Questões de Concurso

Foram encontradas 536 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1937263 Engenharia Civil
Um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) tem capacidade para 20 pacientes internos, 50 funcionários, 100 pacientes externos ou público por dia. A cozinha prepara 200 refeições por dia. São gastos 6 kg de roupa seca por dia para cada paciente interno.
Considerando um consumo de água de 120 litros/dia por paciente interno, 50 litros/dia por funcionário, 10 litros/dia por paciente externo ou público, 25 litros/refeição e 30 litros/kg de roupa seca, qual o menor volume que o reservatório de água fria deverá ter, segundo a RDC nº 50, de 2002, da ANVISA, considerando abastecimento a partir da rede pública?
Alternativas
Q1937258 Engenharia Civil
No processo de dosagem, caso o concreto esteja apresentando sinais de segregação, é possível corrigir o traço através
Alternativas
Q1937248 Engenharia Civil
Qual das alternativas abaixo constitui prescrição da ABNT NBR 5410:2004 (versão corrigida 2008) – Instalações elétricas de baixa tensão para instalações? 
Alternativas
Q1937244 Engenharia Civil
Considerando alvenaria estrutural, é correto afirmar que
Alternativas
Q1893155 Direito Financeiro
Considere as afirmações abaixo segundo a Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.
I - Para efeito da Lei Complementar nº 101/2000, entende-se por transferência voluntária a entrega de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, que não decorra de determinação constitucional, legal ou os destinados ao Sistema Único de Saúde.
II - É exigência para a realização de transferência voluntária, dentre outras, além das estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, a existência de dotação específica.
III- É vedada a utilização de recursos transferidos em finalidade diversa da pactuada.
IV - Para fins da aplicação das sanções de suspensão de transferências voluntárias, incluem-se e são consideradas aquelas relativas a ações de educação, saúde e assistência social.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1893138 Sociologia
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um princípio em que se baseiam as diretrizes da Política Nacional de Redução de Acidentes e Violência.
Alternativas
Q1893137 Sociologia
O conceito de mortalidade por causas externas sempre incluiu os homicídios, os suicídios e os ____________; e o de morbidade, as _________, os envenenamentos, os ferimentos, as fraturas, as _________ e intoxicações por agressões interpessoais e coletivas. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q1893136 Sociologia
Por ser um fenômeno sócio-histórico, a violência não é, em si, uma questão de saúde pública e nem um problema médico típico, mas ela afeta fortemente a saúde, pelos seguintes motivos, EXCETO um. Assinale-o.
Alternativas
Q1893135 Sociologia
Sobre a relação entre armas de fogo e violência, considere as seguintes afirmações.
I - O comércio de armas de fogo é o segundo mercado mais lucrativo do mundo, depois do petróleo. E os mapas da violência no Brasil mostram o crescimento das taxas de homicídios nos últimos 25 anos, acompanhado, paralela e concomitantemente, do aumento do uso de armas de fogo nas mãos da população.
II - Pesquisas dos Centros para Prevenção e Controle das Doenças (Centers for Diseases Control and Prevention – CDC) calculam que a presença de armas de fogo nos lares aumentou em 43 vezes o número de mortos ou feridos, incluindo casos envolvendo membros da mesma família.
III- Infelizmente, mais da metade dos crimes cometidos com armas acontecem fora do confronto com os bandidos, e sim nos espaços onde vive, trabalha e se diverte a população comum. Elas costumam ser usadas para dirimir conflitos interpessoais. Muita gente morre nas desavenças, nas brigas de vizinhos, nas contendas conjugais e, sobretudo, depois de bebedeiras nos bares, quando as pessoas perdem o controle emocional.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1893134 Sociologia
Sobre as relações entre violência, crime e saúde pública, considere as seguintes afirmações.
I - Ao sistema de assistência à saúde propriamente dito, as consequências da violência, dentre outros aspectos, infligem elevados gastos com estruturas pré-hospitalares, emergência, assistência e reabilitação, processos muito mais custosos que a maioria dos procedimentos médicos convencionais.
II - Além daqueles que lucram com comercialização de armas, de drogas, de seres humanos e de animais, dentre outros crimes e contravenções internacionais, há outros atores e grupos interessados no mercado da violência. São os que comercializam os sentimentos de insegurança da população.
III- No contexto social da violência, as maiores vítimas são as classes com renda mais alta, uma vez que são visadas pela delinquência urbana, sendo as vítimas preferenciais de roubos, furtos e latrocínios.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q1893133 Sociologia
Podemos concluir que as formas de ____________ no Brasil, classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na categoria de ____________, presentes nos últimos 25 anos no Brasil, são subprodutos da esfera política: denunciam o fim de uma época desenvolvimentista e a decomposição dos sistemas sociais e dos aparatos formais que consolidaram o ____________. Enunciam, também, a exacerbação de novas formas de ___________, construídas com ingredientes que fazem parte de uma emergente ideologia dominante: a que mescla o consumismo com o hedonismo e o individualismo com o egocêntrico e o imediatismo. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q1893132 Sociologia
Sobre a interpretação das ações e fenômenos humanos e sociais que afetam a saúde, estão os seguintes: estudos sobre _________, aborto, terapias específicas sob a ótica dos usuários dos serviços de saúde mental, saúde bucal, deficiência física e mental, ___________; análises históricas e antropológicas das doenças e do seu enfrentamento por __________ e por profissionais de saúde.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q1893131 Sociologia
Assinale a alternativa que NÃO apresenta um tópico de pesquisa do campo de estudos sociais sobre as relações de poder e os profissionais da saúde.
Alternativas
Q1893130 Sociologia
Para Minayo (2013) o campo dos estudos sobre saúde coletiva nas ciências sociais pode ser classificado a partir dos seguintes eixos temáticos, EXCETO um. Assinale-o.
Alternativas
Q1893129 Sociologia
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das grandes transformações sociais ocorridas nas últimas décadas no mundo. 
Alternativas
Q1893128 Sociologia
Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma das principais atividades desenvolvidas pelas ciências sociais.
Alternativas
Q1893127 Sociologia

O que se percebe no movimento da saúde coletiva é o seu caráter minoritário, de resistência, diante da visão medicalizada que entende o setor como o conjunto de instituições e práticas curativas, haja vista a baixa remuneração dos que atuam nos programas ________ e de atenção básica e a alta proporção do orçamento voltada para as atividades curativas.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima. 

Alternativas
Q1893126 Sociologia
O que se observa nessas camadas populares é que elas não restringem a doença ao ponto de vista ________, mas têm uma concepção de saúde e doença muito mais ampla. Relacionam a questão da __________ e do modo de viver com a ecologia ao se referirem ao ar impuro, à vala negra, às mudanças no tempo, assim como ao mau-olhado, à “coisa feita” ou a outras interferências. Elas reclamam da alimentação, do salário, das condições de trabalho, e assim todo o chamado conceito ampliado de saúde transparece na fala de qualquer pessoa dos ______________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q1893125 Sociologia
Nossa sociedade capitalista, marcada pela desigualdade, tem uma concepção de saúde e de doença que expressa a natureza contraditória da própria sociedade. De modo geral, pode-se dizer que o tema da doença costuma ser tratado, algumas vezes, a partir do indivíduo e de causas endógenas a seu organismo e psiquismo, e outras, a partir da própria sociedade, do ambiente e das condições de vida e de trabalho. Nesse sentido, é possível buscar explicações tanto individuais quanto sociais para o adoecimento. Entre as causas sociais NÃO está 
Alternativas
Q1893124 Sociologia
Do ponto de vista da saúde-doença, embora esse binômio acompanhe nossa existência desde que o homem é um ser __________, pensar esse fenômeno como um fato social e como uma questão de interesse maior para a sociedade é um enfoque recente para o qual tem sido decisiva a contribuição de sociólogos e antropólogos. Significa refletir que a doença, além de ser um fato _______________, é uma realidade construída tanto ____________ como dentro da expressão simbólica coletiva e individual do sujeito.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: A
4: B
5: B
6: C
7: A
8: E
9: E
10: D
11: E
12: A
13: B
14: C
15: C
16: D
17: C
18: B
19: E
20: A