Questões de Concurso
Para fundação pró-sangue
Foram encontradas 323 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O tabagismo passivo é um fator de risco da terceira maior causa de morte evitável no mundo, subsequente apenas ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool.
Mulheres que fumam e usam anticoncepcionais orais têm menos chance de ter infarto do miocárdio que as que apenas fumam, devido aos fatores protetores hormonais ao sistema cardiovascular.
O consumo coletivo de bebidas alcoólicas associado a situações de trabalho devido a fatores psicossociais pode ser decorrente de prática defensiva, como meio de garantir inclusão no grupo.
Uma frequência maior de alcoolismo ocorre em determinadas ocupações: as que se caracterizam por ser socialmente desprestigiadas e determinantes de rejeição, como as que implicam contato com cadáveres, lixo ou dejetos em geral, e as atividades em que a tensão é constante e elevada, como as situações de trabalho perigoso.
Quatro famílias de drogas são detectadas pelo exame do fio de cabelo: anfetamina, conhecida como rebite; cocaína; álcool; e maconha.
De acordo com a legislação, quando se tratar de motorista profissional, serão exigidos exames toxicológicos por ocasião de todos os exames ocupacionais, admissionais, periódicos e demissionais com finalidade de emissão de atestado de saúde ocupacional.
A soroconversão é o período que denota o processo de desenvolvimento de anticorpos contra um patógeno específico.
Janela diagnóstica é o tempo decorrido entre a infecção e o aparecimento ou a detecção de um marcador da infecção viral ou do anticorpo que depende de aspectos do teste, como sua sensibilidade.
O HIV apresenta um neurotropismo bastante reduzido, o que causa maior prevalência de manifestações neurológicas, como encefalopatia e neuropatia periférica, nas fases mais avançadas da AIDS.
A estratégia de vacinação contra o vírus influenza é direcionada para grupos prioritários com predisposição para complicações da doença, como crianças a partir do nascimento até doze anos de idade, idosos e gestantes após o primeiro trimestre de gestação.
A proteína hemaglutinina (H), que se localiza na superfície do vírus influenza, está associada à infecção das células do trato respiratório superior, nas quais o vírus se multiplica, enquanto a proteína neuraminidase (N) facilita a saída das partículas virais do interior das células infectadas.
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue o item subsequente acerca do vírus influenza e de outros vírus.
O vírus influenza apresenta subtipos que infectam somente o homem e subtipos que infectam homens e alguns tipos de animais, como aves, suínos e mamíferos marinhos.
Suponha-se que um trabalhador hipertenso que estava com pressão arterial controlada tenha apresentado elevação dos níveis pressóricos, com pressão arterial diastólica de 120 mmHg. Apesar de estar com condição clínica estável e sem comprometimento de órgãos-alvo, trata-se de emergência hipertensiva e o trabalhador deverá ser encaminhado para controle com medicação endovenosa.
A hipertensão arterial sistêmica representa um dos maiores problemas em saúde pública por sua participação em complicações cardiovasculares como: insuficiência cardíaca e renal crônica; retinopatia hipertensiva; insuficiência vascular periférica; e acidente vascular cerebral, que é a principal causa de morte de sua decorrência.
Considere-se que um trabalhador diabético tenha procurado o serviço de saúde da empresa com quadro de vômitos, fraqueza muscular, dor abdominal, sinais de desidratação (boca seca e olhos encovados), taquipneia ou respiração de Kussmaul, hipotensão, hálito cetônico e alteração do estado mental. Nesse caso, o trabalhador deve estar com níveis muito elevados de hiperglicemia e necessita de ser encaminhado a uma unidade de emergência.
Todos os pacientes diabéticos devem aprender a reconhecer os sintomas e os sinais de hipoglicemia, que ocorrem mais acentuadamente no período da madrugada e cujos fatores de risco são o uso de altas doses de insulina e a maior duração da doença.
Um paradoxo da prevenção é que a medida preventiva que traz grandes benefícios à comunidade oferece pouco a cada indivíduo participante, ou seja, intervenções que envolvem toda uma população, como diminuição da média da pressão arterial e do peso das pessoas, de uma maneira geral, são mais efetivas em reduzir doenças que as direcionadas a subgrupos de indivíduos já hipertensos ou obesos.
As taxas de mortalidade mundiais por doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas estão diminuindo, possivelmente como resultado do controle do tabagismo e do maior acesso à atenção primária.
Os quatro grupos de doenças crônicas de maior impacto mundial são: doenças do aparelho circulatório; diabetes; câncer; e doenças respiratórias crônicas, que têm quatro fatores de risco em comum: tabagismo; inatividade física; alimentação não saudável; e álcool.
Na maioria das vezes, o portador da condição crônica não tem acesso às informações técnicas e, por isso, não sabe que precisa mudar, devendo a equipe de saúde atuar, orientando e reforçando com argumentações técnicas.