Questões de Concurso
Para físico médico
Foram encontradas 180 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A partir dos anos 1980s, imagens obtidas por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) passaram a ser amplamente utilizadas em medicina diagnóstica, em particular, na análise de mudanças na estrutura interna de tecidos e de alterações patológicas dentro de órgãos internos. Em relação à técnica de RMN, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Os valores típicos dos campos magnéticos utilizados na obtenção de imagens por RMN vão de 10 T a 50 T.
( ) A obtenção de imagens por RMN se baseia nas propriedades magnéticas de núcleos para proporcionar imagens de órgãos internos do corpo com informações detalhadas sobre a estrutura de tecidos moles.
( ) O momento magnético nuclear do átomo de hidrogênio é nulo pois, ao contrário do elétron, o próton não possui momento magnético intrínseco.
As afirmativas são, respectivamente,
A radiação ultravioleta penetra na pele e pode desencadear reações imediatas e reações tardias.
Assinale a opção que apresenta somente exemplos de reações tardias.
Em relação ao planejamento de tratamento de Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O planejamento de tratamento em IMRT é feito de uma maneira inversa, na qual são prescritas aos volumes‐alvo doses mínimas e máximas necessárias ao controle tumoral, além de serem prescritas também doses máximas aos órgãos de risco, com base em restrições bem estabelecidas de probabilidade de complicações.
( ) Durante o processo de otimização em um planejamento de IMRT , define‐se inicialmente os objetivos do tratamento, por exemplo, através de considerações do histograma dose volume. Através da utilização de funções matemáticas, chamadas de funções objetivo, e da utilização de algoritmos computacionais iterativos, obtém‐se uma solução ótima que conforma a dose ao volume alvo, protegendo os tecidos adjacentes ao tumor.
( ) Algoritmos de otimização utilizados em Radioterapia de Intensidade Modulada baseados em métodos estocásticos possuem a vantagem de escapar de armadilhas de extremo local quando a função custo é minimizada ou maximizada.
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
As partes mais utilizadas na obtenção de imagens para diagnóstico de osteoporose são
Logo após o desenvolvimento dos primeiros lasers ficou evidente a potencialidade desse tipo de aparato em aplicações medicinais. Os lasers podem ser aplicados
Em relação à emissão de luz por um laser, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A luz produzida por um laser, embora bastante colimada é altamente não monocromática.
( ) O processo de emissão estimulada é fundamental na amplificação da luz emitida por um laser.
( ) Devido à inversão de população nos níveis de energia, há muito mais átomos no nível fundamental do que no nível excitado, o que é essencial para o bom funcionamento do laser.
As afirmativas são, respectivamente,
Em relação às chamadas radiações ionizantes, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Embora radiações ionizantes sejam, por definição, aquelas que possuem energia suficiente para ionizarem átomos ou moléculas inicialmente em seus estados fundamentais, elas não são capazes de danificar uma célula e, muito menos, de afetar moléculas de DNA.
( ) Luz de comprimento de onda de 0,6 μm é radiação ionizante, pois um fóton com esse comprimento de onda tem uma energia maior do que a energia de ligação do átomo de hidrogênio.
( ) Podem ser exemplos de radiações ionizantes: partículas alfa, raios X e raios gama.
As afirmativas são, respectivamente,
Um átomo, em seu primeiro estado excitado, pode decair para o seu estado fundamental pelos processos de
O efeito Doppler com ondas de ultrassom é bastante utilizado em medicina, em particular, no estudo de tecidos biológicos e na estimativa do fluxo sanguíneo no corpo humano. Um feixe de ultrassom com frequência de 2,0 MHz foi utilizado para estudar o fluxo sanguíneo no interior da artéria de um paciente. Considere, nesta questão, que o feixe tenha incidido paralelamente sobre a artéria e com velocidade no sentido oposto ao do movimento das moléculas de sangue. Usando para a velocidade do ultrassom nos tecidos biológicos o valor 1600m/s e sabendo que foi observado um desvio na frequência do feixe de 750Hz, o valor que melhor representa a velocidade das moléculas de sangue que causaram esse desvio é
Em relação às ondas ultrassônicas, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) As ondas de ultrassom têm esse nome porque seus comprimentos de onda são maiores do que os comprimentos de onda das ondas sonoras.
( ) Com cristais piezoelétricos, só é possível produzir ondas mecânicas com frequências, no máximo de 200KHz.
( ) Pequenas estruturas dentro de organismos vivos podem ser estudadas com ultrassom assim como com os raios X. Em alguns casos, como no exame de um feto, embora o ultrassom possa analisar seus movimentos, ele pode causar muito mais danos ao feto do que os raios X.
As afirmativas são, respectivamente,
O exame indolor, não‐invasivo e preciso indicado pelas normas da Organização Mundial da Saúde para o diagnóstico da osteoporose que envolve doses mínimas de radiação, cerca de dez vezes menor do que uma radiografia simples de tórax, é denominado
Analise o fragmento a seguir.
“Raios X característicos são radiações eletromagnéticas de alta energia originadas em transições eletrônicas do átomo que sofreu excitação ou _____ após interação. _____ das camadas externas fazem transições para ocupar lacunas produzidas pelas radiações nas camadas mais internas, próximas do núcleo, emitindo o excesso de _____ sob a forma de Raios X.”
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima
Com relação ao princípio de ação e à produção de um radioisótopo, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos reatores nucleares, são fatores que definem o tipo de reação que ocorre quando determinado nuclídeo é bombardeado com um feixe de nêutrons: a energia e o fluxo do feixe, as características e a quantidade do nuclídeo em questão e a seção de choque de ativação da reação desejada.
II. Os geradores de radionuclídeos permitem a separação química de nuclídeos‐filho radioativos de vida curta dos seus nuclídeos‐pai.
III. Os principais critérios na produção de radioisótopos são as elevadas purezas radionuclídica e radioquímica e a baixa atividade específica.
Assinale:
Relacione os tipos de volumes alvos envolvidos em um planejamento de tratamento de radioterapia com suas respectivas definições.
1. Volume visível do alvo (GTV)
2. Volume clínico do alvo (CTV)
3. Órgão de risco (OAR)
4. Volume de planejamento do alvo (PTV)
( ) órgãos normais adjacentes ao volume tumoral cuja sensibilidade à radiação pode afetar significativamente o planejamento
( ) engloba o volume detectável por métodos clínicos ou de imagem e margens que possam conter células tumorais
( ) volume do tumor detectável por métodos clínicos ou de imagem
( ) inclui o volume detectável por métodos clínicos ou de imagem, margens que possam conter células tumorais e margens prevendo incertezas no posicionamento do paciente.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
As alternativas a seguir apresentam os objetivos que guiam o planejamento de um tratamento de radioterapia, à exceção de uma. Assinale‐a.
O sistema dosimétrico utilizado em braquiterapia de implantes intersticiais, caracterizado por uma distribuição uniforme de fontes de mesma atividade linear ao longo do volume inteiro, é denominado
Em uma imagem de tomografia computadorizada, é atribuído à cada pixel um número CT (tomografia computadorizada) relacionado ao coeficiente de atenuação do tecido (µtecido). Através desta grandeza é possível comparar o coeficiente de atenuação linear do tecido com o coeficiente de atenuação linear da água (µágua) através da expressão
Para tratar um paciente com um feixe de Co‐60 utiliza‐se uma máquina calibrada no ar, em termos de taxa de dose no ar. O tempo de tratamento, em minutos, para entregar 180 cGy a uma profundidade de 8 cm é de
Dados: taxa de dose no ar = 140 cGy/min a 80,5 cm para um tamanho de campo de 10 cm x 10 cm, distância fonte‐superfície (DFS) = 80 cm, percentual de dose profunda (PDP) = 60,0 e fator de retroespalhamento = 1,04
As opções a seguir apresentam os parâmetros que afetam as curvas de isodose em um planejamento de tratamento em radioterapia, à exceção de uma. Assinale‐a.
A grandeza que permite caracterizar a distribuição de dose no eixo central através da normalização da dose em uma determinada profundidade com relação à dose em uma profundidade de referência, é a