuclear, conforme expressamente previsto no item “Exclusão”, que trata do escopo da referida norma.
No caso de imagens de TC obtidas para averiguação de embolia pulmonar, é necessária a injeção de contraste intravenoso para melhorar a visualização da vascularização do pulmão.
Para patologias que apresentem imagens anatômicas normais em TC, pode ser útil o uso de protocolos comparativos de imagens de RM ponderadas em T1 e T2, pois estas apresentam diferentes intensidades de sinal para regiões com acúmulo de água, como em edemas.
Nas imagens ponderadas em T1, podem ser utilizadas técnicas de supressão de gordura baseadas em sequência de pulso de saturação em uma frequência seletiva, de recuperação e inversão e de deslocamento químico, além de técnicas híbridas, tendo cada uma dessas técnicas grande utilidade diagnóstica.
Ambas as técnicas empregam radiação ionizante para obtenção das imagens.
Em procedimentos de fluoroscopia, o dosímetro deve ser utilizado abaixo do avental de chumbo.
O tempo de exposição à radiação está diretamente relacionado à dose de radiação utilizada para a finalidade diagnóstica, que deve ser otimizada, de modo a sempre ser a menor possível, sem implicar a perda de qualidade da imagem, segundo o princípio ALARA (as low as reasonably achievable).
As áreas supervisionadas e controladas devem ser claramente sinalizadas com placas em locais visíveis, para segurança de pacientes e da equipe técnica.
O técnico em radiologia deve manter sempre uma distância segura da fonte de radiação, considerando que, quanto maior a distância da fonte de radiação, menor a sua intensidade.
Para realizar a lavagem das cubetas após o uso, inicialmente o técnico deve utilizar solução de ácido nítrico a 2% e, em seguida, enxaguar com água destilada, para remoção dos resíduos de corante. Feito isso, deve aplicar detergente neutro, usando escova com cerdas de náilon, e enxaguar com água destilada, para remover possíveis resíduos de gorduras.
Eletrodos combinados de vidro devem ser armazenados, preferencialmente, em água destilada e na posição vertical, para que o bulbo se mantenha hidratado.
Como as soluções de hidróxido de sódio e ácido clorídrico foram destinadas apenas para correção de pH e, portanto, não precisam ser padronizadas, é adequado prepará-las pesando-se os reagentes comerciais correspondentes em balança semianalítica.